Última modificação em: 09/04/2024
Controle de Faltas - Pela Rotina
Este manual demostrará como o sistema Questor no Módulo da Folha de Pagamento realiza o controle de faltas dos funcionários pelo cálculo pela Rotina, efetuando o lançamento dos afastamento de Faltas.
Configurações
Cálculo das Faltas
Esta opção determinará ao sistema como a empresa deseja controlar as faltas. O sistema permite um controle mais detalhado, com controles de perdas de DSR, férias e 13o salário e ainda perda no vale transporte. O usuário deverá selecionar uma das opções abaixo, conforme a sua necessidade de cálculo para a empresa que está sendo configurada:
Em: Configurações \ Configurador Inteligente aba Empresas
Na opção Calculo DSR, controle de faltas e escala de horistas na opção Cálculo Faltas
1 - Calcula faltas pela rotina: Nesta opção será necessário informar os dias em que o funcionário faltou ao trabalho, através do cadastramento do dia da falta no cadastro de afastamentos, situação de faltas. Com esta informação o sistema fará o controle dos demais cálculos, como perda de DSR, perda de direito de férias e 13o salário, perda do vale-transporte. É importante observar que o sistema permite a informação semanal de afastamento, ou seja, apesar de no momento do afastamento o sistema não bloquear o cadastro de afastamento superior a uma semana, no momento do cálculo retornará aviso para que proceda a correção, isto ocorre em razão da necessidade do sistema encontrar as proporções da perda do DSR. Vale ainda lembrar que ao configurar este campo com esta opção o sistema habilitará o campo Perde DSR Faltas para encontrar a perda do DSR corretamente.
Quando configurado para considerar as faltas pela rotina, precisamos definir no campo Perde DSR Faltas, a forma como será a perda do DSR para os funcionários que faltarem. São várias as opões, e cada empresa poderá ter a sua configuração.
1 - Perde todos os DSR da semana (DSR+Feriados): Nesta opção serão descontados do funcionário todos os DSR da semana, independente se foram anteriores ou posteriores ao dia da falta.
2 - Perde somente os DSR: Estando configurada esta opção o sistema fará o desconto somente do DSR do colaborador. Não irá descontar os feriados na semana da falta se houverem.
3 - Perde somente os feriados: Nesta opção serão descontados do colaborador somente os feriados da semana de falta.
4 - Perde o DSR e somente os feriados após o dia da falta: Com esta opção configurada o sistema fará somente o desconto do feriado se ele for após o dia da falta.
5 - Perde o DSR proporcional pelo número de horas: Nesta opção o sistema avaliará a semana da falta e fará a proporcionalidade entre a quantidade de horas faltas da semana e todas as horas trabalhadas na semana, gerando um índice, o qual será aplicado sobre a quantidade de horas DSR da semana gerando as horas faltas de DSR.
6 - Não perde: Se estiver configurado com esta opção o sistema irá calcular faltas de DSR, mesmo que no lançamento do dia de falta o usuário tenha configurado como sim no item perde DSR.
É importante lembrar que para que o sistema desconte o DSR de acordo com a opção escolhida, é necessário que no momento do afastamento por falta, seja assinalado o campo perde DSR com a informação Sim.
Cadastro do Afastamento / Faltas
Em: Funcionários \ Afastamentos \ Cadastro - Afastamento
Inserir um novo cadastros no ícone ou F3.
Dados a serem preenchidos:
Contrato do empregado: Informar o nº do contrato do empregado, do qual será incluído o afastamento.
Data Afastamento: Informar a data de início do afastamento do empregado. Esta data é a data correspondente ao dia em que o empregado se afastou da empresa, ou seja, para este dia já serão geradas horas faltas do afastamento.
Sequência: Sequência do afastamento, o sistema sugere a sequência automaticamente.
Situação: Seleciona o tipo de afastamento a ser incluído, para as Faltas a situação configurada nas bases padrão é a 20 – Faltas .
Data término do afastamento: informar a data final do término do afastamento.
Informar o tipo de situação da falta.
Perde Vale-transporte: determina ao sistema se haverá perda ai direito do vale-transporte correspondente ao dia da falta, é importante fazer o afastamento antes do calculo do vale-transporte, para que o sistema não gere a quantidade de vales-transporte referente ao período de afastamento.
Perde DSR: este campo tem efeito quando o controle de faltas é feito pela rotina de afastamento, que é configurado em: Configuração/Empresas. E quando a situação é a 20 Faltas, e se estiver configurado para perder o DSR, onde determina ao sistema se deverão ou não ser considerados os DSR da semana do afastamento.
Perde Férias: esse campo só tem efeito quando configurados no controle de faltas pela rotina de afastamento, que é configurado em: Configuração/Empresas. E quando informado como SIM determina ao sistema se haverá perda de direito de férias e assim será feito o controle das fasltas dentro do período aquisitivo, conforme tabela de direito de férias.
Perde 13° salário: quando informado como SIM, será avaliado as faltas para o pagamento ou não do avo do 13° salário para o referido mês do afastamento.
Lançamento dos dias de faltas:
Quando houver a situação em que as faltas ultrapassarem uma semana ou tiverem dias de DSR dentro dos intervalos do período de afastamento. Então será necessário, informar as datas de início e término afastamento de forma semanal. Como exemplo, um funcionário que se afastou inicialmente em 19/02/2024 (segunda) e com data de término 01/03/2024 (quarta-feira da outra semana), e esse funcionário tem na escala de trabalho dele que o Domingo é um DSR, ou seja, cadastram-se 2 afastamentos para que o sistema faça corretamente os descontos das faltas, conforme exemplo abaixo:
1° afastamento: do dia 19/02/2024 a 23/02/2024
2° afastamento: 26/02/2024 a 01/03/2024
Relatórios:
Relatórios \ Cadastrais \ Funcionários \ Afastamentos \ Afastamento
Preencher os dados do funcionário e a data do período de afastamento:
Área de trabalho/Férias na opção Consulta/ Período Aquisitivo
Poderá consultar a quantidade de dias de férias que o funcionário perdeu.
Importante: Caso ao executar alguma rotina no módulo de folha de pagamento como: folha mensal, rescisão, férias, 13º salário... e as faltas não estiverem sendo computadas (descontadas), verifique as configurações conforme segue no manual e atualize as informações nos períodos aquisitivos no ícone .
Para verificação de Direito de Férias acessar o menu: Cadastros \ Cálculo \ Direito de Férias
Período Quitado por Faltas
Área de trabalho/Férias na opção Consulta/ Período Aquisitivo
Relatório de comunicação de Perda de Férias: Relatórios \ Funcionários \ Férias \ Perda Período Aquisitivo por Faltas