Última modificação em: 12/08/2022
Liberação para Usuário no Sistema
A liberação de determinadas rotinas para os usuários (sejam eles novos ou antigos), dá-se no Módulo Gerenciador de Empresas com o usuário administrador ou outro que não tenha restrições de acesso, ou seja, que detenha os mesmos poderes do usuário administrador.
Acessar o Módulo GERENCIADOR DE EMPRESAS
Cada usuário deve obrigatoriamente pertencer a um grupo, os quais serão utilizados para as permissões do Questor, posteriormente.
Para isso, acessar o menu Utilitários \ Usuários \ Usuários por Grupo
Nesta janela é possível cadastrar novos grupos ou vincular novos usuários aos grupos já existentes.
Posterior ao vínculo do usuário a um grupo ou a identificação de qual grupo o usuário pertence, faz-se necessário definir quais serão as permissões atribuídas a eles.
Para isso, acessar o Menu Utilitários \ Usuários \ Definição de Grupos de Usuários (Níveis)
São as definições realizadas nesta rotina que definem quais previlégios os grupos de usuário terão, podendo classificar estes acessos em apenas leitura das rotinas, acesso completo, inclusão, exclusão e edição dos dados, tendo controle completo sobre cada ação que cada usuário pode ou não fazer nos seus diversos módulos.
Por tratar-se de uma rotina de acessos, a aba a seguir é extramente detalhada e para facilitar a navegação do usuário que realizará a manutenção das liberações, os menus são segmentados pelo nome de cada módulo Gestão Contábil e dentro de cada um dos títulos principais, há as ramificações de acordo com cada subtítulo e suas respectivas funcionalidades.
Um mesmo usuário pode estar relacionado em mais de um grupo. Nesse cenário, para esse usuário serão considerados os privilégios definidos em cada grupo, onde, os privilégios proporcionais serão somados (exemplo 1) e os privilégios inversamente proporcionais será considerado o de menor restrição (exemplo 2).
Exemplo 1: Na tabela de lançamentos contábeis, um determinado grupo fornece o privilégio para alterar e, um outro grupo fornece o privilégio para incluir, o usuário que está relacionado em ambos os grupos, na tabela de lançamentos, terá os privilégios de incluir e alterar os dados dessa tabela.
Exemplo 2: Na tabela de lançamentos contábeis, um determinado grupo não fornece o privilégio de acesso, um outro grupo fornece o privilégio de acesso total, o usuário que está relacionado em ambos os grupos, na tabela de lançamentos, terá o privilégio de acesso total.
As permissões possíveis são:
IMPORTANTE: As opções de Inclusão, Atualização e Exclusão não aparecem para todos os menus, mas apenas nos que sejam relacionados a cadastro de informações.
Conforme a necessidade, assinale os itens que cada grupo terá direito de acesso. Os itens assinalados com o privilégio NENHUM ou NÃO INFORMADO não estarão disponíveis no menu do sistema, ou seja, os usuários não verão a opção no menu, a mesma ficará invisível.
Os clientes que utilizam o controle organizacional e custos, obrigatoriamente devem ter uma senha para cada pessoa, pois em diversas tabelas dos módulos Gestão Contábil, será gravada a data, hora e pessoa que executou determinadas ações. Com isso, o sistema terá condições de fornecer dados, como quem gravou determinado lançamento, quando gravou, quantos gravou, entre outras informações importantes.
Temos ainda, usuários que se conectam remotamente ou ainda, que tenham acesso a uma determinada empresa somente. Para cada situação, o cliente deve avaliar qual a melhor forma de oferecer os acessos e privilégios, sendo o tratamento dessas permissões sempre por grupos de usuários.