Última modificação em: 12/03/2024
ICMS/MG – Regime Especial de Tributação – RET – Completo
O Regime Especial de Tributação (RET) é um sistema simplificado de apuração do ICMS que pode ser adotado por empresas que se enquadram em determinados setores, tais como o varejo, atacado e distribuição de mercadorias. O RET prevê que os débitos das mercadorias abrangidas por este regime sejam estornados da apuração própria e transferidos para uma Sub-Apuração. Com base no faturamento desses produtos, aplica-se a alíquota efetiva correspondente, resultando no valor do crédito presumido a ser utilizado na Sub-Apuração.
Cada regime especial possui regras específicas para a apuração do ICMS estadual em Minas Gerais. Portanto, é fundamental que as empresas que optem por esses regimes consultem a Secretaria de Estado de Fazenda ou um profissional especializado em contabilidade e tributação para obter informações mais detalhadas e atualizadas sobre cada regime e suas regras particulares.
Como aplicar esse Regime Especial de Tributação no sistema Questor?
No sistema, é possível apurar os valores do Regime Especial de Tributação (RET) de duas formas: Parcial e Completa. Com a opção Completa há alguns passos de configurações necessárias para apresentar automaticamente o resultado desejado na execução da Apuração dos Impostos Estaduais. Isso significa que será gerado automaticaticamente os lançamentos de complementares de saídas com estorno de débitos de produtos vinculados ao RET, o estorno de créditos de entradas, a criação de complementares de estorno de crédito para devoluções de mercadorias vinculadas ao RET e o cálculo do Crédito Presumido relacionado à comercialização de produtos do Regime Especial.
Optante pelo ICMS/MG
Na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/MG > Optante pelo ICMS/MG, há o novo parâmetro Regime Especial Tributário (RET) - Automatização. Das opções disponíveis (Parcial – Completo - Não), deve-se optar pela COMPLETO, além de preencher o campo já existente referente ao Código de Imposto e Variação do Recolhimento Efetivo, que devem estar preenchidos conforme o novo parâmetro.
Não: A apuração do Regime Especial Tributário precisa ser feita de forma totalmente manual, lançar manualmente o valor do cálculo do Crédito Presumido e o valor do Recolhimento Efetivo na rotina de Outras Operações ICMS/MG.
Completo: Ao optar por Completo, para o sistema além de calcular o valor do Crédito Presumido do RET e o valor do Recolhimento Efetivo, será criado os lançamentos de complementares de saídas e entradas, bem como o estorno de crédito das notas onde o crédito das compras não pode ser aproveitado. Além da opção ser definida como Completo haverá a necessidade de configurar os 4 passos existentes:
1 - Configurar Regras - RET
2 - Configurar Complementares
3 - Configurar Regras Estorno Crédito
4 - Relacionar Regras e Produtos
Observação: Para alterar o parâmetro de Não para Parcial ou Completo será necessário iniciar uma nova Opção para o ICMS/MG.
1 - Configurar Regras - RET
Na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/MG > Regime Especial Tributário (RET) - Automatização no primeiro item será o Cadastro da Regra – RET é necessário preencher as informações que serão utilizadas na geração do ajuste automático do Crédito Presumido na rotina de Outras Operações MG.
Valor Contábil | vlrContabil |
Base Cálculo ICMS | bsICMS |
Valor ICMS | vlrICMS |
Valor IPI | vlrIPI |
Valor Subs. Tributária | vlrSubTribut |
Valor Desconto | vlrDesc |
Valor Outras Despesas | vlrOutrDesp |
Valor Frete | vlrFrete |
Valor Pedágio | vlrPedagio |
Valor Seguro | vlrSeguro |
2 - Configurar Complementares
Na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/MG > Regime Especial Automatizado > Regime Especial Tributário (RET) – Automatização no item 2 – Configurar Complementares será vinculado a regra anteriormente cadastrada, as Naturezas de Saídas e definido a Alíquota de Recolhimento Efetivo geral ou individual por Natureza.
1º Separador - Complementares Saídas - Estorno de Débito - RET
As configurações deste separador serão utilizadas na geração das complementares de saídas referente aos produtos que serão vinculados ao Regime Especial no item 4, estornando o Débito do ICMS dos itens e transportando-os para a Sub-Apuração.
2º Separador - Complementares Entradas - Estorno de Crédito - RET
As configurações deste separador serão utilizadas na geração das complementares de entradas estornando parte do crédito referente aos produtos que serão vinculados ao Regime Especial no item 4 estornando a parcela do Créditos do ICMS dos itens e transportando-os para a Sub-Apuração.
3º Separador - Complementares Entradas - Estorno de Crédito - ICMS Próprio
As configurações deste separador serão utilizadas na geração das complementares de entradas estornando o restante do crédito referente aos produtos que serão vinculados ao Regime Especial no item 4 e aplicando na apuração própria do ICMS.
Detalhe Naturezas:
Observação 1:
Ao relacionar as Naturezas de Vendas e Devoluções, é crucial que sejam especificados os filtros relativos aos CSTs, Alíquotas de ICMS, Contribuinte de ICMS e Indicador de Presença. Essas informações são essenciais para garantir que as complementares de saídas e entradas sejam geradas de forma precisa. Em situações em que uma Natureza de Entrada (devolução de venda) já esteja associada às mesmas combinações de CST ICMS, Alíquota de ICMS e Alíquota de Recolhimento Efetivo, não é necessário efetuar novas configurações, uma vez que o cálculo do estorno será realizado de maneira precisa.
Exemplo:
Observação 2:
Sempre que uma regra estiver configurada com os Filtros "Contribuinte ICMS" e "Indicador de Presença" definidos como "Todos", não será possível inserir uma nova regra, a menos que haja modificação em algum dos filtros. Da mesma forma, a validação ocorrerá no sentido inverso, impedindo o cadastro de uma regra como "Todos" caso já exista uma registrada com a mesma combinação de Natureza de Saída, CST ICMS e Alíquota de ICMS.
3 - Configurar Regras Estorno Crédito
Na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/MG > Regime Especial Automatizado > Regime Especial Tributário (RET) – Automatização no item 3 – Configurar Regras Estorno Crédito será vinculado a regra anteriormente cadastrada no item 1 e configurado os dados para estorno dos créditos das entradas além de relacionar as Naturezas de Entradas e Alíquotas de ICMS das compras.
Detalhe Naturezas:
Observação:
Caso o estorno do Crédito do ICMS das Entradas seja realizado via Nota Fiscal não é necessário realizar a configuração desta etapa 3.
4 - Relacionar Regras e Produtos
Na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/MG > Regime Especial Automatizado > Regime Especial Tributário (RET) – Automatização no item 4 – Relacionar Regras e Produtos será vinculado a regra cadastrada no item 1 e parametrizada no item 2 aos Produtos ou NCMS que sejam pertencentes ao Regime Especial Tributário.
Há a possibilidade de relacionar as regras por Produto, Movimento Saída, Movimento Estada e NCM combinados com os filtros habilitados abaixo.
IMPORTANTE:
Para o cálculo ser realizado, é obrigatório relacionar os produtos ou os NCMs que foram movimentados no mês da apuração.
Resultado da Consulta:
IMPORTANTE:
Se utilizar o relacionamento de NCM e Regras, esteja atento ao vincular uma NCM Raiz, uma vez que a raiz da NCM está relacionada às outras NCMs filhas não precisam ser relacionadas.
Exemplo:
NCM Raiz 9999 não deve-ser relacionar as NCM filhas 9999.99.98 e 9999.99.99.