Última modificação em: 22/11/2023
GRAVAR DADOS PARA IMPORTAÇÃO DE XML PARA CADASTRO DOS HISTÓRICOS DE SALÁRIO, CARGO, ESCALA, SINDICATO, SITUAÇÃO, EXAMES/ASO E REMUNERAÇÃO.
Pré-requisitos:
- Estar na versão 23.11.0.0 ou superior;
- Apenas serão importados os XML dos eventos S-2206 e S-2306, S-2205, S-2230, S-2210, S-2220, S-1010 e S-2299, que se referem a inclusão e alteração, XML que são de exclusão não serão importados.
- Apenas serão importados os XML da empresa selecionada no F7. Arquivos cujo número de inscrição do empregador seja diferente da empresa selecionada serão ignorados pela rotina.
-Para a correta gravação dos registros ao final do processo é necessário que a empresa seja previamente cadastrada no módulo Gerenciador de empresa, configurada no módulo Folha de Pagamento, e já esteja cadastrada a admissão dos funcionários, que pode ser feita pela Importação do XML do evento S-2200 para Cadastro das Admissões.
- Não pode ser configurada as Configurações Iniciais do eSocial no sistema, antes de fazer a importação dos XML. Apenas após ter a importação concluida e gravada poderá ser feita essa configuração.
-Nessa rotina também poderão ser importados os xml do S-1030. No momento a importação será apenas para consulta dos dados dos cargos enviados ao eSocial.
Como funciona a rotina?
Acessar a nova rotina localizada no Menu: Áreas de trabalho/Importação XML.
Gravar Dados : Nessa tela é onde será feita a gravação dos históricos.
Importante: Serão selecionados automaticamente os registros que estiverem com o status ‘Importar’. Nessa tela não é possível selecionar todos os registros juntos, pois os registros que estiverem com o status ‘Não Importar - Histórico Duplicado’, não devem ser importados. Ficará apenas disponível a opção de desmarcar todos, podendo assim fazer a gravação de apenas um registro. Ao navegar entre as etapas, se os registros com status ‘Importar’ forem desmarcados, eles voltarão a ser marcados automaticamente.
Cargo:
Sequência: Ordenação dos registros.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Data Inicial: Data inicial do histórico
Cód. Cargo XML: Código do cargo no eSocial, que foi importado do XML
Nome Cargo: Nome do cargo no eSocial, que foi importado do XML. Para os XML que se referem ao leiaute 2.05 ou anterior do eSocial, não terá o nome no xml.
Cód. CBO XML: Código do cargo no eSocial, que foi importado do XML. Para os XML que se referem ao leiaute 2.05 ou anterior do eSocial, não terá o CBO no xml.
Cód. Cargo Questor: Código relacionado do sistema.
Cargo Questor: Nome do cargo relacionado.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Cargo Não Relacionado’ é necessário retornar a tela de Relacionamento e informar o código do cargo no campo ‘Cargo relacionado’. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Área de Trabalho/Contratos/Históricos/Cargos, e verificar se o histórico foi criado.
Escala:
Sequência: Ordenação dos registros.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Data Inicial: Data inicial do histórico.
Cód. Escala Questo: Código relacionado do sistema.
Tipo Jornada: Código de jornada. Esse campo ficará habilitado para edição, para os XML importados que estiverem com o Tipo de Jornada que foram descontinuadas do eSocial, é necessário efetuar o ajuste no campo, informando um tipo de jornada válida.
Regime Jornada XML: Código do Regime de Jornada extraído do XML.
Descrição Jornada XML: Descrição da Jornada Extraída do XML.
Tempo Parcial XML: Código extraído do XML.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Escala Não Relacionada’ é necessário retornar a tela de Relacionamento e informar o código da escala no campo ‘Escala relacionada’. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Área de Trabalho/Contratos/Históricos/escalas, e verificar se o histórico foi criado.
Sindicato:
Sequência: Ordenação dos registros.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Data Inicial: Data inicial do histórico.
