Última modificação em: 19/09/2022

Gerador de Consultas Personalizadas

Consultas Personalizadas

Gerador de Consultas Personalizadas

 

A ferramenta de Consultas tem por objetivo facilitar a geração de dados do sistema possibilitando a exportação em variados formatos.

 

Acessando a ferramenta Gerador de Consultas personalizadas

Caminho: Consultas \ Consultas Personalizadas \ Gerador de Consultas personalizadas

 

Ao acessar o caminho, ficará disponível a seguinte tela:

 

Menu de Cadastro

Posição:

No campo Posição, defina um número para ordenação, que será feita em ordem crescente.

Ex: 0 (zero) – Topo da Lista; 19 (dezenove) – Fim da Lista

Nome do Arquivo


Nome do Arquivo trata-se do que chamamos de “Nome Interno”, refere-se ao nome do arquivo salvo dentro da pasta de instalação do Questor no caminho padrão C:\nQuestor\Usuario\Consultas\.

Não pode conter espaços nem acentuações.

 

Descrição Menu


Como a nomenclatura já auto sugere, a descrição informada nesse campo é a que será demonstrada no menu Consultas \ Consultas Personalizadas.

 

Modo

Dispomos de 3 opções:

Padrão: Modo que será desenvolvido no decorrer deste manual.

SQL: Necessário conhecimento em SQL. Dúvidas sobre essa opção, reportar ao suporte de Relatórios / Banco de dados.

Power: Necessário conhecimento na ferramenta nReport. Dúvidas sobre essa opção, reportar ao suporte de Relatórios / Banco de dados.

 

Criando a consulta

Basicamente a consulta pode ser feita apenas selecionando as tabelas e seus respectivos campos

Tabela:

Campos:

 

É possível também identificar as opções:

 

Encontrar / Limpar – Pesquisar campos da tabela selecionada / limpar pesquisa.

Mais Opções – Ao selecionar serão liberadas mais opções de filtro (explicação abaixo)

 

Ordem Tabelas – Ordena as tabelas de acordo com a seleção

Nesse exemplo, serão listados os dados de acordo com a respectiva ordem: Empresa, Funcionário, Salário, Contrato.

 

Selecionando os Campos:

 

Descrição

Descrição do campo referente à tabela selecionada

 

Nome Customizado

Informando um nome customizado, será possível fazer uma junção de campos.

Ex.:

Nome customizado: Nome e CPF

Resultado na impressão:

 

Filtro

Marcando essa opção, será definido o campo como Filtro (Parâmetro)

Ex.: Filtro de Empresa / Filtro de Contrato – onde poderá ser gerado apenas uma empresa ou até mesmo um contrato em específico

 

Dado
Efetivamente, o que for marcado com essa opção será listado na GRID da Consulta Personalizada

 

Exemplo prático:

 

Gerando a Consultas

Após a seleção dos campos a serem gerados, fica disponível o campo Salvar e Pré-visualizar

 

Após selecionar os parâmetros, a consulta pode ser gerada ou pelo atalho F9 ou clicando no ícone de execução

 

Instruções Importantes

Gerar Demitidos Sim/Não:

Para que esse parâmetro fique disponível, basta selecionar qualquer campo da tabela Contrato, geralmente utilizado apenas o campo Empresa como filtro.

Exemplo:

No filtro “listar demitidos a partir de” quando necessário apenas a listagem dos ativos, utilizar a data atual.

 

União das tabelas:

Sempre que for selecionado uma tabela que possua um campo de filtro já selecionado anteriormente em outra tabela, o campo também deverá ser selecionado como filtro

Ex.:

Selecionado campo de filtro Empresa na tabela Empresa.

Ao selecionar o campo Data de Amissão da tabela Contrato por exemplo, o filtro Empresa deverá estar marcado, fazendo assim, o vínculo das duas tabelas.

Tal procedimento deve ser adotado em todas as tabelas com campos iguais.

 

Listar último histórico:

Os históricos devem ser gerados conforme, geralmente busca-se o histórico mais atual.

Exemplo:

Funcionário com histórico com dois históricos de salário:

1° R$ 1000,00 reais – 01/05/xxxx - admissão

2° R$ 2000,00 reais – 01/10/xxxx – aumento salarial

Caso utilize o filtro MINIMO, será listado apenas o 1° valor.

Caso utilize o filtro MAXIMO, será listado apenas o valor 2° valor.

Caso utilize não selecione nenhum dos filtros, será gerado duas linhas para o mesmo funcionário, uma com o 1° valor e outra com o 2°.

 

 

Exportação:


Ao gerar a consulta serão listadas as informações configuradas como “Dado”, as colunas da consulta são maleáveis, permitindo a ordenação de acordo com a necessidade.

Clicando com o botão direito temos as seguintes opções disponíveis:

A opção acima possui as seguintes opções e funcionalidades disponíveis:

    • Preview - Gera o relatório dos dados listados na Grid;
    • Editar - Permite copiar dados e exportar informações para outros arquivos;
    • Formatar - Ajusta o tamanho das células da Grid;
    • Exportar - Exporta os dados da Grid para os formatos XLSX, XML, PDF, CSV, HTML, Texto e Excel;
    • Exibir - Permite ao Cliente exibir informações de rodapé, grupo, e pesquisa rápida.

 

ABA – Gráfico
Permite ao Cliente gerar gráficos com base nas informações listadas na aba Dados.

ABA – Tabela Dinâmica
Tabelas Dinâmicas possibilitam agrupar e resumir grandes quantidades de dados, visando facilitar a análise e a apresentação das informações/dados.

Exemplo:



Assim que personalizada e salva, a consulta estará disponível para o usuário após realizar logoff do sistema.



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