Última modificação em: 12/12/2023

NF-e/NFC-e

Importação NF-e/NFC-e

No Questor Cloud, a importação de NF-e/NFC-e é realizada na jornada: Operações / Importações / Área de Trabalho Importações / Notas / NF-e/NFC-e:

Ao acessar a jornada, a tela abrirá conforme print abaixo:

Empresa: Informar código da empresa que deseja realizar a importação;

Filial: Informar o código da filial que deseja realizar a importação;

Data Inicial: Informar a data inicial para importação da NF-e\NFC-e;

Data Final: Informar a data final para importação da NF-e\NFC-e;

Movimento: Informar se deseja importar entradas, saídas, ou ambos os movimentos;

Tratamento de Erros: Informar se permite que o sistema demonstre erros ao importar o/os arquivos, ou não;

  • Informar Não Permitir Erros caso desejar que se o sistema identificar algum erro no decorrer da importação, a mesma seja cancelada;
  • Informar Permitir Erros caso desejar que se o sistema conclua a importação, mesmo que identificado algum erro nos arquivos ou processo de importação, bem como demonstre o erro ao final do processo.

Processamento: Informar se deseja importar somente documentos não importados, ou excluir e importar novamente (se já houve importação dos mesmos arquivos anteriormente)

  • Informar Excluir e Importar Novamente caso desejar que se o sistema elimine qualquer documento importado anteriormente, e reimporte novamente os documentos;
  • Informar, Importar Somente Não Importados caso desejar que se o sistema efetue a importação somente de documentos ainda não importados no período selecionado.

Validar Emitente: Para as empresas que realizam a importação através do XML do Fornecedor, para realizar a integração do movimento de Entrada é necessário informar "Sim" para ser validado o CNPJ do Destinatário do XML e o CNPJ do Estabelecimento que está sendo realizado a importação. Na importação do movimento de Saída ao informar para Validar Emitente somente serão importadas os XML em que o CNPJ do Emitente e do Estabelecimento são iguais.

Importar NFs Emitidas por Terceiros: Informar "Sim", quando desejar escriturar a NF em que o Tipo de Operação for Entrada e o Emitente da NF não for a empresa da Escrituração.

Observação: Selecionando a opção "Sim", realiza a importação das Notas Fiscais com as validações já existentes, mesmo que o Emitente seja diferente do Estabelecimento da Escrituração e a Tag tpNF = 0 (Entrada).  Selecionando a opção "Não" Não importa as NFs que possuam tpNF = 0 e, as que o Emitente for diferente do estabelecimento da Escrituração.

Relacionar Produto/Fornecedor: Informar "Com Sugestão Automática" se desejar que o sistema execute o processo de relacionamento de produto/fornecedor automaticamente, gerando as sugestões. Informar "Sem Sugestão Automática" se desejar executar o relacionamento de forma manual;

Exibir Relacionamento: Informar se deseja exibir relacionamento apenas por fornecedor, ou fornecedor/NF;

  • Apenas por Fornecedor: O sistema agrupará os produtos dos documentos fiscais por fornecedor;
  • Fornecedor/NF: O sistema agrupará os produtos por documento fiscal e fornecedor.

Visualizar Relacionamento já Inserido: Informar se deseja visualizar os relacionamentos de produto/fornecedor já inseridos;

Sugerir CFOP: Informar se deseja que o sistema sugira o CFOP com base nos relacionamentos de produto/fornecedor já inseridos, pertencentes ao mesmo fornecedor, NCM, CFOP Origem e descrição aproximada;

Atualizar Cadastro Produto: Informar se deseja atualizar o cadastro do produto no sistema;

Observação: Caso já exista um cadastro de produto com a mesma referência do produto que está sendo importado pelo documento fiscal, esta opção estando como "Sim", o sistema irá sobrescrever o cadastro já existente.

Atualizar Dados Cliente Fornecedor: Informar se deseja atualizar os dados do cliente ou fornecedor;

Cadastrar Destinatários Pessoas Físicas (CPF): Informar se deseja que o sistema cadastre automaticamente os destinatários pessoas físicas através da importação do documento fiscal;

Importar Duplicatas: Informar se deseja importar as duplicatas através do xml, ou não. Para a importação das informações das duplicatas e parcela é necessário que no XML conste as tags <Cobr>, <Fat> e <Dup>;

Importar Observações: Informar se deseja importar as observações constantes nos documentos fiscais;

Importar PIS/COFINS: Informar se deseja importar as informações de PIS e COFINS através dos documentos fiscais. As opções disponíveis para este campo são: 

  • Arquivo XML: Importar as informações de PIS e COFINS que estão informadas no XML;
  • Não Importar: Não importar o detalhamento de PIS e COFINS;
  • Configuração do Produto: Importar as informações de PIS e COFINS conforme o cadastro do produto;

Importar Valor do IPI na CFOP: Informar em qual campo do lançamento do documento fiscal deseja importar o valor de IPI. As opções disponíveis para este campo são:

  • Outras: Leva o valor em outras do documento fiscal;
  • Isentas: Leva o valor em isentas do documento fiscal;
  • Não se Aplica: Ignora os valores informados e não leva para o documento fiscal;

Importar Valor da ST na CFOP: Informar em qual campo do lançamento do documento fiscal deseja importar o valor de ST. As opções disponíveis para este campo são:

  • Outras: Leva o valor em outras do documento fiscal;
  • Isentas: Leva o valor em isentas do documento fiscal;
  • Não se Aplica: Ignora os valores informados e não leva para o documento fiscal;

Tipo do local: Informar o local da importação. As opções disponíveis para este campo são:

  • Arquivo Único;
  • Vários Arquivos;
  • Webservice SC;
  • Webservice RS; 
  • Questor ZEN.

Arquivo Compactado: Informar o diretório para importação;

Data Lançamento: Informar a data de lançamento para documentos de entrada (quando a data do lançamento for diferente da informada no documento fiscal);

Natureza Uso Consumo e Imobilizado: Informar a natureza para importação de documentos de uso e consumo ou imobilizado;

Listagem de arquivos no grid

Após executar a importação dos documentos, será direcionado para a guia de Relacionamento Produto/ Fornecedor. Nesta grid, serão exibidas as informações do código do produto, referência, descrição, CFOP Origem, CFOP Destino, CST ICMS, CST IPI e NCM. Juntamente com as informações do fornecedor, sendo elas CNPJ, Razão Social e UF. Informações sobre a nota, sendo o código desta, data, chave de acesso e o valor da nota.

É possível adicionar um novo produto e relacionar com o fornecedor, no entanto, será necessário desmarcar o que já veio relacionado, e adicionar informações de código do produto, referência, descrição, CFOP Origem, CFOP Destino, CST ICMS, CST IPI e NCM.



Em produtos já relacionados, é possível alterar informações, como: CFOP de destino, CST ICMS, CST IPI, NCM. Caso seja informado alguns dado inválido, será exibido uma mensagem com a divergência.

Após cada alteração, é necessário salvar o grid antes de avançar para importação. Caso utilize a opção avançar, sem antes salvar as alterações da grid, será exibida uma mensagem ao usuário 



Após realizar o relacionamento corretamente, e clicar em avançar, os dados serão importados.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025