Última modificação em: 10/06/2022

Tabela Contábil

Nesta rotina são cadastradas as tabelas contábeis utilizadas na atividade da empresa.


Para efetuar o cadastro, consulta e manutenção das tabelas contábeis, o usuário deverá acessar a rotina Cadastros / Tabelas Contábeis / Tabela Contábil.

A rotina Tabela Contábil é responsável pela configuração da integração com a contabilidade de todos os lançamentos do módulo Fiscal. O módulo Fiscal tem a possibilidade de integrar com o módulo Contabilidade todos os lançamentos de entrada, saída, provisões de impostos, retenções na fonte, entre outras situações.

As tabelas contábeis são segregadas por empresa e existe a possibilidade de efetuar a duplicação de tabelas contábeis entre empresas.

Para duplicar tabelas contábeis entre empresas, utilizar a rotina localizada em: Cadastros / Tabelas Contábeis / Duplicar Tabelas Contábeis.

 

OBS: para o perfeito funcionamento de tabelas contábeis duplicadas entre empresas, deve-se observar que a empresa origem e a empresa destino da cópia estejam usando o mesmo plano de contas na contabilidade.

 

Ao criar um novo cadastro de tabela contábil, os campos a serem preenchidos são os seguintes:

Tabela Contábil: informar um código para a tabela contábil. O sistema sugere o próximo número disponível na sequencia.

Descrição: informar o nome da tabela contábil.

Forma Totalização: informar a forma de totalização dos registros conforme as seguintes opções:

Analítica: contabilização individual lançamento por lançamento.

Total do Dia: ao final de cada dia será gerado um único lançamento consolidando todos os demais. Utilizada para situações específicas de cada usuário.

Total do Mês: ao final do mês será gerado um único lançamento com a soma total de todas as situações ocorridas durante o mês. Geralmente utilizada para tabelas de integração/contabilização do impostos.

 

OBS: Quando a forma de integração da tabela contábil for diferente de analítica, a integração com a contabilidade somente ocorrerá com o processo que efetua a integração/contabilização, que é o comando de apuração/limpeza dos impostos ou contabilização/limpeza da contabilização dos impostos.


Sequência: o sistema permite configurar múltiplos lançamentos a débito e a crédito. Cada definição de débito ou crédito deverá ter um código de sequência diferente em uma tabela contábil. O código de sequência é sugerido pelo sistema de forma automática.

Filial: informar a filial da empresa para a realização do lançamento. Se não houverem filiais ou não forem realizados lançamentos segregados por filial, manter este campo em branco.

Origem Conta Contábil: informar a origem da conta contábil. O sistema permite utilizar as seguintes origens:

Informar: o usuário fixa a conta contábil para a partida contábil.

Conta cliente: o sistema utiliza a conta contábil pré-definida para o cadastro do cliente que estiver envolvido com a transação. Geralmente utilizada em lançamentos de NFs de saídas. No cadastro dos clientes o sistema mantém uma numeração pré-definida para uniformizar a codificação desse grupo de contas. Nesse cadastro, cada registro de cliente já tem um código de conta contábil pré-definido.

Conta fornecedor: o sistema utiliza a conta contábil pré-definida para o cadastro do fornecedor que estiver envolvido com a transação. Geralmente utilizada em lançamentos de NFs de entradas. No cadastro dos fornecedores o sistema mantém uma numeração pré-definida para uniformizar a codificação desse grupo de contas. Nesse cadastro, cada registro de fornecedor já tem um código contábil pré-definido.

Natureza: informar a natureza (débito ou crédito) da partida contábil.

Conta Contábil: informar o código da conta contábil analítica que receberá os lançamentos da tabela contábil (campo habilitado quando o campo "Origem Conta Contábil" estiver definido com a opção "Informar")

OBS: no campo "Conta Contábil", o usuário pode manter o campo em branco, sem fixar uma conta. Assim, poderá configurar a partida contábil de duas formas:

  • Selecionando uma lista de contas possíveis para serem informadas pelo usuário no momento do lançamento. (geralmente utilizado para limitar as contas à serem informadas pelo usuário na contabilização de despesas)
  • Não informando nenhuma conta contábil. Neste formato de configuração o usuário deverá selecionar a conta apropriada no momento da contabilização, onde o sistema exibe o plano de contas completo para escolha da conta pelo usuário.

Histórico: informar o código do histórico contábil para a partida contábil.

Complemento: informar um complemento para o histórico do lançamento da partida contábil. Os valores disponíveis para o campo, são os seguintes:

  • Razão social do Cliente ou Fornecedor [NOMEPESSOA]
  • Número Nota Fiscal [NUMNF]
  • Número Nota Fiscal Final [NUMNFFINAL]
  • Espécie Nota Fiscal [ESPNF]
  • Série Nota Fiscal [SERNF]
  • Subsérie Nota Fiscal [SUBSERNF]
  • Data Nota Fiscal [DATANF]
  • Período (Mês/Ano) [COMPET]
  • Observação [OBSERV]
  • Número Duplicata [NUMDUP]
  • Série Duplicata [SERDUP]
  • Número Duplicata Parcela [NUMPARCELA]
  • Descrição Natureza(CFOP) [DESCRCFOP]
  • Data Pagamento [DATAPGTO]
  • Número DAR [NUMERODAR]

Informar Complemento: este parâmetro define a possibilidade de informar um complemento adicional além do histórico configurado na partida contábil. Desta forma, o sistema abrirá janela para que o usuário possa informar um complemento adicional ao histórico antes de contabilizar/gravar.

Regra Valor Lançamento: neste campo será definida a fórmula para gerar o valor do lançamento contábil. Cada tabela contábil permite a formatação de um ou vários lançamentos a débito em contrapartida a um ou vários lançamentos a crédito. A fórmula da regra do valor de lançamento é livre para configuração do usuário, podendo ser configurada com o encadeamento de variáveis ligadas por sinais aritméticos.

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