Última modificação em: 03/04/2024

Certificado Digital

Certificado Digital

Para a entrega da EFD Reinf utilizar preferencialmente Certificado Outorga. O uso/operacionalização do Certificado Outorga deve ser realizado seguindo as orientações abaixo.

Após instalação do certificado digital na máquina, realizar a configuração do mesmo no módulo Gerenciador de Empresas.

1. Rotina: Cadastros \ Certificado Outorga

Código Certificado Outorga: campo sequencial gerado pelo sistema;

Certificado: selecionar o certificado instalado na máquina (...);

Nome: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;

Tipo Inscrição: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;

CPF/CNPJ: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;

Vencimento: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital.

Importante: uma vez cadastrada sequência de certificado digital para determinado CPF/CNPJ, no vencimento do mesmo, o cadastro deve ser ATUALIZADO, ou seja, realizar manutenção na sequência existente selecionando o novo arquivo de certificado. Não deve o usuário incluir uma nova sequência para o mesmo CPF/CNPJ.

Uma vez o certificado cadastrado, precisamos vincular este aos estabelecimentos.

2. Rotina: Cadastros \ Empresas e Filiais\ Outorga

Código Certificado Digital Outorga: esse campo consulta os certificados cadastrados no item anterior, selecionar a sequência de certificado correspondente;

Início Vigência Outorga: informar a data inicial para uso do cadastro do certificado, sugere-se usar a data retroativa 01/01/2018;

Final Vigência Outorga: informar a data final para uso do cadastro do certificado, sugere-se usar uma data no futuro 31/12/2100;

Grupos Outorga: selecionar as rotinas que vão consumir esse cadastro de certificado. Referindo-se a entrega da EFD Reinf essa opção deve estar obrigatoriamente selecionada.

Importante: conforme descrição dos parâmetros de data acima, as datas informadas não se referem a data de validade do certificado.

Considerando o exemplo das imagens acima. Código Certificado Outorga 4.

Quando o Certificado Outorga vencer, a manutenção deve ocorrer no Cadastro do Certificado Outorga 4 (atualização conforme orientação item 1), dessa forma todas as empresas vinculadas ao Código Certificado Outorga 4 são atualizadas automaticamente.

Não sendo necessário realizar manutenções na configuração de Outorga do Estabelecimento.

3. Rotina: Impostos \ Federais \ EFD-Reinf \ Informações do Contribuinte

Informar Utilizar Outorga = SIM.

4. Adicionar Certificado Válido

Esta ação deve ser executada para que a transmissão dos eventos da EFD-Reinf ocorra sem erros.

Ao acionar a ação, será exibida uma janela para que o usuário selecione o certificado digital e informe a senha do mesmo.

Deve-se selecionar o certificado .pfx digital (o mesmo não precisa estar instalado na máquina) e inserir a senha que será Criptografada, inserir a senha novamente para confirmação e em seguida deve executar (F9) para efetuar o cadastro.

O certificado digital será cadastrado na Central de Certificados Digitais, de onde o nEscrituração vai consultar o mesmo no momento da transmissão dos eventos.

Essa ação insere e atualiza o cadastro do certificado na Central.

Importante: Se o certificado estiver vencido, no momento de inserir pela ação retorna mensagem de alerta

Confira nosso vídeo sobre esta nova funcionalidade:

4.1 Consulta Certificado Digital API Questor

Ainda, é possível consultar os certificados digitais inclusos na API Questor, através do seguinte caminho: Cadastros \ Consulta Certificado Digital API Questor:

Nesta rotina, é possível identificar todos os certificados já inclusos, incluir um novo e ainda identificar o que está vencendo e o que está vencido:

Adicionar/Atualizar Certificado API

Consulta e Exclusão de Certificados Ativos:

Consulta de Certificados a Vencer nos Próximos 30 dias:

Consulta de Certificados Vencidos:

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