Última modificação em: 26/03/2024
Rotina de Portabilidade
Implementamos no sistema Cloud uma nova e aprimorada opção para portabilidade, agora integrada à área de trabalho do eSocial. Essa nova funcionalidade foi desenvolvida para simplificar e agilizar o processo de transferência de dados entre empresas, dividindo-se em duas etapas fundamentais:
Dados para Gerar Eventos S-2200 e S2300 – Nova Empresa com Informações no eSocial: Agora, os dados podem ser inseridos manualmente ou através do botão "Carregar Dados para Gerar S-2200 e S-2300". Ao clicar nesse botão, uma mensagem de confirmação será exibida: "Deseja inserir dados para a portabilidade?". Após a confirmação, os dados serão automaticamente carregados na tela, buscados do cadastro de funcionários. Além disso, oferecemos a opção de importação por leiaute variável.
Gerar S-2200 e S-2300 – Nova Empresa com Informações no eSocial: Essa opção foi criado para gerar as transações diretamente a partir dos dados inseridos na nova tabela, para a área de trabalho do eSocial, como processadas.
Importante: A geração de portabilidade é recomendada exclusivamente para empresas que venham de transferência de escritório, com dados já registrados no portal do eSocial. Caso a empresa tenha novos registros de funcionários que precisem ser admitidos por meio do envio dos eventos S-2200 ou S-2300 para o portal do eSocial, a rotina de portabilidade não deve ser utilizada. Portanto, o processo recomendado é realizar a portabilidade primeiro e, em seguida, proceder com os novos registros de trabalhadores da empresa.
Primeira Etapa: Criamos uma nova tabela localizada junto a área de trabalho do eSocial, na opção Facilitadores \ Portabilidade - Transferência de Escritório \ Cadastro S-2200 e S-2300 sistema anterior.
Está tabela contém os principais dados para geração dos eventos S-2200 e S-2300 do eSocial.
Os dados obrigatórios são: CPF do trabalhador, data de Admissão e Leiaute do eSocial.
Os dados poderão ser importados do cadastro do empregado através do botão Carregar dados para gerar S-2200 e S-2300, que ao clicar carregará a mensagem “Serão inseridos dados para a portabilidade, confirma?” tendo as opções Sim e Não. Caso seja confirmado, irá carregar os dados automaticamente nesta tela.
Importante: Para Diretores e Estagiários que possuem matrícula informada no portal do eSocial deve ser informado leiaute a partir do Simplificado para evitar erros nos envios das transações periódicas. E nos casos que não possui matrícula no portal do eSocial deve usar o leiaute 2.05.00 (NT 15/2019).
Os demais dados são de preenchimento facultativo, porém importantes para fins de controle interno.
Importante:Caso seja necessário atualizar o recibo da transação, ou da versão do leiaute essa manutenção pode ser realizada por esta tela.
Segunda Etapa: Disponibilizado o utilitário "Gerar/Atualizar S-2200 e S-2300 sistema anterior": localizado também junto à nova área de trabalho do eSocial.
Ao marcar os eventos e executar esse utilitário é gerado as transações S-2200 e S-2300 para as Processadas na área de trabalho do eSocial dentro do sistema Questor, mesmo sem recibo informado na tabela anterior, deixando o cadastro do funcionário pronto para os demais envios mensais
Importante:
Se a data de admissão informada na tabela for diferente da constante no cadastro do empregado, nenhuma transação será gerada.
Também pode fazer a Atualização dos recibo e leiaute de transações enviadas para processadas manualmente ou automaticamente, caso haja necessidade, bastando apenas alimentar os dados do trabalhador na nova tabela e executando o utilitário.