Última modificação em: 04/01/2024

Provisão de Férias

Provisão de Férias

 

Provisão é uma forma de preparar, fazer previsão, do que a empresa tem que pagar com férias e 13° salário.

Além de servir para se ter uma previsão de pagamento ela é obrigatória para empresas optantes pelo Lucro Presumido e Lucro Real, onde os valores de provisão servem para diminuir a base de Contribuição para IRPJ e CSLL.

OBS: Empresas optantes pelo simples nacional não tem cálculo de provisões.

 

Regras de Cálculo - Provisão de Férias:

  • Calcula os valores da provisão de férias pelos Dias Adquiridos na Competência;

  • Gera os Dias Adquiridos na Competência de acordo com a faixa da tabela de Direito de Férias;

  • Calcula os Ajustes (Remuneração, 1/3 Férias, INSS, FGTS e PIS) pelos Dias de Saldo na Competência quando o Status do Período Aquisitivo na Competência é Aberto;

  • Calcula as Diferenças de Pagamento (Remuneração, 1/3 Férias, INSS, FGTS e PIS) quando o Status do Período Aquisitivo na Competência é Quitado;

  • Detalha separadamente os Dias Pagos na Competência e os Dias Abono Pagos na Competência, e os Anteriores;

  • Detalha os Dias de Faltas e Afastamentos Acumulados, por Competência, dentro do período aquisitivo;

  • Calcula fixo por 30 Dias a Competência de Fevereiro para a provisão de férias, mesmo quando a configuração do Sindicato estiver parametrizado para calcular por Quantidade de Dias do Mês;

  • Gera as baixas dos valores Pagos (Remuneração, 1/3 de Férias, INSS Empresa, FGTS e PIS) de acordo com os valores dos eventos rateados da Integração Férias Cálculo, por período aquisitivo e por competência de integração;

  • Para os Portes de Empresas Desoneradas Parciais, o campo Percentual Empresa é gerado com a aplicação do fator de desoneração pelo faturamento, informado em Operações/Outros/Receita Base INSS;

  • Criado o campo Filial para controle do último histórico do local/filial na competência.



Para efetuar o cálculo de provisões acessar o menu: Obrigações / Folha de Pagamento - Contabilização / Área de Trabalho de Provisões

 

Acessar a opção Cálculo/Provisão Férias.

Selecionar a empresa, a data inicial e final que calculará a provisão e clicar em Executar, para executar o cálculo.

 

Campos a serem preenchidos:

Empresa: Informar o código da empresa que irá ser efetuado o cálculo;

Competência Inicial e Final: Informar o período que desejamos calcular a provisão;

Opções de Filtros: Para filtrar caso queira ser calculado por determinadas opções.

 

Conferência dos Valores

 

Após o cálculo para conferência dos valores, tem a opção de conferir por funcionários em Área de Trabalho de Provisões – Consulta / Provisão de Férias.

 Na opção Ações ir em Consulta selecionar na lista o funcionário e período que deseja verificar o cálculo.

 Filial: Irá aparecer a filial em que o funcionário está vinculado, para controle do último histórico do local/filial na competência.

Contrato do Empregado: Irá aparecer o contrato a que se refere a provisão

Período Aquisitivo: É a data do período aquisitivo das férias

Competência: É a competência do cálculo da provisão

Status Período Competência: Vai demonstrar em qual Status o período aquisitivo do funcionário se encontra. 

 

Dias de Remuneração:



Campos para Controle Visual da Base da Provisão, dos dias de Faltas, Dias de Afastamento, Dias de Licença Remunerada Acumuladas, Total Dias de Direito de Férias, dias Adquiridos, dias Pagos e Saldo de Dias na Competência, que são informações relevantes para o controle da Provisão.

Salario Base: Valor do salário mensal do colaborador.

Adicional: Quando o colaborador possui algum adicional (insalubridade/Periculosidade)

Média Hora Extra: se o colaborador possui horas extras, vai ter o valor de médias das horas feitas até o momento, ou conforme a configuração feita no sindicato para cálculo de médias.

Média valor variável: se o colaborador possui eventos variáveis, vai ter o valor de médias dos eventos variáveis calculados até o momento, ou conforme a configuração feita no sindicato para cálculo de médias.



Base Tributável:



Processo Judicial:



Campos de Demonstração dos valores:

Saldo Anterior: considerará o saldo que já foi efetuado o cálculo em outras competências;

Provisão Mês: Valor do cálculo de provisão de Férias do mês.

Pago: Valor pago em férias ou rescisão no mês. (OBS: o valor do pagamento só aparece no mês que foi pago as verbas). Nos outros meses fica o valor do saldo caso tenha ou não irá mais gerar provisão para este período.

Ajuste: Ocorre quando há alguma alteração de salário ou quando o início do cálculo de provisões foi feita após o início do período aquisitivo, que precisa ser ajustado os períodos anteriores. Este valor soma ao total, ou pode diminuir caso alguma verba não for mais somar a base de cálculo de férias.

Diferença Pgto: Quando houve diferença entre o valor quitado e a provisão, este valor pode ser positivo para valores pagos a maior ou negativo para valores pagos a menor da provisão.

Saldo Final: Valor total da provisão, já considerando a provisão do mês.

 



Relatório

 

Além do demonstrativo por funcionários, há os relatórios de provisões, onde também pode ser feito as conferências por funcionários, e onde lista o total de provisões geral da empresa.

Menu: Área de Trabalho/ Provisões - Relatórios/ Provisões/ Provisão Férias Gráfica:






Demonstrativo por funcionários:

 

Demonstrativo geral da empresa:

Saldo Anterior: Valor acumulado dos outros meses, de provisão

Ajuste: Ocorre quando há alguma alteração de salário, que precisa ser ajustado os períodos anteriores. Este valor soma ao total, ou pode diminuir caso alguma verba não for mais somar a base de cálculo de férias ou 13°.

Provisão mês: Valor calculo de provisões do mês

Saldo: Valor total da provisão, já considerando a provisão do mês.

Pago: Valor pago em férias ou rescisão no mês. (OBS: o valor do pagamento só aparece no mês que foi pago as verbas). Nos outros meses fica o valor do saldo caso tenha ou não irá mais gerar provisão para este período.

Diferença Pgto: Quando houve diferença entre o valor quitado e a provisão, este valor pode ser positivo para valores pagos a maior ou negativo para valores pagos a menor da provisão.

 

Importante:

Colaboradores com afastamentos superior a 06 meses: Para as empresas que estão configuradas para perda de férias em afastamento superior a 06 meses no período aquisitivo, o sistema gerará cálculo de provisões até completar 06 meses e então gerará um valor de ajuste negativo de provisão para zerar os valores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025