Última modificação em: 07/06/2024

Menu Configurações - Automatização Cálculo Folha

Menu Configurações - Automatização Cálculo Folha

 

1º Passo: Configurações Iniciais

 

Criar uma configuração para cada perfil de cálculo automatizado:

Configuração: Número sequencial, gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição da Configuração: deve ser única para cada configuração que for criada.

Empresa: Informar a empresa que deseja fazer o cálculo automaticamente. Caso deseja calcular mais de uma empresa utilize a opção Grupo de processamento.

Grupo de Processamento: nesse item é preciso definir o grupo de processamento que integrará essa configuração, para criar um grupo de processamento acesse Operações \ Folha de Pagamento \ Outros opção Grupo Processamento, ou pesquise na Lupa.

Perfil Cálculo: Definir qual o perfil de cálculo que esta sendo criado.

Pró-Labore – Sem Funcionários: Utilizar apenas para cálculo de empresas que possuem apenas pró-labore registrado, sem nenhum funcionário.

Cálculo da Folha – Geral: Utilizar para empresas que possuem tanto pró-labore quanto funcionários.

Importante: A opção cálculo da Folha - Geral deve ser usado apenas por empresas que não possuam eventos variáveis, pois não é possível fazer o lançamento dos mesmos no momento do cálculo automatizado.

Etapas: Apenas é habilitado as opções disponíveis para cada Perfil. Nessa opção deve ser marcado quais opções deseja executar na rotina de cálculo automatizado.

Após terminar a configuração, clicar em Salvar e após Avançar.



2º Passo: Cálculo da Folha

 

Esse item tem por objetivo definir quais eventos periódicos do eSocial deseja que seja gerado para processamento no portal, lembrando que os eventos serão apenas gerados, havendo alguma divergência que impeça ou rejeite o envio ao portal cabe ao usuário monitorar na área de trabalho do e-Social.

Também deve ser parametrizado quais relatórios devem ser gerados na execução do cálculo automatizado.

Importante: É necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

3º Passo: Geração GPS

Nessa tela é preciso configurar os dados relativos à Geração do Cálculo da GPS, Impressão da Guia e publicação da mesma no e-Doc e geração de relatórios referente ao INSS. Algumas opções foram pré-fixadas, tais como: o tipo da GPS será sempre Empresa contemplando as opções Folha Mensal, Pagamentos e Recebimentos com Retenção. Sendo necessário o usuário apenas informar os parâmetros para geração da guia GPS, já conhecidos pela rotina manual.

Quanto ao envio automático para o e-Doc, quando selecionada a opção "Sim" as guias serão enviadas automaticamente, na execução do cálculo automatizado, se marcada a opção "Não" ao final do processo, navegando na tela "Enviar para o e-Doc" é possível visualizar as guias geradas possibilitando uma prévia conferência das informações antes de sua publicação, se o usuário optar pela não utilização desse recurso basta selecionar a opção "Não" nas configurações e Ignorar o passo 3 da execução.

Importante: É necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

4º Passo: DARF

 

Para geração do imposto IRRF e PIS s/ Folha será considerada a competência de execução do cálculo, sendo necessário apenas configurar os parâmetros para impressão do DARF de acordo com as particularidades de cada configuração, o envio para o e-Doc e os relatórios que desejar.

Importante: É necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

5º Passo: Débito Sindical

 

Para configurar a geração dos Débitos Sindicais, marcar os débitos que deseja gerar bem como a emissão da Relação Sindical.

Importante: É necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

6º Passo: SEFIP

 

Para configurar a Geração da SEFIP é preciso informar o Responsável Pelo Arquivo, a Pessoa para Contato e o código do Imposto e Variação, bem como os relatórios desejados.

O arquivo SEFIP poderá ser gerado individualmente por empresa ou com todas as empresas da configuração agrupadas em um único arquivo.

Se a opção Gerar SEFIP separado por empresa for Sim será gerado um arquivo para cada empresa. Se a opção Não será gerado apenas um arquivo.

Alguns campos da geração do arquivo SEFIP.RE foram pré-fixados, são eles:

Tipo de arquivo: Normal

Perfil: Pró-Labore – Sem Funcionários

Modalidade do Arquivo: 1 – Declaração ao FGTS e à Previdência

Perfil: Cálculo da Folha – Geral

Modalidade do Arquivo: Branco – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência.

Recolhimento FGTS: No Prazo

Tipo GPS: Prazo

 

ImportanteÉ necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

7º Passo: Gerações Contábeis

 

Nessa tela será parametrizada as configurações da contabilização, Provisões e Relatórios.

Marcar o cálculo das provisões de Férias e 13º salário, se deseja executar o cálculo no momento do cálculo automatizado.

Nos Dados da Contabilização, informar se Utiliza Contabilização, sim habilitá as opções para configuração da contabilização, Não os campos abaixo são desabilitados, e esse passo não é executo no cálculo automatizado.

Para definição da data dos lançamentos contábeis são oferecidas duas opções:
Último dia do mês: Será considerado para os lançamentos contábeis sempre o último dia da competência independente do dia em que o mesmo recair.
Personalizado: Se selecionada essa opção será habilitado um novo campo onde é necessário informar o dia em que serão efetuados os lançamentos contábeis.


O tipo de contabilização pode ser Integração Contábil ou Exportação Para Arquivo, quando selecionado exportação para arquivo, os mesmos serão salvos na pasta informada em configurações Iniciais, na pasta da empresa.

Na opção dos Relatórios, marcar quais deseja emitir.

ImportanteÉ necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

8º Passo: Holerite

 

Nessa tela é preciso definir qual modelo de Envelope de Pagamento para geração do arquivo em PDF e o envio para o e-Doc.

ImportanteÉ necessário Salvar a configuração, pelo botão Salvar para depois realizar a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.

 

9º Passo: Exportação de Holerites

 

Nessa tela será parametrizado a exportação bancária de salários, para que seja gerado o arquivo para envio ao banco, caso a empresa faça esse tipo de pagamento bancário.

Importante: Apenas será gerado o arquivo bancário para o Banco seleciona nessa configuração. Sendo assim, caso tenha bancos diferentes, separar as empresas por Banco, criando um Grupo de processamento e uma configuração para cada banco.

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