Última modificação em: 24/03/2024

Geração do Arquivo ECD

Geração do Arquivo ECD

Após efetuar a configuração da Opção do Sped Contábil, bem como as demais configurações necessárias, é possível gerar o arquivo Sped Contábil, na jornada: Obrigações \ SPED Contábil \ Gerar ECD Sped Contábil

Nesta jornada é possível preencher os seguintes campos:

Empresa: Preencher o código da empresa;

Tipo Escrituração: Informar o tipo de escrituração para o período de geração do Arquivo ECD, de acordo com o preenchimento na opção pela ECD;

Data: Este campo é preenchido automaticamente após selecionar o tipo de escrituração;

Data Final Exercício Social: Informar a data final para geração do Arquivo ECD;

Filial: Este campo será habilitado somente nos casos em que Tipo de Escrituração = Descentralizada;

Grupo Empresarial: Informar o código do grupo empresarial, se houver;

Situação Especial: Informar se há situação especial. Esta informação gerará no campo 11 do registro 0000 do arquivo ECD. As opções para preenchimento deste campo são:

  • Normal (não há situação especial;
  • Abertura;
  • Cisão;
  • Fusão;
  • Incorporação;
  • Extinção;
  • Transformação.

Indicação Situação Início Período: Indicar a situação no início do período. Esta informação gerará no campo 12 do registro 0000 do arquivo ECD. As opções para preenchimento deste campo são:

  • Normal (Início no primeiro dia do ano ou do mês);
  • Abertura;
  • Resultante de Cisão/Fusão ou Remanescente de Cisão ou Realizou Incorporação;
  • Início de Obrigatoriedade de Entrega da ECD no Curso do Ano-Calendário.

Indicador NIRE: Indicar a existência de NIRE. As opções para preenchimento deste campo são:

  • Escrituração não Possui Registro na Junta Comercial (não possui NIRE);
  • Escrituração Possui Registro na Junta Comercial (possui NIRE).

NIRE Substituto: Informar o NIRE Substituto, se houver;

Gerar Registro I050: Informar se deseja gerar o plano de contas completo, ou apenas as contas que possuem movimentação. As opções disponíveis para este campo são:

  • Movimento;
  • Completo.

Gerar Registros J100 e J150 Zerados: Este campo tem como finalidade gerar os registros J100 e J150 para quando a empresa não tiver lançamentos em contas de resultado no período da ECD. As opções para preenchimento deste campo são:

  • Sim: O sistema gera o registro J100 com os saldos existentes no Balanço Patrimonial e o registro J150 com valores zerados para todas as contas do plano específico vinculadas a DRE, junto a estrutura de contas DRE sintéticas e de resultado;
  • Não: Quando houver lançamentos em contas de resultado no período da ECD, gerará os registros com os saldos existentes. Quando não houver lançamentos em contas de resultado no período da ECD, gerará sem os registros J005, J100 e J150.

Gerar Registro J210 (DLPA/DMPL): Informar se no arquivo ECD do período serão geradas a DLPA ou a DMPL através do registro J210. As opções para preenchimento deste campo são:

  • Não;
  • DLPA - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • DMPL - Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido.

Indicador Final: Indicar se a ECD do período é Original ou Substituta. Em caso de substituta, será necessário informar o Recibo/Hash da Escrituração Substituída, bem como selecionar o arquivo em formato .RTF com o motivo da substituição;

Relatórios Complementares Registro J800 (Pasta de Arquivos .RTF): Selecionar a pasta com os relatórios complementares da Escrituração, em formato .RTF. O sistema Questor gera estes arquivos através da seleção das demonstrações/relatórios no campo "Outras Informações" da opção da ECD;

Pasta: Selecionar o diretório da máquina para salvar o arquivo que será gerado pelo sistema.

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