CNPJ Sindicato: CNPJ do Sindicato extraído do XML.
Cód. Sindicato Questor.: Código relacionado do sistema.
Sindicato: Nome do sindicato relacionado.
OBS: Os campos “Sindicalizado, Desconta Mensalidade Sindical, Desconta Custeio Confederativo, Desconta Taxa Assistencial, Desconta taxa de reversão Salarial, Desconta Contribuição Sindical, Descontou Contrib. Sindical no Ano Admissão” serão preenchidos de forma automática com a opção ‘Não’, sendo possível efetuar manutenção no campo diretamente na grid caso seja necessário incluir a opção ‘Sim’.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Sindicato Não Relacionado’ é necessário retornar à tela de Relacionamento e informar o código do sindicato no campo ‘Sindicato relacionado’. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Área de Trabalho/Contratos/Históricos/Sindicatos, e verificar se o histórico foi criado.
Salário:
Sequência: Ordenação dos registros.
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Razão Social: Nome da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Data Inicial: Data inicial do histórico
Data Efeito: Data efeito do histórico. Caso no XML não tenha a TAG da data efeito, o histórico será criado com a data em branco.
Salário XML: Valor do salário extraído do XML.
Status: Nesse campo possui três status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Área de Trabalho/Contratos/Históricos/Salários, e verificar se o histórico foi criado.
Afastamentos:
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Data Início Afastamento: Data inicial do afastamento.
Data Término Afastamento: Data fim do afastamento.
Qtd. Dias Afastamento: Quantidade de dias do afastamento
Código Motivo Afastamento: Código do motivo do afastamento do XML
Descrição Motivo Afastamento: Descrição do motivo do afastamento do XML
Cód. Situação Questor: Código da situação do sistema, caso seja necessário é possível fazer alteração no campo, informando manualmente o código que desejar.
Descrição Situação: Descrição da situação do sistema
Mesmo Motivo: Informação se o afastamento decorre da mesma doença que gerou o afastamento anterior, dentro de 60 dias, dado do XML.
Tipo Acidente de Trânsito: Tipo Acidente de Trânsito, dado do XML.
Início Período Aquisitivo: Informação do período aquisitivo para afastamento de férias. Para importação de registros de férias processados no leiaute 2.5 do eSocial é necessário informar as datas do período aquisitivo.
Dias Licença Médica: Para afastamentos superiores a 15 dias é necessário informar a quantidade de dias de licença médica se houver.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Afastamento Não Relacionado’ é necessário retornar a tela de Relacionamento e informar o código da situação no campo ‘Situação’. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Funcionário/Afastamentos/Cadastro-Afastamento. Para a importação de afastamento de férias, será gerado também o histórico na tela Áreas de trabalho/Férias/Férias/Cálculo Normal.
Alt. Cadastral - Funcionário:
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
CPF do Trabalhador: CPF do trabalhador.
Data da alteração: Data da alteração do XML.
Nome Trabalhador: Nome do trabalhador que consta no XML.
Nome Social: Nome Social do trabalhador que consta no XML.
Sexo: Sexo do trabalhador que consta no XML.
Raça/Cor: Raça/Cor do trabalhador que consta no XML.
Estado civil: Estado Civil do trabalhador que consta no XML.
Grau de instrução: Grau de instrução do trabalhador que consta no XML.
Telefone principal: Telefone principal do trabalhador que consta no XML.
Email principal: Email principal do trabalhador que consta no XML.
Tipo do Logradouro: Tipo do Logradouro que consta no XML.
Descrição do logradouro: Descrição do logradouro que consta no XML.
Número do logradouro: Número do logradouro que consta no XML.
Bairro: Bairro que consta no XML.
Cep: Cep que consta no XML.
Código município: Código do município que consta no XML.
UF: UF que consta no XML.
Deficiência visual: Opção de Deficiência que consta no XML.
Deficiência mental: Opção de Deficiência que consta no XML.
