Última modificação em: 22/11/2023
RELACIONAMENTO DE XML PARA CADASTRO DOS HISTÓRICOS DE SALÁRIO, CARGO, ESCALA, SINDICATO, SITUAÇÃO, EXAMES/ASO E REMUNERAÇÃO.
Pré-requisitos:
- Estar na versão 23.11.0.0 ou superior;
- Apenas serão importados os XML dos eventos S-2206 e S-2306, S-2205, S-2230, S-2210, S-2220, S-1010, S-2299, S-2399 e S-1200 que se referem a inclusão e alteração, XML de exclusão não serão importados.
- Apenas serão importados os XML da empresa selecionada no F7. Arquivos cujo número de inscrição do empregador seja diferente da empresa selecionada serão ignorados pela rotina.
— Para a correta gravação dos registros ao final do processo é necessário que a empresa seja previamente cadastrada no módulo Gerenciador de empresa, configurada no módulo Folha de Pagamento, e já esteja cadastrada a admissão dos funcionários, que pode ser feita pela Importação do XML do evento S-2200 para Cadastro das Admissões.
- Não pode ser configurada as Configurações Iniciais do eSocial no sistema, antes de fazer a importação dos XML. Apenas após ter a importação concluída e gravada poderá ser feita essa configuração.
— Nessa rotina também poderão ser importados os xml do S-1030. No momento a importação será apenas para consulta dos dados dos cargos enviados ao eSocial.
Como funciona a rotina?
Acessar a nova rotina localizada no Menu: Áreas de trabalho/Importação XML.
Relacionamento: Nessa tela será feito o relacionamento do cargo, escala, sindicato, situação e exames entre os dados importados do XML e os dados do sistema.
Cargo: Nesta etapa é necessário informar o cargo do sistema que seja compatível com o cargo do xml. Apenas o campo ‘Cargo relacionado’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o cargo relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Sequência: Ordenação dos XMLs
Cód. Cargo XML: Código do cargo no eSocial, que foi extraído do XML
Nome Cargo: Nome do cargo no eSocial, que foi extraído do XML. Para os XML que se referem ao leiaute 2.05 ou anterior do eSocial, não terá o nome no xml.
Cód. CBO XML: Código do CBO do cargo no eSocial, que foi extraído do XML. Para os XML que se referem ao leiaute 2.05 ou anterior do eSocial, não terá o CBO no xml.
Cargo relacionado: Informar o código do cargo do sistema que seja compatível com o cargo trazido do XML, verificando se o CBO é o mesmo. OBS: Caso ainda não possua o cargo cadastrado no sistema, é necessário acessar a rotina Cadastros/Cargos/Cargos e efetuar o cadastro.
Descrição: Descrição do cargo selecionado.
CBO 2002: CBO do cargo selecionado.
Escala: Nesta etapa é necessário informar a escala do sistema que seja compatível com a escala do xml. Apenas o campo ‘Escala relacionada’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o cargo relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Sequência: Ordenação dos XMLs
Quantidade de horas: Quantidade de horas semanais extraída do XML.
Tipo de jornada: Código da jornada extraída do XML.
Tempo parcial: Código extraído do XML.
Jornada: Descrição da jornada de trabalho extraída do XML.
Detalhe Horário: Horário extraído do XML. Para os xml importados que são do leiaute 2.05 ou anterior, não possuirá essa informação.
Escala relacionada: Informar o código da escala do sistema que seja compatível com o cargo trazido do XML. OBS: Caso ainda não possua a escala cadastrada no sistema, é necessário estar acessando a rotina Cadastros/Horários/Escala e efetuar o cadastro.
Descrição: Descrição da escala selecionada.
Sindicato: Nesta etapa é necessário informar o sindicato do sistema que seja compatível com o sindicato do xml. Apenas o campo ‘Sindicato relacionado’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o cargo relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Sequência: Ordenação dos XMLs
CNPJ Sindicato: CNPJ do sindicato extraído do XML.
