Última modificação em: 27/12/2023

Configuração da Empresa

Configuração da Empresa

A configuração do Controle Patrimonial deve ser efetuada antes de iniciar as respectivas movimentações. O usuário deve selecionar, por empresa, os parâmetros necessários para a utilização desse módulo do sistema Questor.

Seu acesso se dá através do seguinte caminho: Operações \ Configurações \ Configurações da Empresa

Datas do exercício social: Selecionar a data de início e de encerramento do exercício social. A data de início será utilizada para o sistema controlar o início do cálculo do encargo (depreciação, amortização e exaustão). Os saldos de cada bem serão implantados até a data imediatamente anterior a data aqui informada.

Utiliza Numeração Automática de Itens: Selecionar "Sim" para que o sistema, a cada inclusão de itens, sugerir o próximo código disponível. O controle da numeração considera a Empresa, Filial e Conta Contábil. Sempre será sugerido o próximo código disponível e o usuário, caso necessário, poderá informar um código qualquer. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Controla Numeração de Chapeira: Selecionar "Sim" para controlar numeração de chapeira. Esta configuração habilitará um campo no cadastro do bem para informar o número da chapeira do bem. O sistema não permitirá informar dois bens com o mesmo número de chapeira. Caso não seja informado um número para o bem, o sistema irá sugerir um número que será o Número do Bem + Adição, devido a estes números nunca se repetirem. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Utiliza Controle de Garantia: Selecionar "Sim" para utilizar o controle e acompanhamento da garantia dos bens, emitindo relatórios de acompanhamento da data de garantia dos itens. Quando selecionada esta opção, durante o cadastramento dos bens será solicitada a data de garantia dos mesmos. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Utiliza Grupos: Selecionar "Sim" para utilizar o controle de itens por grupos de bens. Esta opção habilita ao usuário um controle adicional ou subdivisão detalhada dos bens, onde é possível criar grupos de bens para detalhamento diverso do que somente pela conta contábil ou centro de custos. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Utiliza Centro de Custo: Selecionar "Sim" para utilizar o recurso de centros de custos. Informar a data de início do uso dos centros de custos. Nesse campo informe se a empresa irá ou não utilizar o controle por Centro de Custo. Nesse caso, a alocação dos bens deve ser efetuada por conta contábil e centro de custo. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Utiliza Rateio Gerencial: Possibilita o rateio automatizado por Centro de Custo. Desta forma, informando "Sim" neste campo, ao executar a contabilização, o sistema respeitará a definição na configuração do centro de custo no Módulo Contábil Contas Específicas com Distribuição Gerencial Automática.

Utiliza Local Físico: O sistema possibilita o controle dos itens de três formas: Contábil, Centro de Custo e por Local Físico. Nesse campo informe se a empresa irá ou não utilizar o controle por Local Físico. Nesse caso, a alocação dos bens deve ser efetuada por conta contábil e local físico. Selecionar "Não" para ignorar o uso deste recurso.

Data Inicial Local Físico: Informar a data para início do controle dos encargos por local físico. A partir dessa data, durante o cálculo, além do controle contábil, os encargos serão controlador por local físico. Neste caso, a alocação dos bens deve ser efetuada por conta contábil e local físico.

Contabilizar Encargos: Este parâmetro define como serão contabilizados os encargos (depreciação, exaustão e amortização). Define se será utilizada a conta definida na tabela contábil ou no cadastro do item. Para configurar esta contabilização, existem duas formas: por conta contábil ou por item.

  • Conta Contábil: Selecionar essa opção para efetuar a contabilização do encargo apurado em cada período na conta contábil de resultado informada na configuração da Tabela Contábil Patrimonial definida na aba "Conta Contábil" do cadastro do bem. 
  • Item: Selecionar essa opção para efetuar a contabilização do encargo apurado em cada período na conta contábil definida no cadastro do bem. Neste caso, para contabilizar o encargo do período, o sistema irá considerar a conta contábil que está definida na aba "Configuração" do bem e não na tabela contábil. Cada item de uma determinada conta poderá contabilizar o valor do encargo do período em uma diferente conta de resultado. Utilize essa opção caso, no grupo de resultado, a contabilização do encargo, ocorre por centro de custo / despesa.

Controle Encargo: Existem duas opções para esta configuração:

  • Considerar Data Aquisição: O cálculo do encargo de um determinado bem cessa quando a data do cálculo em relação à data de aquisição do bem atingir o limite estabelecido pelo percentual do encargo. Para exemplificar, digamos que tenhamos um determinado bem que a data de aquisição é igual a 15.01.2000 e a taxa do encargo igual a 10%. Isso indica que o sistema irá depreciar por 10 anos para atingir o seu limite. Ocorre que em determinado exercício a empresa não efetuou o cálculo / apropriação da depreciação. Com essa opção o sistema vai calcular o encargo até 15.01.2010 e, independente de ter ou não valor residual, cessa o cálculo do bem, pois o mesmo atingiu os 10 anos de vida útil.
  • Considerar Valor Residual: O cálculo do encargo dos bens somente cessa quando o valor residual for igual a zero. O sistema não vai considerar a data de aquisição e sim o valor residual igual a zero. No exemplo a seguir, o sistema vai continuar a calcular encargos até que seu valor seja zerado.
    Bem adquirido em 01.01.2000, com taxa de encargo igual a 10%. Isso indica ao sistema que vai parar de calcular o encargo em 01.01.2010. Ou seja, neste caso vai continuar calculando encargos após 01.01.2010.

Permite Alteração de Valor Operação e Base de Cálculo: Informar se desejar que o sistema permita alteração dos campos "valor operação" e "base de cálculo" na aba "Crédito de PIS/COFINS" do lançamento do bem.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025