Deficiência intelectual: Opção de Deficiência que consta no XML.
Reabilitado/Readaptado: Opção de Reabilitado/Readaptado que consta no XML.
Cota: Opção de Cota que consta no XML.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Áreas de trabalho/Contratos/Cadastros/Cadastro Geral ou Áreas de trabalho/Contratos/ Cadastros/Retificação Dados Cadastrais, nessas telas não é criado histórico das alterações, apenas é feita a substituição dos dados. Para a importação que tiver dependentes a alteração também ocorrerá na tela Áreas de trabalho/Contratos/Cadastros/Dependentes, criando o cadastro do dependente se ainda não foi cadastrado.
Exames/ASO:
Código Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
CPF do Trabalhador: CPF do trabalhador, que foi extraído do XML.
Contrato do empregado: Código do funcionário.
Funcionário: Nome do Funcionário.
Identificação Retificação: Dado extraído do XML.
Tipo Exame:Tipo do exame, que foi extraído do XML.
Data Emissão ASO: Data da emissão do ASO, que foi extraído do XML.
Resultado ASO: Resultado do ASO, que foi extraído do XML.
Nome Médico: Nome do médico, que foi extraído do XML.
Inscrição Médico: Número da inscrição do médico, que foi extraído do XML.
UF CRM: UF da inscrição do médico, que foi extraído do XML.
CPF responsável: CPF do responsável pelo PCMSO, que foi extraído do XML.
Responsável: Tipo do responsável, que foi informado no relacionamento.
Código Funcionário Responsável: Código do funcionário responsável, que foi informado no relacionamento.
Código Terceiro: Código do terceiro Responsável, que foi informado no relacionamento.
Nome Responsável: Nome do responsável, que foi informado no relacionamento.
Inscrição do responsável: Inscrição do responsável, que foi informado no relacionamento.
UF CRM Responsável: UF da inscrição do responsável.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Responsável Não Relacionado’ é necessário retornar a tela de Relacionamento e informar o responsável. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar o Menu Áreas de trabalho/SST/Exames/ASO’s/Cadastros Exames/ASOS’s.
Rescisão:
Código Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
CPF do Trabalhador: CPF do trabalhador, que foi extraído do XML.
Código do funcionário: Contrato do empregado no sistema.
Nome do Funcionário: Nome do Funcionário no sistema.
Retificação: Dado extraído do XML.
Matrícula: Matrícula do funcionário, que foi extraída do XML.
Motivo Desligamento XML: Motivo Desligamento, que foi extraído do XML.
Descrição do Motivo: Descrição do Motivo Desligamento, que foi extraído do XML.
Data Desligamento: Data do Desligamento, que foi extraída do XML.
Data Aviso Prévio: Data do Aviso Prévio, que foi extraída do XML.
Pagamento Aviso Prévio Indenizado: Pagamento Aviso Prévio Indenizado, que foi extraído do XML.
Pensão Alimentícia: Dados extraídos do XML.
Número Processo Trabalhista: Dado extraído do XML.
Observação: Dado extraído do XML.
Data fim Quarentena: Dado extraído do XML.
Remuneração: Dado extraído do XML.
Data Fim Remuneração: Dado extraído do XML.
Data Término: Dado extraído do XML.
Código Causa Questor: Código da causa de demissão do sistema que foi relacionada na etapa do relacionamento.
Descrição Causa: Descrição da Causa de Demissão do sistema.
Data Pagamento Rescisão: Campo para preenchimento da data de pagamento, caso o usuário deseje informar.
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Causa Demissão Não Relacionado.
Importante: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Registros que estiverem com o Status ‘Causa Demissão Não Relacionado’ é necessário retornar a tela de Relacionamento e informar o código da Causa Demissão. Retornar a tela Gravar Dados, clicar no ícone Executar para atualizar os dados da tela.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Áreas de trabalho/Rescisão/Rescisões/Rescisão Normal Coletiva. Nessa etapa será gravado apenas o cabeçalho da rescisão.
