Última modificação em: 21/05/2024
S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
O Trabalhador com CPF : XXXXXXXXXXX e Matrícula: XXX consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração. Ação Sugerida: Verificar se a falta de informação é decorrente de dificuldades operacionais ou se é possível efetuar a regularização. |
Causa:
Este erro ocorre, pois o Trabalhador com CPF : XXXXXXXXXXX e Matrícula: XXX, esta com a situação ATIVO no portal do eSocial e não foi enviado a sua remuneração evento S-1200 (Remuneração de trabalhador vinculado ao Reg. Geral de Previdência Social).
Correção:
Para correção deste erro você deverá verificar qual a situação deste trabalhador no Questor.
Funcionário está Afastado
Afastado - Verificar em Operações \ Folha de Pagamento \ Manutenção de Contratos opção Afastamentos e identificar qual o afastamento que não foi enviado para o portal do eSocial. No afastamento ir em editar para abrir as informações do afastamento e selecionar o ícone do XML (gerar evento eSocial) e SIM na mensagem deseja enviar a transação para o eSocial. Aguardar a geração da S-2230, reagendar a S-1299, e aguardar o processamento das transações.
Importante: Realizar a conferência se esta transação do Afastamento não está em Rejeitadas por Intervenção ou Excluídas não Processadas antes de gerar a nova S-2230.
Funcionário está Demitido
Rescisão/Demitido - Verificar em Operações \ Folha de Pagamento \ Rescisão opção Área de Trabalho de Rescisão, dentro das rescisões acessar a opção Rescisões/Rescisão normal/complementar e localizar a Rescisão que não foi enviado para o portal do eSocial. Na Rescisão selecionar o ícone do XML (gerar evento eSocial) e SIM na mensagem deseja enviar a transação para o eSocial. Aguardar a geração da S-2299, após reagendar a S-1299, e aguardar o processamento das transações.
Importante: Realizar a conferência se esta transação de rescisão não está em Rejeitadas por Intervenção ou Excluídas não Processadas antes de gerar a nova S-2299.
Funcionário está Ativo
Ativo - Verificar em Operações \ Folha de Pagamento \ Cálculo opção Consulta Envelope e localizar a Folha de Pagamento deste trabalhador se a mesma encontra-se calculada. Recalcular esta Folha de pagamento e gerar a Transação S-1200 deste trabalhador clicando no ícone (Gerar Evento eSocial). Aguardar a geração e acompanhar processamento da S-1200, após reagendar a S-1299, e aguardar o processamento das transações.
Importante: Realizar a conferência se esta transação S-1200 não está em Rejeitadas por Intervenção ou Excluídas não Processadas antes de gerar a nova S-1200