Última modificação em: 21/05/2024
S-1200 (A categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional do eSocial)
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Erro:
Obs.: A categoria informada no erro pode variar de acordo com cada situação.
Conferência dos dados
No menu: Obrigações \ Folha de Pagamento \ eSocial na opção Área de Trabalho eSocial no Questor, selecionando a transação S-1200 rejeitada, no lado superior direito ‘alterações do sistema’ é possível identificar a qual contrato essa transação se refere.
Funcionários
Em caso de Funcionário ou Sócio, localizar a categoria informada no cadastro em Operações \ Folha de Pagamento \ Contratos Funcionários, buscar o contrato com a S-1200 rejeitada, editar e conferir no campo Categoria eSocial se a categoria é a mesma que está informada no portal do eSocial.
Terceiros
Em caso de Terceiros, localizar a categoria informada no cadastro em Operações \ Folha de Pagamento \ Terceiros na opção Cadastro Terceiros, buscar o terceiro com a S-1200 rejeitada e editar o cadastro dele, conferir no campo Categoria eSocial se está informada a categoria correta.
Correção
Identificando que o código da categoria está incorreto, alterar para o código correto, salvar a alteração e reagendar a transação S-1200 rejeitada.