CAT - eSocial:
Empresa: Código da empresa que está sendo feita a importação dos XMLs.
Razão Social: Nome da empresa
Código Funcionário: Código do contrato no sistema.
CPF Trabalhador: CPF do trabalhador, que foi extraído do XML.
Matrícula: Matrícula do trabalhador, que foi extraída do XML.
Data Acidente: Dado extraído do XML.
Tipo CAT: Dado extraído do XML.
Tipo Acidente: Dado extraído do XML.
Hora Acidente: Dado extraído do XML.
Horas Trabalhadas Antes Acidente: Dado extraído do XML.
Último dia Trabalhado: Dado extraído do XML.
Afastamento: Dado extraído do XML
Óbito: Dado extraído do XML.
Data Óbito: Dado extraído do XML.
Registro Policial: Dado extraído do XML.
Situação Geradora: Dado extraído do XML.
Parte Atingida: Dado extraído do XML.
Lateralidade: Dado extraído do XML.
Agente Causador: Dado extraído do XML.
Iniciativa CAT: Dado extraído do XML.
Observação CAT: Dado extraído do XML.
Tipo Inscrição: Dado extraído do XML.
Tipo local: Dado extraído do XML.
Número Inscrição: Dado extraído do XML.
Outra Empresa: Código Outra Empresa, para os casos que o local do acidente foi em Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços. O sistema vai informar automaticamente se a outra empresa já estiver cadastrada no sistema com o mesmo tipo de Inscrição. Caso não tenha o cadastro, se torna necessário estar realizando o cadastro da outra empresa e posteriormente informar o código na tela.
Descrição Local: Dado extraído do XML.
CEP: Dado extraído do XML.
Tipo Logradouro: Dado extraído do XML.
Descrição Logradouro: Dado extraído do XML.
Número Logradouro: Dado extraído do XML.
Complemento: Dado extraído do XML.
Bairro: Dado extraído do XML.
UF: Dado extraído do XML.
Código Município: Dado extraído do XML.
Data Atendimento: Dado extraído do XML.
Hora Atendimento: Dado extraído do XML.
Internação: Dado extraído do XML.
Houve Afastamento: Dado extraído do XML
Duração Tratamento: Dado extraído do XML.
Descrição Lesão: Dado extraído do XML.
Descrição Complementar Lesão: Dado extraído do XML
Diagnóstico Provável: Dado extraído do XML
Código CID: Dado extraído do XML
Observação: Dado extraído do XML
Nome Emitente: Dado extraído do XML
Órgão Classe: Dado extraído do XML
Número órgão Classe: Dado extraído do XML
UF Órgão Classe: Dado extraído do XML
Status: Nesse campo possui quatro status: Importar, Importado, Não Importar- Histórico Duplicado e Cargo Não Relacionado.
OBS: Só será possível gravar os registros quando estiver com o status ‘Importar’.
Registros que estiverem com o Status ‘Não Importar - Histórico Duplicado, não devem ser importados, pois se importados os dados cadastrados no sistema ficarão duplicados.
Para realizar a gravação dos dados, basta verificar se os registros selecionados estão corretos e clicar no botão gravar. Ao efetuar o processo, os registros passarão a ficar automaticamente com o status importado e apresentará a mensagem 'Persistência de dados Concluída com sucesso’.
Para verificar se o processo foi concluído com sucesso, acessar a tela Áreas de trabalho/SST/CAT/SST-eSocial.
Remuneração:
Importante: Os registros com status “Importar” serão automaticamente selecionados. Contudo, nesta tela, não é possível selecionar todos os registros simultaneamente, uma vez que os que possuem o status 'Rubrica Não Relacionada/Importada' não devem ser importados. Fica apenas disponível a opção de desmarcar todos, podendo assim fazer a gravação de apenas um registro. Importante notar que ao navegar entre as etapas, se os registros com status “Importar” forem desmarcados, eles serão automaticamente marcados novamente.
