Última modificação em: 10/11/2023

DARF com Código de Barras

DARF com Código de Barras

A nova rotina para geração do DARF com Código de Barras foi implementada para integração por meio de uma API com o Sicalc.

A nova rotina está disponível no módulo Fiscal no menu: Impostos \ Federais \ DARF com Código de Barras

E no módulo Controle de Tributos no menu Movimentos \ Débitos \ DARF com Código de Barras.

Para geração do DARF é preciso preencher os seguintes parâmetros:

Empresa: Busca a empresa do atalho F7.

Filial: Busca a filial do atalho F7.

Período Inicial: Busca do atalho F7, permitindo consulta no calendário.

Período Final: Busca do atalho F7, permitindo consulta no calendário.

Filtrar: Com as opções Data Apuração e Data Vencimento.

Imposto: Selecionar os Impostos que deve ser gerado DARF.

Imprimir Observações: Não para não gerar nenhuma observação; Sim para gerar a observação do cadastro do Imposto no Controle de Tributos; e Outro para gerar o texto do parâmetro abaixo.

Observações: Campo para digitação de texto a ser gerado no DARF.

Ao executar (F9) são listados na aba Dados todos os Débitos localizados com o filtro dos dados informados nos parâmetros.

No painel dos dados são apresentados os Cards separando por Status.

Aguardando: Mostra os Débitos filtrados pelos parâmetros para envio via API.

Andamento: Mostra os Débitos selecionados e já enviados para fila da API para geração do DARF.

Verificar: Mostra os Débitos que tiveram falhas/erros e que não gerou DARF.

Sucesso: Mostra os Débitos que foram enviados e gerou corretamente o DARF.

Os dados gerados para envio do Débito para geração de DARF pela API são de origem do cadastro do Débito no módulo Controle de Tributos.

Para enviar os Débitos para a API e gerar os DARFs, é necessário selecionar quais Débitos deseja e executar a Ação Enviar API conforme imagem:

Para cada Débito enviado para a API o Status é atualizado e movimentado nos Cards. São demonstrados na coluna Status conforme o progresso os seguintes Status:

> Aguardando

> Em Andamento

> Concluído

> Erro

Para cada Débito enviado para gerar DARF, estão disponíveis as seguintes Ações:

Abrir / Baixar PDF: Ação habilitada para Abrir e Baixar PDF, para Débitos que tiveram o DARF gerado com Sucesso.

Reenviar API: Ação habilitada para Reenviar para fila da API os Débitos que tiveram retorno com Erros na geração do DARF.

Excluir: Ação habilitada para Excluir da Fila da API aquele DARF que tiveram retorno com Erros ou que deseja gerar Novo DARF.

Visualizar Log: Ação habilitada para Visualizar em Log os retornos dos envios para a API.

Enviar E-Doc: Ação habilitada para envio dos PDF dos DARF gerados para o ambiente do E-Doc no Questor Zen.

Para abrir o PDF do DARF gerado basta apenas clicar na Ação: Abrir/Baixar PDF que o DARF será baixado na pasta Temp de instalação do Questor e abrirá na tela para conferência. 

Para Enviar o DARF ao e-Doc basta apenas clicar na Ação Enviar e-Doc que o PDF do DARF será publicado no ambiente dos Documentos Enviados no e-Doc.

Observação: Caso ocorra a não exibição das ações na grid, pode-se utilizar a ferramenta de formatação, clicando com o botão direito do mouse, e usar o autoajuste das células. Assim, para os próximos acessos, as ações serão todas exibidas.

Geração do DARF com API Integra Contador

Para realizar a geração do DARF por meio da API Integra Contador é necessário que o escritório/empresa realize o cadastro no SERPRO para ter acesso às senhas que serão utilizadas na configuração do Questor.

Mas o que é o Integra Contador?

O Integra Contador é uma plataforma que disponibiliza serviços voltados ao mercado contábil e fiscal, incluindo escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil, otimizando a prestação de serviços aos contribuintes.

O cadastrado do escritório/empresa deverá ser realizado em: 

SERPRO: https://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=Qv2e9EiXttcH1qczbZH0F9G7FNi8bXcb&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DQv2e9EiXttcH1qczbZH0F9G7FNi8bXcb%26accesspav%3DLyMhL2UtY29tbWVyY2UvaW50ZWdyYV9jb250YWRvci9pbmljaW8%3D

Com o acesso na Área do Cliente da SERPRO, serão disponibilizadas as seguintes chaves: Consumer Secret e Consumer Key, as quais serão utilizadas na configuração do vínculo do Questor com a API do Integra Contador.

Todo escritório contábil ou grupo empresarial que queira utilizar a integração com API Integra Contador para geração do DARF, precisará configurar em Configurações / Opções Gerais no detalhe Integra Contador:

  • Marcar opção de serviço DARF.
  • Informar Contratante: Escritório.
  • Informar as chaves Consumer Secret e Consumer Key.
  • Enviar um certificado válido compatível com o CNPJ do escritório, o que consta na Personalização.

E na rotina do módulo Gerenciador de Empresas Cadastros / Certificado Outorga:

Para cada requisição/geração do DARF será cobrado um valor, ou seja, o Serpro faz a cobrança conforme a quantidade de requisições efetuadas na API. Portanto, a Inscrição que for configurada em Configurações \ Opções Gerais é quem receberá a cobrança pelo uso da API. Pois, a API do Integra Contador valida o CNPJ da Personalização com o CNPJ do Certificado.

Importante: Sempre que existir na configuração do Integra Contador a opção de DARF selecionada, os DARFs serão gerados com a API do Integra Contador. Caso, o DARF não seja selecionado nessa configuração, continuará gerando por meio da API Questor.

Realizadas as configurações dos dados para Integra Contador e enviado o certificado válido, pode-se utilizar a geração dos DARF pela rotina DARF com Código de Barras. O funcionamento será o mesmo que na API Questor, selecionam-se os débitos pelos parâmetros e executasse o envio do débito para a fila da API.

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