Última modificação em: 27/11/2023

Importação de XML para Cadastro de Históricos das Remunerações do trabalhador

Importação de XML para Cadastro de Históricos das Remunerações do trabalhador (S1200)

 

Com o propósito de simplificar o processo de implantação para empresas que fazem a transição de outros escritórios ou sistemas para o Questor, e visando agilizar o cadastro dos históricos dos empregados ao extrair informações do eSocial, temos o prazer de anunciar que, a partir da versão 23.11.0.0, uma nova opção estará disponível. 

Essa funcionalidade possibilita o cadastro dos históricos de remunerações dos trabalhadores de maneira eficiente, importando os dados diretamente dos arquivos XML dos eventos S-1200. 

 

Pré-Requisito

Atualizar a versão para 23.11.0.0;

Apenas serão importados os XML da empresa selecionada no F7. Arquivos cujo número de inscrição do empregador seja diferente da empresa selecionada serão ignorados pela rotina.

Realizar previamente a importação dos eventos S-1010, é recomendado efetuar os relacionamentos necessários das rubricas. Para obter mais detalhes sobre esse procedimento, consulte a documentação disponível em https://docs.questor.com.br/docs/folha-de-pagamento/relacionamento-importacao-xml-cadastro-historico-trabalhador, na seção referente às rubricas.

Para a correta gravação dos registros ao final do processo é necessário que a empresa seja previamente cadastrada no módulo Gerenciador de empresa, configurada no módulo Folha de Pagamento, e já esteja cadastrada a admissão dos funcionários, que pode ser feita pela Importação do XML do evento S-2200 para Cadastro das Admissões.

 

Como fazer o download dos arquivos XML do portal do esocial?

Siga o passo a passo disponibilizado no link: 

https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/esocial-download-para-facilitar-a-vida-do-empregador

Você também tem a opção de realizar o download por meio do sistema Questor. Para obter mais informações sobre essa funcionalidade, acesse: https://docs.questor.com.br/docs/folha-de-pagamento/download-xml-esocial 

 

Como funciona a rotina?

Acessar a nova rotina localizada em Áreas de trabalho/Importação XML (Beta).

 

1º Passo - Importação dos XMLs. Na aba Importação XML, acessar a etapa 1. Nessa etapa será realizada a importação dos XML para dentro do sistema.

Existem duas opções disponíveis para a origem da importação dos XML. A primeira é através da Central de Downloads XML, onde é necessário seguir inicialmente o processo na rotina de downloads, conforme descrito na documentação disponível em https://docs.questor.com.br/docs/folha-de-pagamento/download-xml-esocial.

Ao selecionar esta opção, a importação dos arquivos utilizará diretamente os arquivos zip armazenados na API. O processo buscará, descompactará e importará automaticamente os arquivos para o sistema após acionar a ação "Executar".

 

A segunda opção é por meio de Arquivos XML locais, sendo necessário informar o diretório onde os arquivos estão armazenados.

 

Ações:

Executar  : Ação para importação dos arquivos.



Os passos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 são apenas para consulta dos dados importados.

Na etapa 11, serão exibidos os dados referentes às remunerações, caso os arquivos importados contenham XMLs do tipo S-1200.

 

2° Passo - Gravar Dados: Nesta tela, realiza-se a gravação dos históricos das remunerações.

Importante:

Os registros com status “Importar” serão automaticamente selecionados. Contudo, nesta tela, não é possível selecionar todos os registros simultaneamente, uma vez que os que possuem o status 'Rubrica Não Relacionada/Importada' não devem ser importados. Fica apenas disponível a opção de desmarcar todos, podendo assim fazer a gravação de apenas um registro. Importante notar que ao navegar entre as etapas, se os registros com status “Importar” forem desmarcados, eles serão automaticamente marcados novamente.

 

Configuração de Parâmetros:

Dia Pagto. 13° Integral: Informe a data de pagamento do 13° Integral. Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.

Dia Pagto. 13° Adiantamento: Indique a data de pagamento do 13° Adiantamento. Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.

Dia Pagto. Adiantamento Salário: Insira a data de pagamento do Adiantamento Salarial. Esta opção é utilizada nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.

