Última modificação em: 05/01/2024
Implantação Saldos Contábeis Tipo Balanço
A implantação de saldo ocorre quando um novo cliente é integrado ao escritório. Para execução desse processo, que é realizado após a configuração da empresa para o Contábil, será necessário acessar a rotina Operações \ Facilitadores \ Implantação Saldos Contábeis Tipo Balanço, informar os campos obrigatórios para o cadastro, Código Moeda e Tipo Lançamento, e abaixo na grid irá carregar o plano de contas separados em duas colunas, sendo na primeira as contas do Ativo e na segunda as contas do Passivo.
A inserção dos dados deve coincidir com a data de encerramento do balanço ou balancete anterior, conforme registrado pelo escritório anterior do cliente.
1. Filtros
Filial: Esse campo é preenchido automaticamente com a filial que você usou para fazer o login no Cloud.
Código Moeda: Esse campo serve para definir qual o tipo da moeda que será usada na implantação dos saldos.
Data Saldo: Esse campo mostra o dia anterior à data de início do exercício social da empresa configurada.
Tipo Lançamento: Esse campo permite escolher entre as opções Normal, Fiscal e Societário para o tipo de lançamento.
2. Ativo e Passivo
Após informar os filtros e executar a rotina, haverá duas colunas com os dados do Plano de Contas: as contas do Ativo na primeira coluna e as contas do Passivo na segunda coluna.
Nas contas Analíticas de ambas as colunas, você pode editar os campos Natureza Saldo, alternando entre as opções Débito e Crédito, e o campo Valor Saldo, inserindo o valor para a implantação do saldo. Para ver a totalização nas contas Sintéticas, você precisa salvar os dados de cada coluna individualmente.
Para visualizar outras contas do plano (Ativo e Passivo), você pode usar as ações abaixo da grid, que permitem aumentar a visualização em até 500 itens por coluna ou também pode navegar entre as páginas de cada coluna individualmente.
IMPORTANTE: A ação de salvar é individual por coluna, com isso, se as alterações de saldos forem efetuadas na coluna do Ativo será necessário salvar no ícone posicionado acima da coluna e na coluna do passivo também haverá o ícone para salvar as alterações efetuadas.