Configuração Geral
O sistema possui seus módulos interligados entre si, onde é possível efetuar a integração contábil através das Tabelas Contábeis.
Através das Tabelas Contábeis é possível configurar os lançamentos a débito e a crédito na contabilidade. Após as Tabelas Contábeis estarem devidamente configuradas e atribuídas nos locais desejados, é possível integrar toda a movimentação fiscal de uma empresa para a Contabilidade.
Para ser efetuada a contabilização é preciso definir o método utilizado para realizar a integração contábil, através da rotina Configurações / Configurações da Filial, na parte Contabilização.

Disponibilizamos algumas formas de realizar a integração contábil, sendo:
- Não Utiliza: Não será utilizada a contabilização da filial/estabelecimento e os campos/janelas referentes a contabilidade não serão habilitados.
- Off-Line, com vínculo no Contábil: Somente contabiliza quando usuário executar as rotinas de contabilização dos movimentos (Movimentos / Contabilização / Movimentos) ou contabilização dos impostos (Impostos / Contabilização / Impostos). Após executar esse comando, a contabilização torna-se On-Line para os lançamentos que já estão na contabilidade. Desta forma, se for realizada alteração ou exclusão de lançamentos, limpeza ou reapuração de impostos, os novos valores serão atualizados automaticamente na contabilidade. Porém, se for incluído algum novo lançamento, este somente estará na contabilidade se o processo de contabilização for executado novamente.
- Off-Line, sem vínculo no Contábil: Somente contabiliza quando o usuário executar as rotinas de contabilização dos movimentos (Movimentos / Contabilização / Movimentos) ou contabilização dos impostos (Impostos / Contabilização / Impostos). Após a primeira execução destas rotinas, qualquer alteração realizada no módulo Fiscal não atualizará automaticamente os lançamentos na contabilidade. Para atualizar na contabilidade, será necessário, no caso dos movimentos, limpar a contabilização (caso algum lançamento já contabilizado tenha sido alterado) e contabilizar novamente. Caso hajam novos lançamentos incluídos, basta contabilizar novamente. Para os impostos é necessário limpar a contabilização e contabilizar novamente.
- On-Line: A contabilização será efetuada automaticamente no momento da digitação dos movimentos ou na apuração/limpeza dos impostos. Nesta forma de contabilização os movimentos são contabilizados em tempo real, como inclusão de lançamentos, exclusão, assim como alterações. Para os impostos, ao ser efetuada limpeza ou apuração, os lançamentos também são efetuados em tempo real.
Quando definido o método de contabilização com a opção On-Line, deverá ser informada a data inicial para ser efetuada contabilização dos movimentos. O campo da Data ficará desabilitado para as outras formas de contabilização.
As empresas que utilizam, no módulo Contabilidade, controle por Centro de Custos e lançamentos gerenciais, deverão selecionar como desejam essa integração, através do campo Utiliza Controle Gerencial, sendo as seguintes opções:
- Individual por Lançamento Gerencial: Selecionar essa opção para lançar item a item da distribuição gerencial partindo do módulo Fiscal. O usuário deve informar um a um os centro de custos que terão distribuição gerencial. Caso, no módulo contábil, estejam definidos rateios automáticos, o sistema irá seguir configuração e ainda solicitar um a um os centro de custos a serem informados.
- Geral por Lançamento Fiscal: Selecionar essa opção para quando ocorrer mais de uma distribuição gerencial, o sistema considerar para os demais lançamentos gerenciais, o centro de custo informado no primeiro. Ou seja, independente da quantidade de rateios, informando um centro de custo, o sistema assumirá o mesmo centro de custo para todos os lançamentos detalhados.