Última modificação em: 23/05/2024

Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço

Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço

Esta rotina permite configurar as regras no sistema ao importar NF-e e NFS-e.

É possível configurar a Natureza da escrituração de Entrada, CST do ICMS e CST do IPI, para as mercadorias. Já para os serviços, é possível configurar a informação da Natureza, Produto e Fornecedor, se for o caso, impostos e variações para os retidos, para o movimento de Entradas e Saídas.

Ao efetuar as importações de NF-e, dos itens relacionados com o fornecedor, o sistema irá validar e realizar a escrituração conforme a configuração.

Para escrituração de NFS-e, será levado em consideração o Código do Serviço, conforme a Lei 116/2003, informado na NF, para importação.

A mesma pode ser acessada através do menu Cadastros / Produtos e Serviços / Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço.

Parâmetros:

Tipo Operação: Informar o tipo de operação desejada: 

  • Consulta/Manutenção Produto Fornecedor/Serviço: Permite a consulta dos relacionamentos existentes, podendo efetuar filtro pelo código do Fornecedor, Produto ou Código Serviço. Os campos Cliente/Fornecedor, Produto/Serviço e Código Serviço não são de preenchimento obrigatório, neste caso.
  • Configurar Produto Fornecedor/Serviço: Permite a configuração de Produto com determinado Fornecedor. Os campos Cliente/Fornecedor e Produto/Serviço são de preenchimento obrigatório, neste caso.

Quando no Tipo Operação, estiver a opção Configurar Produto Fornecedor/Serviço, será obrigatório o preenchimento dos parâmetros Cliente/Fornecedor, Produto/Serviço e Código Serviços.

Cliente/Fornecedor: informar o código do Cliente/Fornecedor.

Produto/Serviço: informar o código do produto ou serviço.

Código Serviços: informar o código do serviço.

Configuração dos Produtos:

Na tela de configuração dos itens, deverão ser preenchidas as seguintes colunas:

Fornecedor: Informar o código do fornecedor;

Referência Fornecedor: Para identificar que existe relacionamento de determinado produto para determinada referência do Fornecedor.

Produto: Informar o código do produto;

Referência Interna: Informar o código de referência interna do produto. A exibição da coluna chamada Referência Interna na grid do Relacionamento Produto/Fornecedor, consequentemente para os usuários que utilizam na Configuração de Importação de NF-e, aba Outros a opção Arrumar Referência, conseguem identificar quais produtos necessitam de alteração.

A alteração poderá ser realizada direto na tela do relacionamento, ao editar será atualizada a referência do Cadastro do Produto.

NCM: Informar a NCM do produto;

Natureza Origem: CFOP constante na nota fiscal de compra;

Natureza Destino: CFOP para lançamento do produto no registro de entradas;

CST ICMS: Informar o código CST ICMS para lançamento do produto no registro de entradas;

CST IPI: Informar o código CST IPI para lançamento do produto no registro de entradas.

Status: Campo STATUS na rotina de Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço, para facilitar ao usuário a conferência dos relacionamentos.

Nele será exibido três opções, sendo elas:

  • Importado: Na conversão do banco e importação quando existir novo relacionamento ficará com este status;

  • Em edição: Ao editar alguma coluna na tela será alterado para em edição;

  • Auditado: Ao salvar um relacionamento editado, gravará com esta opção.

Permitirá alteração do STATUS de forma manual, ou seja, para os casos que importou corretamente e não necessita de ajuste, será possível alterar o status de forma manual para Auditado consequentemente será possível identificar que aquele relacionamento foi verificado.

Com isso, conseguirá identificar quais já foram ajustados, e poderá filtrar na grid somente aqueles com o status de Importado para identificar quais necessitam de verificação.

Configuração dos Serviços:

Esta rotina permite que usuário possa criar relacionamentos entre os Serviços da Lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003 com a Natureza, Produto, Código dos Impostos Retidos, Natureza de Rendimentos e com o Fornecedor ou Cliente.

Será possível cadastrar apenas um relacionamento genérico (Onde não tem nenhum fornecedor/cliente vinculado) por serviço.

Para cadastrar esse relacionamento basta escolher a opção Configurar Serviço, informar um Cliente/Fornecedor e informar o Código do Serviço, conforme abaixo.

Em seguida é necessário executar o processo (F9), assim, o sistema apresentará na aba Dados duas opções para cadastrar (caso já tenha algum relacionamento cadastrado para estes serviços este será apresentado também).

Na imagem acima é possível identificar na primeira linha a opção para configurar o relacionamento para o Cliente/Fornecedor 6, onde é necessário inserir as informações dos campos em branco, os principais campos são:

Movimento: Onde será informado se o relacionamento é para notas de Entrada ou Saída

Natureza: Onde serão informadas as naturezas para notas sem retenção.

