Última modificação em: 30/03/2023
PLACAR
O Placar visa exibir o cenário da empresa logada, informando a quantidade de transações agrupadas por Status, sendo: "Em andamento" , "Pendentes" , " Processadas" e "Rejeitadas".
EM ANDAMENTO
É um agrupamento das transações
Agendadas
Sob Demanda
Enviadas
Validadas
AGENDADAS ou EM ANDAMENTO
São as transações que estão aguardando para serem enviadas ao eSocial. Sempre que se encontrarem nesse status, as transações passarão por uma validação do sistema para verificar se o XML contém todas as informações necessárias.
Se o XML estiver completo, a transação será transferida de status, de "Agendadas" para "Enviadas", a qual segue para o processo de envio ao eSocial;
Caso contrário, a transação será transferida de status, de "Agendadas" para "Pendentes", onde o usuário deverá verificar a inconsistência.
SOB DEMANDA
Esse status representa uma fila secundária, onde as transações ficam esperando para serem enviadas em um segundo momento, quando outra transação necessitar e/ou depender do envio da mesma.
Também, se encontrarão nesse status as transações geradas fora do horário definido no Gerenciador de Tempo.
ENVIADAS
Este status representa as transações que foram agrupadas em um lote e o mesmo está prestes a ser enviado ao eSocial. Porém permanecem aqui por um período extremamente curto, quase imperceptível. Se ficarem aqui por algum tempo, provavelmente os XML's não estão sendo enviados.
PENDENTES
As transações que ficarem com esta situação foram rejeitadas pelo próprio sistema Questor, por falta de algum dado obrigatório ou divergência nas informações.
Sempre que no Placar o status "Pendente" estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações se encontram neste status. Para verificar o problema, é necessário clicar no ícone (Retorno eSocial), o qual exibirá a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da transação em questão. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone
(Reagendar), para que seja realizada uma nova validação.
PROCESSADAS
É um agrupamento das transações
Processadas
Processadas com Adv.
PROCESSADAS
Neste status, encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas pelo mesmo.
PROCESSADAS COM ADV.
Neste status, encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas com advertência pelo mesmo.
No Placar exibirá as transações processadas dos 30 dias anterior da Data da maquina.
REJEITADAS
É um agrupamento das transações
Rejeitadas
Rejeitadas por Intervenção
Falha de Comunicação
Erro no Servidor
Transações que ficam com esta situação são aquelas que foram enviadas para o ambiente do eSocial e foram rejeitadas por algum motivo. Sempre que no Placar o status "Rejeitadas" estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações estão neste status. Para verificar o problema, é necessário clicar no ícone (Retorno eSocial), o qual exibirá a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da transação em questão. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone
(Reagendar), para que seja realizado um novo envio ao ambiente do eSocial.
REJEITADAS POR INTERVENÇÃO
Neste status ficam as transações que precisam ser realocadas temporariamente como forma de contingência. Geralmente ocorre quando elas retornam como "Pendentes" ou "Rejeitadas" e por algum motivo o usuário não tem a informação necessária para sanar a pendência e enviar ao eSocial. Neste caso, pode ser utilizado este recurso pelo ícone para não impedir a continuidade do envio das de mais transações, ficando como responsabilidade do usuário retornar a estas pendências posteriormente e providenciar a correção e envio das mesmas.
FALHA DE COMUNICAÇÃO
Transações que são reportadas por alguma falha de comunicação com o servidor do portal do eSocial ou certificado digital.
ERRO NO SERVIDOR
Transações com erro no servidor do portal do eSocial.