Última modificação em: 12/12/2023

ECD - Manutenção de Dados do Plano de Contas Anterior (I157)

ECD - Manutenção de Dados do Plano de Contas Anterior (I157)

Qual a finalidade deste registro?

O registro I157 tem como finalidade informar as transferências de saldos das analíticas do plano de contas anterior para as contas analíticas do plano de contas novo, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta analítica antiga para a conta analítica nova nos registros I200 e I250. 

No sistema Questor Cloud, os campos para preenchimento deste registro estão disponíveis na rotina: Obrigações \ SPED Contábil \ ECD - Manutenção de Dados do Plano de Contas Anterior (I157)

Ao abrir a rotina, os campos disponíveis para preenchimento são:

Filial: Informar a filial correspondente;

Competência: Informar a competência para geração do I157;

Processamento: Informar o tipo de processamento, sendo duas opções disponíveis:

  • Manual: É possível realizar o preenchimento das informações de forma manual;
  • Arquivo ECD: É possível importar um arquivo ECD para relacionamento automático.

Sugeir Valores: Esse campo irá habilitar quando o campo processamento estiver selecionado a opção Arquivo ECD. Poderá escolher duas opções:

  • Quando Saldo Inicial, o sistema percorrerá no arquivo os registro I150 procurando o registro I150 de mesma competência informada nos parâmetros, caso localizado irá sugerir valores do campo saldo Inicial do I155 do arquivo para a conta localizada com descrição semelhante ao do plano atual da empresa.
  • Quando Saldo Final, o sistema percorrerá no arquivo os registro I150 procurando o registro I150 da competência imediatamente anterior a data de início do exercício da empresa no módulo contábil, caso localizado irá sugerir valores do campo saldo final do I155 do arquivo para a conta localizada com descrição semelhante ao do plano atual da empresa

Caminho do Arquivo: Selecionar o arquivo, para que o sistema sugira as contas manutenções do plano de contas anterior.

Opção de Processamento Manual - Sem Arquivo Selecionado

Ao executar a rotina de forma manual, o sistema demonstrará conforme abaixo:

Como realizar o cadastro?

Ao carregar o plano de contas deve clicar em cima da conta que deseja inserir a conta do plano anterior.

Após clicar em cima da conta rolar até a parte do detalhe, e clicar no ícone de inserir   

Ao clicar no ícone de inserir irá abrir o modal para cadastrar as informações relacionadas a conta selecionada.

Conta Contábil: Busca automático conforme a seleção já efetuada pelo usuário; 

Sequência: Busca de forma automático, conforme a quantidade de registros cadastrado para a conta contábil;

Classificação Contábil Plano Anterior: Informar a classificação contábil do plano anterior;

Conta Contábil Plano Anterior: Informar o código da conta contábil do plano anterior;

Descrição Conta Contábil Plano Anterior: Informar a descrição da conta contábil do plano anterior;

Natureza Saldo: Informar a natureza do saldo;

Valor do Saldo Inicial: Informar o saldo inicial da conta contábil; Busca automático se a conta já estiver com saldo

Data Saldo: Busca de forma automática a data do período anterior.

Após realizar o preenchimento das informações, é necessário clicar em salvar, e para fechar o modal clicar em Sair.

Pode ser inserida mais de uma conta contábil, apenas realizar mesmo procedimento novamente que irá gerar uma segunda sequência.

Como conferir o cadastro?

Para carregar as informações cadastradas no modal é preciso executar a rotina novamente e atualizar o Grid Detalhe no ícone

Observação: A informação do preenchimento ficará disponível no cadastro detalhe Plano de Contas Anterior I157 da conta contábil no plano específico:

Opção do Processamento Manual - Arquivo Selecionado

É possível pelo Processamento Manual selecionar um arquivo ECD para facilitar a busca das contas contábeis. 

Como o sistema irá sugerir as informações?

Ao clicar na ação de adicionar nos detalhes a conta Descrição Conta Contábil Plano Anterior terá uma Lupa que irá carregar o plano com as contas conforme o arquivo selecionado:

Ao selecionar a conta para o referenciamento irá preencher os campos:

Classificação Contábil Plano Anterior

Conta Contábil Plano Anterior

Descrição Conta Contábil Plano Anterior

Após, segue o mesmo fluxo ao realizar o referenciamento manual, salva o cadastro e para visualizar deve ser executada a rotina novamente.

Observação: Ao selecionar um arquivo, as contas sempre ficarão gravadas para seleção na Lupa. Apenas irá alterar se selecionar outro Arquivo com contas diferentes. 

Opção do Processamento - Arquivo ECD

Ao utilizar a opção Arquivo ECD, será carregada as contas já sugeridas no Grid detalhes:

Para verificar os relacionamentos de maneira individual é preciso selecionar a conta no plano de contas, e irá apenas buscar as contas daquele relacionamento.

Para salvar as contas, é preciso realizar uma alteração no Grid para que a ação salvar habilite.

Após clicar em salvar, é preciso executar novamente a rotina para visualizar.

Exclusão de Relacionamentos

Para excluir um cadastro é preciso clicar na conta no Grid Detalhe e utilizar o ícone vai excluir todas as contas cadastradas para uma conta contábil.

Exclusão em Lote dos Relacionamentos

Ao executar a rotina e carregar o plano de contas, no ícone Mais ações, estará disponível a ação Excluir em Lote

 

Ao clicar nesta ação irá abrir um Modal para que o usuário possa inserir o período que deseja realizar a exclusão. 

Observação: Sempre se atentar que ao utilizar a opção com Arquivo ECD, a exclusão deve ser do mês anterior ao período de início do exercício social da empresa.

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