Configuração de Parâmetros:
Dia Pagto. 13° Integral: Informe a data de pagamento do 13° Integral. Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.
Dia Pagto. 13° Adiantamento: Indique a data de pagamento do 13° Adiantamento. Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.
Dia Pagto. Adiantamento Salário: Insira a data de pagamento do Adiantamento Salarial. Esta opção é utilizada nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.
Dia Pagto. PLR: Informe a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.
Utiliza Hora Centesimal: Informe se o formato das horas a serem armazenadas no banco é centesimal. OBS: Para configurar o formato das horas exibidas na ficha financeira, acesse Configurações > Configurador Inteligente > Empresa e ajuste a opção "Utiliza Hora Centesimal".
Detalhes dos Registros:
Código Empresa: Código da empresa para a qual a importação dos XML está sendo realizada.
Código Funcionário: Código do funcionário no Questor.
Nome Funcionário: Nome do funcionário.
Período Apuração: Período de apuração das remunerações extraído do XML.
Tipo Cálculo: Tipo de cálculo extraído do XML.
Descrição: Descrição do tipo de cálculo.
Status: Este campo possui três status: "Importar", "Importado" e "Rubrica Não Relacionada/Importada". É possível gravar os registros apenas quando estão com o status "Importar".
Observações sobre Status "Rubrica Não Relacionada/Importada":
Registros que estiverem com o Status ‘Rubrica Não relacionada/Importada’, retorne à tela de Relacionamento.
Para identificar as rubricas que ainda precisam ser relacionadas, verifique a coluna "Utilizado S-1200". Se estiver marcada como "Sim", essa rubrica deve ser relacionada.
Caso queira verificar quais rubricas ainda não foram importadas, utilize a ação "Validar Rubricas Não Importadas" . Nesse contexto, é necessário realizar a importação dos S-1010 das rubricas ausentes antes de prosseguir no processo.
Em seguida, volte à tela de Gravar Dados e clique no ícone "Executar" para atualizar as informações na tela.
Processo de Gravação:
Para gravar os dados, verifique se os registros selecionados estão corretos e clique no botão "Gravar". Após o processo, os registros serão automaticamente atualizado para o status "Importado" e exibirá a mensagem 'Persistência de dados concluída com sucesso'.
Históricos Criados:
Após a persistência dos dados, serão automaticamente criados históricos nas telas de "Período de Cálculo" e na ficha financeira.
Na tela de "Período de Cálculo", a data de pagamento a ser utilizada é a que consta no XML do S-1210 importado. Nos casos em que o S-1210 não foi importado, será utilizado o dia informado na tela de remuneração.
Ao gravar o primeiro registro, serão criados automaticamente períodos de cálculo para todos os períodos de apuração que constam na tela de remuneração. A ordem de criação seguirá a ordem existente no sistema, se na base ainda não possui nenhum período de cálculo criado, ao gravar os dados, será criado os períodos a partir do código 1. Se na base já possuir períodos de cálculo criados, ao gravar os dados, seguirá a ordem já existente.
Para ajustar períodos de cálculo fora de ordem, pode-se utilizar o utilitário localizado em: Utilitários/Correção/Correção Período de Cálculo. Este utilitário não alterará períodos de cálculo já enviados para o eSocial pelo sistema.
Verificação do Processo:
Para verificar o sucesso do processo, acesse a tela Cálculo/Período de Cálculo e confira se os históricos foram criados.
Para confirmar o sucesso, acesse a tela Utilitários/Ficha Financeira (Digitação) ou Consultas/Ficha de Eventos e verifique se o histórico foi criado.
Ajuste de Bases de Cálculo e Totalizadores:
Para ajustar as bases de cálculo e totalizadores, utilize o utilitário localizado em: Utilitários/Recálculo Impostos. Informe o período de cálculo e, no campo "Opções de Filtro", selecione os três primeiros checkbox.