Natureza Retidos: Onde serão informadas as naturezas para notas com retenção.

Produto: Onde será informado o produto que será relacionando a esse Serviço.

Atenção: Para que o relacionamento ocorra de forma correta, é necessário configurar as Naturezas para Detalhar Itens, os parâmetros de Importação e a Opção do ISSQN.

Para atender a exigências da Reinf 2.1 será necessário cadastrar no relacionamento os Impostos Retidos e Natureza de Rendimentos para que ao importar as notas fiscais o sistema preencha os devidos campos.

O usuário poderá também consultar os relacionamentos e efetuar exclusões caso necessário, basta selecionar a opção Consulta/Manutenção Serviço nos parâmetros da rotina do relacionamento.

Atenção: Para que o relacionamento dos serviços seja considerado na importação das notas fiscais de serviços precisa estar configurado nos parâmetros a opção "Sim" no campo Utiliza Relacionamento:

Regras Gerais:

  • Somente realizado para o movimento de Entradas;

  • É habilitado somente quando a opção validar emitente for igual a SIM;

  • NÃO atualiza cadastro de Produtos;

  • O relacionamento é realizado baseado na Referência do Fornecedor e Código Fornecedor, neste sentido ao realizar uma vez o relacionamento para determinado produto e fornecedor não é mais aberta a tela para relacionar, pois o sistema já sabe a forma que deve Importar aquele produto.

Fluxo de funcionamento

1º - Necessário criar as configurações de Relacionamento de Produto/Fornecedor ou Serviço, na rotina conforme acima;

2º - Após, configurar as regras de importação para os CSTs de destino, na rotina Configurações \ Importações:

Após as sugestões na grid de CFOP, CST ICMS ou CSOSN e CST IPI, poderá salvar o Relacionamento de Produto/Fornecedor ou Serviço ao seguir para o próximo passo o sistema gravará os documentos conforme as regras de CST ICMS, CST IPI, ICMS ST e demais regras informadas nas Configurações \ Importações configurados no tipo de Importação NF-e / NFC-e CF-e.

O relacionamento de produto/fornecedor também pode ser realizado diretamente na importação do documento fiscal, na rotina Áreas de Trabalho \ Importações \ Notas \ NF-e\NFC-e

 

Movimento: Para habilitar o relacionamento poderá ser informado Entradas ou Ambos, como mencionado anteriormente, o parâmetro Validar Emitente deverá ser SIM;

É possível optar por realizar o relacionamento Com Sugestão Automática ou Sem Sugestão Automática, onde o sistema terá os seguintes comportamentos:

Sem Sugestão Automática:

Sem Código de Barras: O sistema vai sugerir a inserção de um novo produto.

Com Código de Barras: O sistema vai sugerir os produtos que tenham o mesmo código de barras no sistema e no XML e ainda dará a sugestão de inserção de um novo produto, caso não possua nenhum produto com o código de barra igual somente dará sugestão de inserir um novo produto.

Observação: Em um cenário ideal não terá mais que um produto com o mesmo código de barras, porém sabemos que a realidade dos clientes é outra, por este motivo levará vários itens para grid.

Com Sugestão Automática:

Sem Código de Barras: O sistema vai sugerir os produtos que possuam descrição semelhante e com a mesma NCM do XML, conforme podemos ver na imagem abaixo:

Neste cenário o sistema vai sugerir sempre o item com o código mais antigo.

Com Código de Barras: O sistema vai sugerir os produtos que possuem o mesmo código de barras no sistema e no XML, os que não tem código de barras e possuem descrição semelhante, com mesma NCM do XML e ainda dará a sugestão de inserção de um novo produto, caso nenhum produto possua o código de barra igual, descrição semelhante ou NCM igual somente dará sugestão de inserir um novo produto.

Como podemos observar na imagem acima o sistema sugeriu dois produtos, o produto 39 com o mesmo Código de Barras, por isso levou o produto marcado.

Além do 39, ele sugeriu o produto 2 onde possui mesma descrição e mesma NCM, porém não identificou, pois o produto mais próximo neste cenário é aquele que possui o mesmo código de barras.

Em um cenário que possuir 10 cadastros com mesma descrição, mesmo NCM e mesmo código de barras, o sistema vai identificar o mais antigo, ou seja, o código criado primeiro no sistema.

Lembrando: Em um cenário ideal não terá mais que um produto com o mesmo código de barras, porém sabemos que a realidade dos clientes é outra, por este motivo levará vários itens para grid.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025