Última modificação em: 06/03/2024

Erros e Ações

Erro: Campo código de acesso obrigatório.

Causa: falta de configuração.

Ação: Acessar a rotina: Impostos \ Federais \ SIMPLES Nacional \ Optante pelo SIMPLES Nacional e informar o campo código de acesso. Posteriormente no painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 

Erro: Código de acesso inválidos.

Causa: o código de acesso informado na Opção do Simples Nacional não é válido.

Ação: Acessar a rotina: Impostos \ Federais \ SIMPLES Nacional \ Optante pelo SIMPLES Nacional e informar um código de acesso válido. Posteriormente no painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 

Erro: CPF não consta como responsável pela pessoa jurídica no CNPJ.

Causa: o número do CPF do responsável vinculado a empresa não consta como responsável pelo CNPJ.

Ação: Acessar no nGem a rotina: Cadastro \ Empresas \ Configurações Gerais (3) campo Sócio Responsável e vincular o código do sócio que consta como responsável pelo CNPJ no site do simples nacional.

 

Erro: Caracteres anti-robô inválidos. Tente novamente.

Causa: As três tentativas de quebra de captcha falharam.

Ação: No painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 

Erro: Inconsistência no valor calculado pelo site do simples R$xxxx com o valor apurado R$xxx.

Causa: os valores apurados pelo sistema estão divergentes aos valores calculados pelo site.

Ação: Acionar o suporte para validação do cenário.

 

Erro: Ocorreu um erro ao transmitir declaração. Erro na validação da opção. Tente novamente.

Causa: A empresa não é Optante pelo Simples Nacional.

Ação: Acessar o site e realizar a opção pelo simples nacional. Posteriormente no painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 

Erro: Ocorreu um erro para logar no site do simples nacional. Tente novamente mais tarde. Se o problema persistir entre em contato com o suporte.

Causa: Instabilidade no site do simples nacional.

Ação: Mais tarde, no painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 

Erro: Tempo para execução esgotado.

Causa: O site do simples nacional não respondeu dentro dos 5 minutos definidos.

Ação: No painel Controle de Transmissão acionar a ação Reenviar para Transmissão.

 


Erro: Transmissão realizada com sucesso. Ocorre um erro ao publicar o documento no Zen! Este cliente não encontra-se em sua base de dados.

Causa: Empresa não está cadastrada no Questor Zen.

Ação: Sincronizar a empresa com o Questor Zen Conexões.

 

Erro: Transmissão realizada com sucesso. Ocorreu um erro ao publicar o documento no Zen! Não há usuário do cliente com permissão para esse tipo de documento.

Causa: usuário não possui permissão no Questor Zen.

Ação: Acessar o Questor Zen e dar permissão de acesso ao usuário do cliente Zen Usuário Cliente. O tipo de documento que deve ser liberada permissão é aquela informada para a Guia Simples Nacional e Simples Nacional Demonstrativo na rotina Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \ Obrigações Fiscais / Previdenciárias.

 

Erro: Transmissão realizada com sucesso. Ocorreu um erro ao publicar o documento no Zen! O parâmetro CodigoCategoria deve ser informado para o tipo de documento: Demonstrativo

Causa: não foi informada a categoria para publicação no Zen.

Ação: Acessar: Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \ Obrigações Fiscais / Previdenciárias e configurar a obrigação Simples Nacional Demonstrativo.

 

Erro: O campo Token do Zen não pode estar vazio.

Causa: Existe URL do Zen configurado, porém o token está vazio, ou com token inválido.

Ou ainda não existe URL configurada, porém existe um token informado, necessário ajustar para seguir com o envio.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025