Última modificação em: 17/06/2020
Consulta de Logs
Esta consulta apresenta os LOGs (registros de eventos relevantes) dos processos executados em todos os módulos do Questor (parâmetros), bem como dados excluídos através de cadastros e operações realizadas. Sendo o objetivo principal auxiliar clientes e suporte no entendimento dos fatos ocorridos, que possam ter ocasionado algum eventual problema de perda de dados ou outras situações do dia-a-dia.
Também permite monitorar as atividades desenvolvidas pelos usuários, dirimindo dúvidas em relação a processos executados.
Destaca-se a importância de todos os usuários do Questor acessarem o sistema com seu nome, ou seja, duas pessoas jamais utilizarem um mesmo usuário.
Desta forma poderemos através do LOG saber quem executou determinado processo, e qual a data e hora da execução.
É localizada pelo ícone (Mostrar Logs) ou pelo atalho Shift+Ctrl+Alt+L em diversas telas.
Data Inicial/Final: São opcionais, deve-se utilizar quando o objetivo é verificar somente LOG de um determinado período.
Módulo: Deve-se utilizar para consultar somente determinados módulos. Operações realizadas pelo nSQL são gravadas como Gerenciador de Empresas. Rotinas disponíveis em mais de um módulo (exemplo DIRF), são gravadas para o módulo que foi executado, ou seja, pode ser Arquivos Magnéticos, Folha de Pagamento ou Fiscal.
Nome do Menu: Quando deseja-se avaliar uma única rotina do sistema.
Exemplo: Rotina de Calculo de Férias, informar nFpaDMReciboFerias que é o nome interno (Ctrl+Enter), sem a letra T.
Operação: Quando se deseja pesquisar somente processos executados, por exemplo. Cada tipo de operação apresenta um resultado diferente no campo “Registros Afetados”.
Abaixo segue uma lista dos tipos e o que o valor representa:
- Execução: Apresenta a quantidade registros alterados no banco de dados pela execução de um processo.
- Alteração Estrutura: Apresenta o resultado de uma alteração DML do banco de dados executada fora da conversão.
- Seleção: Apresenta o resultado(registros) de uma seleção(select).
- Cadastro Exclusão/Alteração/Inserção: Apresenta o resultado de uma operação feita via cadastro.
- Abrir: Quando possui um nome interno indica a quantidade de ações (teclas, clicks) feitas pelo usuário em um determinado cadastro/consulta/processo. Quando em branco o registro se refere a abertura do módulo e o valor representa a quantidade total de registros movimentados.
- Processo Salvar: Ao clicar em salvar de um processo, caso o resultado seja 1 significa que salvou com sucesso, caso seja 0 significa que o processo de salvar gerou um erro(exceção).
- Transação: Indica a quantidade de registros alterados por uma transação.
- Execução Ação: Indica a execução de uma Ação de um processo. O resultado em 1 significa sucesso, 0 significa que houve um erro.
Após preenchidos os parâmetros para consulta, clicar em ou F9.
A consulta será apresentada da seguinte forma:
Possibilitando a identificação do usuário, operação executada, data e hora do registro e também a quantidade de campos afetados.