Última modificação em: 13/06/2022
Esta rotina contém a listagem dos cadastros de históricos utilizados nos lançamentos contábeis.
Para efetuar o cadastro ou manutenção de históricos contábeis, o usuário poderá acessar a rotina Cadastros / Tabelas Contábeis / Históricos Contábeis.
Esta rotina permite efetuar o cadastro de novos históricos contábeis, assim como, efetuar manutenção em históricos existentes.
O sistema Questor está limitado a 9.999 códigos de históricos, portanto, caso o usuário necessite de algum tratamento específico para determinadas empresas, sugerimos pular as sequências na numeração para efetuar a diferenciação. O sistema permite ainda, utilizar o conceito de Grupo de Históricos. Para conhecer mais sobre os Grupos de Históricos, visite: https://docs.questor.com.br/docs/contabilidade/grupos-historicos-contabeis.
O sistema permite a intercalação dos históricos entre textos fixos e variáveis. Para isso, disponibilizamos diversos recursos de variáveis, inclusive os principais campos utilizados pelos módulos do sistema Questor, onde o usuário pode configurar determinados campos no complemento do histórico para que o sistema preencha automaticamente com as informações do lançamento.
Ao criar um cadastro de histórico contábil, os campos a serem preenchidos são os seguintes:
Histórico: informar o código para o histórico. O sistema sugere o próximo código disponível na rotina.
Descrição: informar a descrição para o histórico. Essa descrição pode ter textos fixos intercalados com textos variáveis. A lista de variáveis encontra-se detalhada abaixo.
Status: informar o status do código de histórico. Ativo ou Inativo.
Variáveis possíveis de uso no complemento histórico:
Para melhor exemplificar a utilização desse recurso, consta exemplo de cadastro abaixo:
Pago NF. [DICNUMERICO] de [DICTEXTO].
O texto "Pago NF." e "de" são textos fixos.
As palavras "DICNUMERICO" e "DICTEXTO" são regras/variáveis do sistema que devem ser precedidas do símbolo "[" (abre conchetes) e sucedidas do ] (fecha conchetes). Assim, na tela de digitação dos lançamentos contábeis, haverão duas lacunas variáveis para formar o complemento do histórico do lançamento.
No caso do termo [DICNUMERICO] será solicitado um campo que aceita somente números e no caso do termo "DICTEXTO" será solicitado um campo do tipo alfanumérico, onde o usuário poderá digitar informações.
O lançamento digitado ficaria da seguinte forma:
Em função dos diversos recursos disponíveis nesta rotina, antes de iniciar a criação dos históricos, recomendamos uma análise por parte do usuário para aproveitar os recursos do sistema e minimizar o tempo de digitação.
Os códigos de histórico são utilizados em diversas rotinas do sistema. Exemplo: lançamentos contábeis, tabelas contábeis, configurações de zeramento de saldos contábeis, conciliação bancária, entre outras. Ao informar o código do histórico nas rotinas onde o mesmo é requisitado, é realizada a seguinte validação:
OBS: a listagem de históricos contábeis é global e compartilhada entre todas as empresas. O usuário deverá manter especial atenção ao alterar os históricos contábeis, pois as alterações serão refletidas em todas as empresas que usam o código do histórico contábil em seus lançamentos contábeis.
OBS: Ao histórico de código "zero" não é permitido atribuir o status "inativo", porque se trata do histórico padrão utilizado em rotinas de importação.