Sindicato Relacionado: Informar o código do sindicato do sistema que seja compatível com o sindicato trazido do XML. OBS: Caso ainda não possua o sindicato cadastrado no sistema, é necessário estar acessando a rotina Cadastros/Sindicatos/Sindicatos e efetuar o cadastro.
Nome: Nome do Sindicato selecionado.
Situação: Nesta etapa é necessário informar a situação do sistema que seja compatível com a situação do xml. Apenas o campo ‘Situação’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o cargo relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Afastamento eSocial: Código do afastamento no eSocial, que foi extraído do XML
Descrição do Afastamento: Nome do afastamento no eSocial, que foi extraído do XML.
Situação: Informar o código da situação do sistema que seja compatível com o cargo trazido do XML.
Descrição: Descrição da situação selecionada.
Exames: Nesta etapa é necessário informar o código do responsável pelo PCMSO do sistema que seja compatível com o responsável do XML. Apenas os campos ‘Responsável’, ‘Contrato do Empregado’ e ‘Código terceiro’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o cargo relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
CPF Responsável: CPF do responsável, que foi extraído do XML
Nome Responsável: Nome do responsável, que foi extraído do XML.
Número Insc Responsável: Número da Inscrição do responsável, que foi extraído do XML.
UF: UF da inscrição do responsável.
Responsável: Informar qual é o tipo do responsável. 1 - Funcionário; 2- Terceiro.
Contrato do Empregado: Preencher o campo quando o responsável for 1 - Funcionário. Deve ser informado um contrato de empregado que tenha um conselho profissional registrado.
Descrição: Nome do Empregado selecionado.
Código Terceiro: Preencher o campo quando o responsável for 2 - Terceiro. Deve ser informado um contrato de terceiro que tenha um conselho profissional registrado.
Nome: Nome do terceiro selecionado.
Rubrica: Nesta etapa é necessário informar o evento do sistema que seja compatível com a rubrica do xml. Apenas o campo ‘Evento’ poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Importante: Na importação dos S-1010 no qual a Descrição da Rubrica, Natureza da Rubrica, Tipo da Rubrica e as Incidências da Rubrica são as mesma do cadastro do evento no sistema Questor, o relacionamento será feito de forma automática, nos demais casos que as informações são diferentes, será necessário realizar o relacionamento manualmente.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado o evento relacionado do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’ ou ‘Automático’.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs
Código Rubrica XML: Código da Rubrica no eSocial, que foi extraído do XML
Data: Data de envio do evento S-1010, que foi extraído do XML.
Descrição Rubrica XML: Descrição da Rubrica, que foi extraído do XML.
Natureza Rubrica XML: Natureza da Rubrica, que foi extraída do XML.
Tipo Rubrica: Tipo da Rubrica, que foi extraído do XML.
Incidência Previdência Social XML: Incidência de INSS, que foi extraído do XML.
Incidência IRRF XML: Incidência de IRRF, que foi extraído do XML.
Incidência FGTS XML: Incidência de FGTS, que foi extraído do XML.
Evento: Informar o código do evento, que está cadastrado no sistema Questor.
Descrição: Descrição do evento, que está cadastrado no sistema Questor.
Desligamentos: Nesta etapa é necessário informar o código da Causa da Demissão que seja compatível com o Motivo Desligamento do XML. Apenas o campo ‘Causa Demissão’, poderá ser editado, os demais campos serão de preenchimento automático com base no que consta no XML.
Tipo de relacionamento: Esse campo é preenchido de forma automática, após ser informado a Causa Demissão do sistema, o campo passará a ficar com a informação ‘Manual’.
Empresa: Código da empresa, que foi extraído do XML.
Razão Social: Nome da empresa, que foi extraído do XML.
Motivo Desligamento eSocial: Código do Motivo de desligamento, que foi extraído do XML.
Descrição: Descrição do motivo de desligamento, que foi extraído do XML.
Causa Demissão: Código da Causa da Demissão do sistema.
Descrição: Descrição da Causa de Demissão do sistema.