Última modificação em: 19/09/2022
Consultas Personalizadas
Gerador de Consultas Personalizadas
A ferramenta de Consultas tem por objetivo facilitar a geração de dados do sistema possibilitando a exportação em variados formatos.
Acessando a ferramenta Gerador de Consultas personalizadas
Caminho: Consultas \ Consultas Personalizadas \ Gerador de Consultas personalizadas
Ao acessar o caminho, ficará disponível a seguinte tela:
Menu de Cadastro
Posição:
No campo Posição, defina um número para ordenação, que será feita em ordem crescente.
Ex: 0 (zero) – Topo da Lista; 19 (dezenove) – Fim da Lista
Nome do Arquivo
Nome do Arquivo trata-se do que chamamos de “Nome Interno”, refere-se ao nome do arquivo salvo dentro da pasta de instalação do Questor no caminho padrão C:\nQuestor\Usuario\Consultas\.
Não pode conter espaços nem acentuações.
Descrição Menu
Como a nomenclatura já auto sugere, a descrição informada nesse campo é a que será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.
Modo
Dispomos de 3 opções:
Padrão: Modo que será desenvolvido no decorrer deste manual.
SQL: Necessário conhecimento em SQL. Dúvidas sobre essa opção, reportar ao suporte de Relatórios / Banco de dados.
Power: Necessário conhecimento na ferramenta nReport. Dúvidas sobre essa opção, reportar ao suporte de Relatórios / Banco de dados.
Criando a consulta
Basicamente a consulta pode ser feita apenas selecionando as tabelas e seus respectivos campos
Tabela:
Campos:
É possível também identificar as opções:
Encontrar / Limpar – Pesquisar campos da tabela selecionada / limpar pesquisa.
Mais Opções – Ao selecionar serão liberadas mais opções de filtro (explicação abaixo)
Ordem Tabelas – Ordena as tabelas de acordo com a seleção
Nesse exemplo, serão listados os dados de acordo com a respectiva ordem: Empresa, Funcionário, Salário, Contrato.
Selecionando os Campos:
Descrição
Descrição do campo referente à tabela selecionada
Nome Customizado
Informando um nome customizado, será possível fazer uma junção de campos.
Ex.:
Nome customizado: Nome e CPF
Resultado na impressão:
Filtro
Marcando essa opção, será definido o campo como Filtro (Parâmetro)
Ex.: Filtro de Empresa / Filtro de Contrato – onde poderá ser gerado apenas uma empresa ou até mesmo um contrato em específico
Dado
Efetivamente, o que for marcado com essa opção será listado na GRID da Consulta Personalizada
Exemplo prático:
Gerando a Consultas
Após a seleção dos campos a serem gerados, fica disponível o campo Salvar e Pré-visualizar
Após selecionar os parâmetros, a consulta pode ser gerada ou pelo atalho F9 ou clicando no ícone de execução
Instruções Importantes
Gerar Demitidos Sim/Não:
Para que esse parâmetro fique disponível, basta selecionar qualquer campo da tabela Contrato, geralmente utilizado apenas o campo Empresa como filtro.
Exemplo:
No filtro “listar demitidos a partir de” quando necessário apenas a listagem dos ativos, utilizar a data atual.
União das tabelas:
Sempre que for selecionado uma tabela que possua um campo de filtro já selecionado anteriormente em outra tabela, o campo também deverá ser selecionado como filtro
Ex.:
Selecionado campo de filtro Empresa na tabela Empresa.
Ao selecionar o campo Data de Amissão da tabela Contrato por exemplo, o filtro Empresa deverá estar marcado, fazendo assim, o vínculo das duas tabelas.
Tal procedimento deve ser adotado em todas as tabelas com campos iguais.
Listar último histórico:
Os históricos devem ser gerados conforme, geralmente busca-se o histórico mais atual.
Exemplo:
Funcionário com histórico com dois históricos de salário:
1° R$ 1000,00 reais – 01/05/xxxx - admissão
2° R$ 2000,00 reais – 01/10/xxxx – aumento salarial
Caso utilize o filtro MINIMO, será listado apenas o 1° valor.
Caso utilize o filtro MAXIMO, será listado apenas o valor 2° valor.
Caso utilize não selecione nenhum dos filtros, será gerado duas linhas para o mesmo funcionário, uma com o 1° valor e outra com o 2°.
Exportação:
Ao gerar a consulta serão listadas as informações configuradas como “Dado”, as colunas da consulta são maleáveis, permitindo a ordenação de acordo com a necessidade.
Clicando com o botão direito temos as seguintes opções disponíveis:
A opção acima possui as seguintes opções e funcionalidades disponíveis:
ABA – Gráfico
Permite ao Cliente gerar gráficos com base nas informações listadas na aba Dados.
ABA – Tabela Dinâmica
Tabelas Dinâmicas possibilitam agrupar e resumir grandes quantidades de dados, visando facilitar a análise e a apresentação das informações/dados.
Exemplo:
Assim que personalizada e salva, a consulta estará disponível para o usuário após realizar logoff do sistema.