Última modificação em: 05/11/2020
CONSULTAS PERSONALIZADAS
É possível gerar uma consulta de acordo com a necessidade, sendo apresentados os dados em formato de colunas ou gráficos. Para efetuar a geração, deve ser acessado o menu: Consultas \ Consultas Personalizadas \ Gerador de Consultas.
GERADOR DE CONSULTAS PERSONALIZADAS
Acessando pela primeira vez a rotina, o sistema demonstrará o gerador da seguinte forma:
Posição: Ao executar F3 (Nova Consulta), o sistema irá sugerir como sequência a numeração "0”. Dessa forma, o cliente pode definir a ordem que a consulta será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Nome do arquivo: Esse nome deve ser informado sem espaços. Será o nome do arquivo salvo dentro da pasta de instalação do Questor, no caminho: C:\nQuestor\Usuario\Consultas\.
Descrição Menu: Como a nomenclatura já auto sugere, a descrição informada nesse campo é a que será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
MAIS OPÇÕES
Essa opção define o modo de exibição do Gerador das Consultas. Basicamente, define o nível de complexidade da consulta que está sendo elaborada. Essa opção se alterna de Mais Opções a Menos Opções.
Criação da tabela: O primeiro passo é selecionar qual ou quais tabelas o sistema buscará a informação, para apresentar na consulta.
Descrição: É a descrição do cadastro do sistema de onde pretende-se extrair os dados da consulta.
Nome Customizado: Este campo tem a finalidade de unificar campos com a mesma função, porém de tabelas diferentes.
Filtro: Essa opção é para a definição dos campos que serão os filtros (parâmetros) das consultas. Exemplo:
Dado: Nessa opção, o cliente define o que deseja listar como “dado” na consulta. Tudo o que for marcado de cada cadastro, será gerado na grid da consulta personalizada.
Negativar: Essa opção tem por objetivo negativar valores, como a própria nomenclatura já auto sugere. Podemos citar como exemplo uma consulta criada com fim específico, para saber a quantidade de compra — quantidade de venda de um determinado produto. Ao selecionar as entradas para o campo “Quantidade”, o cliente assinala a opção “Negativar”, e para as saídas, não marca. Assim, ao gerar a consulta, marcando a opção “Totalizar” no rodapé, o sistema automaticamente calculará a quantidade líquida obtida para o produto.
Somar, contar, mínimo, máximo e média: Todas as funções funcionam da mesma forma. Os dados são trazidos do banco de dados, agrupados por todos os outros campos da seleção que não contenham uma destas opções. Exemplo: se selecionado o campo “Data Lançamento de Entrada” como um dado, e o campo “Valor Contábil” com o tipo “Somar”, totalizará no banco de dados os valores contábeis agrupados pela data do lançamento. Se no campo “Valor Contábil” fosse selecionada a opção “Contar”, contaria a quantidade de registros por data do lançamento; Se no campo “Valor Contábil” fosse selecionada a opção “Mínimo”, traria o menor valor encontrado no banco por data do lançamento; Se no campo “Valor Contábil” fosse selecionada a opção “Máximo”, traria o maior valor encontrado no banco por data do lançamento; Se no campo “Valor Contábil” fosse selecionada a opção “Média”, faria uma média dos valores contábeis por data do lançamento.
Junção: Essa opção deve ser utilizada para informar as junções de campos entre um cadastro e outro. Seu uso somente se dará, caso exista mais de uma ligação entre duas tabelas. Exemplo: Caso o cliente fizer uma consulta no Módulo Fiscal, listando as naturezas (CFOPs) e a descrição da Tabela Contábil dos impostos ICMS, ISS, IPI, entre outros, o sistema ligará os dois cadastros (CFOP e Tabela Contábil) pela (FK). Como sabemos, o cadastro das naturezas possui campos de Tabelas Contábeis. Sendo assim, ele possui várias ligações entre os cadastros da CFOP com o cadastro da Tabela Contábil. Quando o cliente quiser listar as CFOPs, cada um dos impostos com suas respectivas Tabelas Contábeis, a configuração da consulta personalizada se daria da seguinte forma:
No cadastro da CFOP, foi selecionado como “dado”, os campos de Tabela Contábil de ICMS, ISS, IPI e outros. Para esses campos, foi assinalada a opção “Junção”, e no cadastro da Tabela Contábil, foi selecionada a opção “Descrição”. Sendo assim, no cadastro da natureza, o sistema carrega a Tabela Contábil, e a partir da Tabela Contábil, o sistema carrega a descrição de cada uma delas, conforme demonstra a imagem a baixo:
Ao executar a geração da consulta personalizada, o sistema apresenta abas:
ABA - DADOS
Nessa aba, serão listadas as informações configuradas como “dado” no gerador de consultas personalizadas. As colunas da consulta são maleáveis, o que permite que o cliente configure a ordem em que cada uma ficará disposta no grid.
A opção acima possui as seguintes opções e funcionalidades disponíveis:
Novo Gráfico – É possível gerar gráficos com base nos dados gerados;
Preview – Gera o relatório dos dados listados na grid;
Editar – Permite copiar dados e exportar informações para outros arquivos;
Formatar – Ajusta o tamanho das células da grid;
Exportar – Exporta os dados da grid para os formatos XLSX, XML, PDF, CSV, HTML, texto e Excel;
Exibir – Permite ao cliente, exibir informações de rodapé, grupo, e pesquisa rápida.
Para exibir estas opções basta clicar com o botão direito do mouse em cima do relatório emitido.
ABA - GRÁFICO
Nessa aba, serão listadas as informações configuradas como “dado” no gerador de consultas personalizadas. As colunas da consulta são maleáveis, o que permite que o cliente configure a ordem em que cada uma ficará disposta no grid.
ABA - TABELAS DINÂMICAS
Tabelas Dinâmicas, possibilitam ao cliente, agrupar e resumir grandes quantidades de dados, visando facilitar a análise e a apresentação das informações/dados. No Questor a aba tabela dinâmica é apresentada da seguinte maneira: