Última modificação em: 12/04/2024

Áreas de Trabalho - Guias Automatizadas - DCTFWEB

A partir da versão  22.8.0.3 para DCTFweb e 24.3.0.4 para FGTS Digital, implementamos uma nova rotina que permite a geração e envio automático da guia da DCTFWeb e Fgts Digital. Com uma simples configuração inicial, após realizar os fechamentos mensais, o Questor fará automaticamente a busca da guia da DCTFWeb no e-CAC e a geração e captura da guia do FGTS Digital Mensal no site, e o envio para o cliente por meio do eDoc. 

 

Importante: A nova funcionalidade realizará o download da guia disponível no portal e-CAC e no portal do FGTS Digital. Para isso é necessário que a declaração tenha sido transmitida por meio do envio da solicitação de transmissão imediata da DCTFWeb no evento S-1299 (Fechamento dos eventos periódicos) do eSocial. 

A rotina irá verificar através do retorno no XML se houve o fechamento dos eventos periódicos, para posteriormente seguir com o download da guia.

Para utilizar a rotina de automatização da geração e envio da guia é necessário que a empresa/escritório utilizem o módulo Zen.   

 

Pré-requisitos:

  • Versão  22.8.0.3 ou superior para DCTFweb;

  • Versão 24.3.0.4 ou superior para o FGTS Digital;
  • Utilizar eDoc/Zen;

  • Enviar certificado digital para central de certificados.

  • Realizar o fechamento mensal do eSocial.

 

Enviar o Certificado Digital para a central de certificados e-CNPJ:

Se a empresa já utiliza a automatização do Simples Nacional, o certificado já foi enviado. 

Caso seja necessário enviar, acesse as configurações do eSocial no menu eSocial\Configurações\Configurações Iniciais (Opção eSocial).

Utilize a opção Adicionar Certificado Válido disponível na barra de ferramentas, preencha os campos e execute a rotina.
 

 

Enviar o Certificado Digital para a central de certificados e-CPF:

Caso a empresa outorgada utilize e-CPF será necessário cadastrar uma empresa no módulo Gerenciador de Empresas, com o CPF do certificado. Na opção Cadastros\Empresas inserir um novo registro, configurar os dados (pode ser dados ficticios) e na aba Estabelecimentos no campo Tipo de Inscrição Informar CPF e abaixo o número do CPF do certificado.

Importante : Essa empresa criada não é necessário fazer nenhuma configuração em outro módulo do Questor (Como a Folha de Pagamento, por exemplo).

 

Para enviar o certificado para a central de certificados pelo módulo Gerenciador de Empresas ir à opção Cadastros\Certificado Outorga, utilize a opção Adicionar Certificado Válido disponível na barra de ferramentas, preencha os campos e execute a rotina.

 

Importante: No caso de utilizar Outorga basta enviar o certificado para a empresa outorgada, normalmente o próprio escritório.

 

Áreas de Trabalho \ Guias Automatizadas (Beta)

Configurações

é realizado o cadastro da configuração com os parâmetros necessários para a geração da lista de guias.

Campo Configuração: Código da configuração (a critério do usuário) exemplo '1'.

Descrição da Configuração: Descrição a critério do usuário.

Empresa ou Grupo de Processamento: A configuração pode ser aplicada para uma única empresa ou para um grupo de processamento. Cabe ao usuário definir este parâmetro. Se optar por cadastrar a configuração por empresa basta informar o código da empresa no campo Empresa. Se optar por configurar um grupo de processamento deverá informar o código correspondente no campo Grupo de Processamento Pré cadastrado em Configurações\Gupos de Processamento.  

Processa EFD-Reinf no Questor: Indicar se a empresa ou grupo de processamento informado processa a EFD-Reinf no Questor ou em outro sistema. Esta informação será utilizada para validar a conferência dos pré requisitos necessários para a consulta da guia no e-CAC.

Tipo de Guia: Marcar o Check Box da DCTFWeb e FGTS Digital.

Valor máximo de arredondamento: Este valor será considerado para a comparação do valor da guia com o valor do imposto apurado no Questor. Se a diferença entre ambos exceder o máximo de arredondamento para mais ou para menos o usuário será alertado nas etapas seguintes. O valor máximo permitido para este campo é R$ 10,00. 

Dia para início da consulta: Indicar o dia em que se deseja iniciar a consulta da guia. Permitido informar dias entre 01 e 15, do mês subsequente ao da apuração. 

