Última modificação em: 18/04/2024
Plano de Saúde
O Questor realiza de forma prática e precisa o controle dos valores pagos ao titular e seus dependentes referente ao Plano de Saúde, essa informação deverá ser declarada na DIRF, abaixo segue o passo de passo de como deverá ser realizada a configuração no sistema. É importante salientar que o sistema somente fará o controle correto do plano de saúde se as configurações abaixo estiverem corretas.
Cadastro e Configuração de Outras Empresas
Deve ser efetuado o cadastro da “Outra Empresa” no Menu: Operações \ Folha de Pagamento \ Terceiros opção Cadastro Outras Empresas, informando obrigatoriamente o Nome e CNPJ da operadora do plano de saúde. Após, nas configurações Outras Empresas Menu: Operações \ Folha de Pagamento \ Terceiros opção Configurações Outras Empresas, informar no campo ‘Tipo Outra Empresa’ informar o tipo “Operadora de Plano de Saúde” para identificar as empresas que são operadoras do plano de saúde.
Quando selecionado o Tipo Outra Empresa “Operadora do Plano de Saúde” será habilitado o campo Registro Agência Nacional de Saúde (ANS), que deverá ser preenchido com o número do Registro da Operadora na ANS.
Cadastro de Dependentes
No cadastro de dependentes (menu: Operações \ Folha de Pagamento \ Manutenção de Contratos opção Dependentes) é obrigatório informar o campo CPF para dependentes maiores de idade (cônjuge, pai/mãe, filhos maiores) e para os dependentes menores de idade é obrigatório a data de nascimento. Esta regra é validada pelo analisador da DIRF.
Cadastro do Plano de Saúde
Para efetuar o cadastro do Plano de Saúde, acessar o Menu: Operações \ Folha de Pagamento \ Manutenção de Contratos opção Históricos Plano de Saúde, Inserir um novo registro pelo botão +, informar o funcionário titular, a empresa operadora do plano de saúde, data de início do desconto e o valor do desconto da mensalidade em contrato firmado. O campo ‘data final’ deverá ser informado quando previsto em contrato ou outro motivo.
Importante: Quando houver reajuste na mensalidade deve ser efetuado o mesmo processo acima citado, alterando a data de início.
Se o titular tiver dependente deve ser preenchida a aba ‘Plano de Saúde Dependente’, informar o código do dependente e o valor firmado no contrato. O início do desconto da mensalidade do dependente será a mesma data inicial informada acima, no cadastro do titular.
Importante: Se houver algum reajuste na mensalidade do dependente deve ser efetuado um novo registro para o titular, alterando somente a data inicial e alterando o valor na aba do dependente.
A rotina de controle do plano de saúde envolve valores que são fixos, contratados no plano de saúde como mensalidades, e valores variáveis mensais, o qual são os procedimentos efetuados pelo titular e seus dependentes durante o mês.
O usuário deverá utilizar a tela em Operações \ Folha de Pagamento \ Manutenção de Contratos opção Históricos Plano de Saúde para efetuar o cadastramento dos valores fixos mensais e também para efetuar as manutenções de valores fixos quando houver mudança nos valores, quer por reajuste ou então mudança de enquadramento na faixa.
O controle é feito por período e sempre que houver mudança, um novo histórico deverá ser criado. Deverão ser incluídos os valores do titular e de seus dependentes, observando os valores pagos pela empresa, os quais deverão ser descontados do valor informado, ou seja, a rotina controla somente os valores descontados do empregado (valores que devem ser informados na DIRF). Sempre que informar uma nova data de histórico, o sistema automaticamente finalizará o histórico anterior com a data imediatamente anterior.
O campo VALOR BENEFICIO EMPRESA refere-se aos valores totais pagos pela empresa, esse campo é opcional, caso o cliente queira que este valor seja demonstrado no envelope de pagamento do empregado, o campo deverá ser preenchido.
Cadastro de Movimentos Variáveis do Plano de Saúde
O cadastro de movimentos variáveis é cadastrado no Menu: Operações \ Folha de Pagamento \ Benefícios opção Despesas Médicas Variáveis deverá ser utilizado para cadastrar a movimentação mensal do titular e seus dependentes no plano de saúde. Neste movimento mensal estão incluídas as consultas, os exames e todos os outros procedimentos executados (exceto o valor da mensalidade). Para estas situações os valores deverão ser cadastrados como Tipo de Despesas igual a Outros.
Ainda é possível informar os valores referentes a adesão ao plano de saúde, neste caso o Tipo de Despesa é Adesão. No lançamento dos valores será informada a data do movimento e o sistema utilizará esta data para a integração com o movimento mensal. Será utilizada a competência para a integração.
Cálculo/Descontos na Folha Normal/Férias/Rescisão
No cálculo da folha de pagamento o sistema fará o cálculo dos valores buscando as informações dos movimentos fixos e variáveis do plano de saúde. No cálculo de férias também serão gerados os eventos de descontos, e na integração com o recibo mensal o sistema controlará a proporcionalidade do desconto pelos dias de férias e normais em cada mês.
Relatório
Envelope de Pagamento
Para impressão dos valores do plano de Saúde no envelope de pagamento o usuário deverá verificar o parâmetro que consta em Operações \ Folha de Pagamento \ Cálculo opção Envelope De Pagamento. Para emitir o envelope o cliente poderá escolher uma das opções para que o valor do Plano de saúde conste no demonstrativo de pagamento, conforme demonstrado abaixo: