Última modificação em: 11/01/2024

Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22)

Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22)

Este processo permite a importação de arquivos de texto de notas de serviço de comunicação. O acesso para realizar tal importação, se dá através do caminho Áreas de Trabalho \ Importações \ Notas \ NFSC

Ao acessar a rotina, é possível preencher os seguintes parâmetros:

Data Inicial: Selecionar a data inicial que deseja importar.

Data Final: Selecionar a data final que deseja importar.

Movimento: Permite definir o tipo de importação, movimento de Notas Recebida (Entrada) ou movimento de Nota Emitida (Saída).

Tratamento de Erros: A opção "Permitir Erros" irá importar os documentos sem erros e exibir um relatório de erros ao importar indicando os problemas, enquanto a opção "Não permitir erros" irá cancelar a importação de todos os arquivos caso exista algum erro nos mesmos;

Processamento: Importar os arquivos ainda não importados, ou importar todos, excluindo aqueles já informados na base de dados.

Validar Emitente: A ação "Sim" valida a Empresa e Filial informado nos parâmetros com o emitente no arquivo a ser importado, enquanto a opção "Não", não efetua validação e importa os arquivos.

Atualiza Cadastro de Produtos: Informar "Sim" para executar o processo de atualização de dados dos produtos, e "Não" para não executar o processo de atualização dos produtos.

Atualiza Cadastro de Clientes Fornecedor: Informar "Sim" para atualizar as informações dos clientes e fornecedores, e "Não" para não atualizar as informações dos clientes e fornecedores.

Tipo Receita: A opção definida neste parâmetro irá alimentar o campo Tipo Receita da rotina D510/D610 (Serviço de Comunicação/Telecomunicação) para todos os documentos que estão sendo importados.

Importar PIS/COFINS: Informar se deseja importar as informações de PIS e COFINS através dos documentos fiscais. As opções disponíveis para este campo são: 

  • Arquivo XML: Importar as informações de PIS e COFINS que estão informadas no XML;
  • Não Importar: Não importar o detalhamento de PIS e COFINS;
  • Configuração do Produto: Importar as informações de PIS e COFINS conforme o cadastro do produto;

Nome da Pasta: Caminho do diretório onde constam vários arquivos.


Para que a importação ocorra corretamente, deve existir 4 arquivos, sendo eles: O arquivo Mestre, o Detalhamento de Itens, Dados Cadastrais do Destinatário e Controle e Identificação.

Tipo (T) – Indica o tipo de informação contida no arquivo, podendo ser:

M - MESTRE DE DOCUMENTO FISCAL;

I - ITEM DE DOCUMENTO FISCAL;

D - DADOS CADASTRAIS DO DESTINATÁRIO DO DOCUMENTO FISCAL;

C - CONTROLE E IDENTIFICAÇÃO.

Exemplo de nome de arquivo:

SP12345678000000000000301N01C.001

UF: SP – São Paulo

CNPJ: 00.000.000/0000-00

Modelo de Documento: 21

Série: 001

Ano: 23 (2023)

Mês: 01 (Janeiro)

Volume/Extensão do arquivo: 001

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025