Última modificação em: 29/04/2024
Este erro ocorre na validação do arquivo no programa da SEFIP.
Conferências
1º Situação: Acessar o menu: Configurações/Configurador Inteligente
Aba Filial
Conferir na aba Filial o campo Tabela GPS e Tabela GPS outra empresa para saber qual código da tabela de GPS esta sendo usada.
Aba GPS
Após acessar a aba GPS para verificar qual a data de cadastro dessa tabela de GPS, a qual não pode ser posterior ao período/Mês que estou gerando a SEFIP.
Solução:
Ao perceber que a GPS vinculada a Filial possui data posterior ao mês que estou gerando meu arquivo SEFIP, é possível resolver criando uma nova GPS com data correta, ou então verifiquei se já existe uma GPS cadastrada com data anterior, ou seja, com data correta para gerar a SEFIP desse período.
Em seguida, vincule essa GPS na aba Filial, no campo Tabela GPS e Tabela GPS outra empresa, salve as alterações e gere a SEFIP novamente.
É importante ressaltar que esse erro ocorrer, para gerações de SEFIP retroativas, onde a GPS na época não é a mesma vinculada hoje. Portanto, é necessário fazer o ajuste da GPS na configuração da Filial para gerar o arquivo corretamente, conforme mencionado acima.
Após realizar o ajuste da GPS na configuração da Filial e gerar a SEFIP, você pode voltar a vincular a GPS atual no cadastro da Filial para os próximos cálculos, se necessário.
2º Situação: Acessar o menu: Configurações/Configurador Inteligente
Aba filial e conferir o campo ‘Centralização FGTS’ que deve estar configurado como Centralizada.
Centralizada: Existe a possibilidade de centralizar recolhimento de FGTS de várias filiais em um único recolhimento, para isso, o usuário deverá selecionar as opções centralizada/centralizadora. A opção centralizada determina ao sistema que os valores serão recolhidos juntos com os valores de outras filiais. Para esta situação obrigatoriamente precisamos ter uma filial configurada como centralizadora. Sempre que selecionarmos a filial como centralizada o sistema abrirá novo campo solicitando qual será a filial centralizadora.
Solução:
Alterar o campo Centralização FGTS para Independente, caso não tenha uma filial centralizadora para informar.
3º Situação: Para empresas com Alocação em Tomador de serviço ou Obra acessar o menu: Terceiros/Outras Empresas/Configurações Outras Empresas
Buscar a outra empresa de alocação dos funcionário e conferir o campo 'Imposto FGTS' que deve estar com o mesmo código de imposto que estou utilizando para geração do arquivo SEFIP no menu: Arquivos/SEFIP-FGTS Digital.
Importante: Lembrando que se minha alocação é em Tomador de serviço o código deve ser o 150, e se a alocação for em Obra deve ser o 155.
Após os ajustes, salvar a alteração e gerar o arquivo SEFIP novamente.