Última modificação em: 07/08/2023
Para o ICMS/PR, quando uma nova opção for iniciada com o parâmetro Utilizar Códigos Ajuste SPED = Automatizado, apresentamos uma nova forma de realizar lançamentos em Outras Operações, que traz mais eficiência e precisão para o processo. Combinando o código de Operação com o código de Ajuste SPED, garantimos que o lançamento seja totalizado corretamente na apuração e também seja devidamente registrado na escrituração do Sped Fiscal.
Com base na posição no 3º e 4º dígitos do Ajuste SPED utilizado, os lançamentos gerados nos registros Sped Fiscal nos blocos E100, E111, E112 e E113 serão processados de forma precisa. Isso elimina possíveis divergências e mantém suas operações em conformidade com a legislação vigente.
Para os Estabelecimentos do Estado do Paraná, essa nova opção estará disponível em:
Observação:
Lembre-se de que essa funcionalidade só será disponibilizada com a nova Opção do ICMS/PR. Caso esteja utilizando a opção do ICMS/PR com o parâmetro Utilizar Códigos Ajuste SPED = Normal, será necessário encerrá-la para criar a nova opção alterando o parâmetro para Utilizar Códigos Ajuste SPED = Automatizado
Outras Operações
A rotina de lançamentos de Outras Operações para o ICMS/PR segue o mesmo padrão da existente, porém, foram adicionados alguns campos essenciais para garantir a correta totalização do ICMS no Paraná.
Operação: Informe o Código da Operação, escolhendo entre opções como:
Data: Informar a Data do Lançamento
Sequência: Campo preenchido automaticamente pelo sistema ao clicar em "Incluir Novo (F3)".
Ajuste SPED: Informe o código do Ajuste SPED da Tabela 5.1.1 combinado corretamente o a Operação selecionada.
Aba 1 - Dados Operação: Preenchimento irá gerar o Registro SPED E111 - Ajuste/Benefício/Incentivo Da Apuração Do ICMS.
Valor: Informe o valor do Ajuste.
Observação: Utilize este campo para adicionar uma observação, se desejar.
Tabela Contábil: Utilize este campo para adicionar uma tabela contábil para contabilizar os dados.
Aba 2 - Informações Adicionais Ajuste E112: Caso preenchido irá gerar o Registro SPED E112 - Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS.
Aba 3 - Documentos Fiscais - E113: Caso preenchido irá gerar o Registro SPED E113 - Informações Adicionais Dos Ajustes Da Apuração Do ICMS – Identificação Dos Documentos Fiscais.
Realizando Lançamentos no Registro E111 e Totalização no E110
Na rotina de Outras Operações, para cada Operação selecionada, será necessário informar um tipo de Tabela SPED e um código de Ajuste SPED. A seguir, serão apresentadas as combinações e seus reflexos na apuração do ICMS e no Sped Fiscal, com base nos Ajustes SPED da Tabela 5.1.1.
Tabela SPED 5.1.1 -Tabela de Códigos de Ajustes da Apuração do ICMS - PR
Os códigos de Ajuste SPED da Tabela 5.1.1 refletem diretamente na Apuração do ICMS. Cada código escriturado deve gerar um Registro E111 no Sped Fiscal, e a totalização desses ajustes implicará no Registro E110.
Para determinar o campo em que o código de Ajuste SPED irá impactar no E110, utilizamos a inovadora tecnologia de leitura da posição do 3º e 4º dígito do código Ajuste SPED. Cada tipo de Ajuste SPED requer uma operação específica.
1) Operação: 410004 - Outros Débitos
Ao realizar um lançamento em Outras Operações utilizando a Operação 410004, o código Ajuste SPED a ser utilizado será da Tabela SPED 5.1.1, em que o terceiro caractere é igual a ‘0’ e o quarto caractere é igual a ‘0’. Dessa forma, será gerado um Registro SPED E111, e o valor será totalizado no campo 04_VL_TOT_AJ_DEBITOS, correspondente ao "Valor total de Ajustes a débito" no Registro Sped E110.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
2) Operação: 410005 - Estorno de Créditos
Ao realizar um lançamento em Outras Operações utilizando a Operação 410005, o código Ajuste SPED a ser utilizado será da Tabela SPED 5.1.1, em que o terceiro caractere é igual a ‘0’ e o quarto caractere é igual a ‘1’. Assim, será gerado um Registro SPED E111, e o valor será totalizado no campo 05_VL_ESTORNOS_CRED, correspondente ao "Valor total de Ajustes de Estornos de créditos" no Registro Sped E110.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
3) Operação: 410008 - Outros Créditos
Ao realizar um lançamento em Outras Operações utilizando a Operação 410008, o código Ajuste SPED a ser utilizado será da Tabela SPED 5.1.1, em que o terceiro caractere é igual a ‘0’ e o quarto caractere é igual a ‘2’. Isso resultará na geração de um Registro SPED E111, e o valor será totalizado no campo 08_VL_TOT_AJ_CREDITOS, correspondente ao "Valor total de Ajustes a crédito" no Registro Sped E110.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
4) Operação: 410009 - Estorno de Débitos
Ao realizar um lançamento em Outras Operações utilizando a Operação 410009, o código Ajuste SPED a ser utilizado será da Tabela SPED 5.1.1, em que o terceiro caractere é igual a ‘0’ e o quarto caractere é igual a ‘3’. Essa operação resultará na geração de um Registro SPED E111, e o valor será totalizado no campo 09_VL_ESTORNOS_DEB, correspondente ao "Valor total de Ajustes de Estornos de Débitos" no Registro Sped E110.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
5) Operação: 410014 - (-) Deduções do Valor do Imposto Apurado
Ao realizar um lançamento em Outras Operações utilizando a Operação 410014, o código Ajuste SPED a ser utilizado será da Tabela SPED 5.1.1, em que o terceiro caractere é igual a ‘0’ e o quarto caractere é igual a ‘4’. Dessa forma, será gerado um Registro SPED E111, e o valor será totalizado no campo 12_VL_TOT_DED, correspondente ao "Valor total de Deduções" no Registro Sped E110.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
6) Operação: 410013 - (-) Saldo Credor do Período Anterior
Na rotina Outras Operações a Operação 410013, será a operação para inserir Saldo Credor do Período Anterior quando houver e for realizada a troca da opção de Utilizar Códigos Ajuste SPED = Normal para Automatizado ou quando houver troca de sistema e houver necessidade de inicial o Saldo Credor no sistema, com isso, o campo do código Ajuste SPED será desativado e será somente necessário informar o valor.
Resumindo:
Lançamento em Outras Operações:
EXEMPLO
A rotina de Outras Operações, em conjunto com a utilização correta dos códigos de ajuste da Tabela SPED 5.1.1, desempenha um papel fundamental na Apuração Própria do ICMS (E100). Ao realizar os lançamentos e totalizações de forma adequada, garantimos a precisão dos ajustes necessários e a conformidade com as obrigações fiscais, proporcionando uma gestão tributária eficiente e confiável.