Última modificação em: 19/09/2022
Uma vez contabilizado o movimento, é possível efetuar a manutenção ou revisão das tabelas contábeis.
Para efetuar manutenção lançamentos que se originaram do módulo Fiscal, deve-se utilizar o procedimento localizado no menu Movimentos / Contabilização / Manutenção. Esta rotina possibilita realizar manutenção das tabelas contábeis das entradas, entradas retidas, saídas e de duplicatas para pagamento ou recebimento. Possibilita limpar a contabilização, mantendo os lançamentos sem tabela contábil, alterar todos os lançamentos filtrados para uma única tabela contábil, refazendo os lançamentos contábeis, alterar uma determinada tabela de um determinado lançamento, entre outros.
Após a seleção dos parâmetros, o sistema exibe uma consulta com todos os lançamentos que correspondem ao filtro. Nesta janela o usuário poderá alterar somente a coluna denominada Tab CTB. Esta coluna é a coluna da Tabela Contábil do lançamento do fiscal.
Ao selecionar qualquer um dos registros exibidos, o sistema exibe uma consulta prévia dos dados da capa da nota para o documento selecionado.
Na barra de ferramentas desta janela existem alguns ícones para facilitar a manutenção, conforme seguem:
Após as respectivas alterações, o usuário deve salvar as alterações. Nesse momento, conforme a configuração de cada tabela contábil, o sistema solicita informações adicionais para a contabilização.
As informações adicionais somente serão solicitadas caso a tabela contábil tenha algum item a informar ou ainda, se a empresa utiliza controle gerencial por centro de custo.
A cada alteração o usuário também pode salvar pressionando o botão F4 e salvando o lançamento.