Dia Pagto. PLR: Informe a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Este campo é utilizado nos casos em que a importação do S-1210 não foi realizada.

Utiliza Hora Centesimal: Informe se o formato das horas a serem armazenadas no banco é centesimal. OBS: Para configurar o formato das horas exibidas na ficha financeira, acesse Configurações > Configurador Inteligente > Empresa e ajuste a opção "Utiliza Hora Centesimal".

Detalhes dos Registros:

Código Empresa: Código da empresa para a qual a importação dos XML está sendo realizada.

Código Funcionário: Código do funcionário no Questor.

Nome Funcionário: Nome do funcionário.

Período Apuração: Período de apuração das remunerações extraído do XML.

Tipo Cálculo: Tipo de cálculo extraído do XML.

Descrição: Descrição do tipo de cálculo.

Status: Este campo possui três status: "Importar", "Importado" e "Rubrica Não Relacionada/Importada". É possível gravar os registros apenas quando estão com o status "Importar".

 

Observações sobre Status "Rubrica Não Relacionada/Importada":

Registros que estiverem com o Status ‘Rubrica Não relacionada/Importada’, retorne à tela de Relacionamento.

Para identificar as rubricas que ainda precisam ser relacionadas, verifique a coluna "Utilizado S-1200". Se estiver marcada como "Sim", essa rubrica deve ser relacionada.

Caso queira verificar quais rubricas ainda não foram importadas, utilize a ação "Validar Rubricas Não Importadas" . Nesse contexto, é necessário realizar a importação dos S-1010 das rubricas ausentes antes de prosseguir no processo.

Em seguida, volte à tela de Gravar Dados e clique no ícone "Executar" para atualizar as informações na tela.



Processo de Gravação:

Para gravar os dados, verifique se os registros selecionados estão corretos e clique no botão "Gravar". Após o processo, os registros serão automaticamente atualizados para o status "Importado" e exibirá a mensagem 'Persistência de dados concluída com sucesso'.

 

Históricos Criados:

Após a persistência dos dados, serão automaticamente criados históricos nas telas de "Período de Cálculo" e na ficha financeira.

Na tela de "Período de Cálculo", a data de pagamento a ser utilizada é a que consta no XML do S-1210 importado. Nos casos em que o S-1210 não foi importado, será utilizado o dia informado na tela de remuneração.

Ao gravar o primeiro registro, serão criados automaticamente períodos de cálculo para todos os períodos de apuração que constam na tela de remuneração. A ordem de criação seguirá a ordem existente no sistema, se na base ainda não possui nenhum período de cálculo criado, ao gravar os dados, será criado os períodos a partir do código 1. Se na base já possuir períodos de cálculo criados, ao gravar os dados, seguirá a ordem já existente.

Para ajustar períodos de cálculo fora de ordem, pode-se utilizar o utilitário localizado em: Utilitários/Correção/Correção Período de Cálculo. Este utilitário não alterará períodos de cálculo já enviados para o eSocial pelo sistema.

 

Verificação do Processo:

Para verificar o sucesso do processo, acesse a tela Cálculo/Período de Cálculo e confira se os históricos foram criados.

Para confirmar o sucesso, acesse a tela Utilitários/Ficha Financeira (Digitação) ou Consultas/Ficha de Eventos e verifique se o histórico foi criado.

 

Ajuste de Bases de Cálculo e Totalizadores:

Para ajustar as bases de cálculo e totalizadores, utilize o utilitário localizado em: Utilitários/Recálculo Impostos. Informe o período de cálculo e, no campo "Opções de Filtro", selecione os três primeiros checkbox.

Reverter Dados Gravados -

Nesta tela, é possível reverter os dados gravados do evento S-1200. Durante esse processo, serão revertidas apenas as informações dos eventos, os períodos de cálculo e o cabeçalho da ficha financeira que contêm os dados do empregado não serão revertidos.



 

A reversão pode ser realizada para a empresa na totalidade, individualmente para um funcionário, exclusivamente para uma competência ou somente para um tipo de cálculo específico. Após concluir a reversão, é possível retornar à tela "Gravar Dados", na etapa de remuneração, para realizar novamente a gravação dos dados revertidos.

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025