Parâmetros Zen 

Enviar Automaticamente: Preencher com Sim.

Tipo de Envio (E-Doc): Informar o tipo do documento conforme cadastro da empresa no Zen. 

 

Orientações Importantes referente ao FGTS Digital:

A rotina realizará a geração e captura da guia parametrizada com os seguintes filtros fixos:

Tipo de Débito: Mensal

Vencimento: A vencer e Vencido

Não será realizado filtro de Estabelecimento, Lotação Tributária, Tomar de Serviço, Local de trabalho Atual, CPF do Trabalhador, Matrícula e Código da Categoria.

Será gerado uma única guia para toda a empresa com todos os funcionários que tiveram FGTS no mês informado.

Não será possível realizar a geração da requisição se ainda não foi realizado o envio dos eventos S-1200 e S-2299 de todos os funcionários que possuem FGTS. Será apresentada a seguinte mensagem:

 

 

Execução

No menu Execução  será gerada a lista das empresas que passarão pelo processo de consulta.

Configuração: Informar o código da configuração cadastrada no menu anterior referente a  empresa ou grupo de processamento que deseja realizar a consulta.

Competência: Indicar a competência para a realização da consulta

Tipo de Apuração: Selecionar o tipo de apuração correspondente (Mensal ou Anual).

 

Importante: Após preencher os parâmetros é necessário executar a rotina utilizando o atalho F9 ou o ícone Executar.

 

Controle de Transmissão:

No menu Controle de Transmissão serão demonstradas na grid todas empresas que passarão pela consulta, bem como o andamento da consulta. 

As informações ficarão organizadas nos cards de acordo com o status em que se encontram.

Agendados: Contempla todas as empresas que serão consultadas, que ainda não foram enviadas para a API de consulta (aplicativo desenvolvido para integrar informações de dois sistemas distintos).

Processando: Nessa opção são demonstradas as empresas que foram enviadas para consulta, mas ainda não receberam o retorno do processamento.

Verificar: Considera as empresas cuja consulta foi executada, mas houve algum impedimento para a finalização do processo. 

Concluído: Demonstra as empresas que tiveram o processamento concluído com sucesso ou por intervenção do usuário.

 

Importante: Para que o sistema realize a busca no e-CAC é necessário que todos os pré-requisitos sejam atendidos.

 

Exemplo:

A empresa não solicitou a transmissão imediata da DCTFWeb no enviou da S1299, o campo na grid permanece com “Não” até que seja enviado novo fechamento com a solicitação.

Após o processamento do novo fechamento, ao clicar no ícone Atualizar Registros a informação na grid é atualizada:

Na barra de ferramentas da grid estão disponíveis as funcionalidades que permitem atualizar a lista, bem como fazer o envio para a API de consulta.

 

Ações disponíveis:

 

Enviar Registros: Realiza o envio das informações para a API após preenchidos todos os pré-requisitos na data informada no cadastro da configuração.

Atualizar Registros: Atualiza as informações da grid e o status da consulta, conforme a evolução das etapas do processamento.



Agilizar Envio: Antecipa o envio das informações para a API. Desconsidera a Data Início Consulta informada na grid e faz o envio imediato.

 

 

Transferir para Concluídos com Intervenção: Esta funcionalidade é indicada para os casos em que o usuário deseja mover determinado registro para concluído por entender que não será necessário seguir com o processamento daquela guia. Por exemplo, a guia já foi gerada manualmente pelo cliente.

Ao executar esta ação de Transferir para concluídos com Intervenção é necessário informar a justificativa no campo observações:

Ao salvar a alteração o registro é movido para o card Concluído com status Concluído com Intervenção.

 

Após gerar a lista de guias no passo 2, é necessário enviar os registros, utilizando a ação “Enviar Registros”. 

 

Os registros serão transferidos para o card “Processando”, onde permanecerão até que seja finalizado o processamento.

 

Importante: A nova rotina faz a comparação entre o valor do imposto apurado pelo Questor e o valor encontrado na DCTFWeb. Em caso de divergência entre os valores, considerando o arredondamento informado na configuração, o registro é movido para o card “Verificar” para que o usuário possa identificar as diferenças e realizar os ajustes. 

 

Em caso de sucesso no processamento o registro seguirá para o card “Concluído” e a guia da DCTFWeb será disponibilizada no e-Doc:

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025