Última modificação em: 17/03/2022
Nesta rotina são definidas as cotações das moedas/indexadores, assim como as taxas mensais da Selic.
As cotações de moedas são utilizadas para efetuar a conversão das moedas do Real para outra moeda, expressando os valores em moeda estrangeira nos diversos relatórios e demonstrações contábeis que tiverem como parâmetros a opção de código de moeda. Também são utilizadas as cotações da Selic para efetuar a atualização monetária/correção e cálculo de juros e multa em atualizações de DARFs de recolhimento de tributos federais.
Os cadastros de cotações de moedas são cadastros globais do banco de dados e ficam disponíveis para todas as empresas.
Para efetuar a configuração, manutenção ou consulta, o usuário deverá acessar a rotina Cadastros / Moedas e Indexadores / Cotações.
Ao criar um novo cadastro de cotação, os campos a serem preenchidos são os seguintes:
Moeda: informar o código da moeda.
Mês/Ano: informar a data da cotação no formato mês/ano (mm/aaaa) quando a cotação for mensal. Informar a data da cotação no formato dia/mês/ano (dd/mm/aaaa) quando a contação for diária.
Valor Compra: informar o valor de compra da moeda.
Valor Venda: informar o valor de venda da moeda.
OBS: É possível importar os dados de cotações da SELIC e de moedas diretamente do Banco Central do Brasil.
Para efetuar a importação das cotações da SELIC, basta acionar o botão e o sistema importará as cotações disponibilizadas até a data atual.
Para importar as cotações de moedas, basta acionar o botão e será aberta uma janela para que o usuário informe o período e a moeda que deseja importar as cotações. O usuário deverá selecionar as datas que deseja importar e salvar.