Última modificação em: 19/02/2024

Cálculo Pis

PIS

 

O PIS sobre a folha de pagamento é uma obrigação tributária principal devida por todas as entidades sem fins lucrativos, classificadas como Isentas, Imunes ou Dispensadas, e calculado sobre a folha de pagamento de salários, à alíquota de 1%.

Para realizar o Cálculo de PIS deve ser seguido as seguintes configurações:

Acessar o menu: Configurações \ Configurador Inteligente aba Empresa

Na opção Impostos, item Percentual PIS: efetuar o cadastro do Percentual que será calculado o PIS



O evento PIS deve estar na sua Base – Evento 930 ou 1930.

 

Irá consolidar todos os eventos de Proventos nos quais a opção 'PIS - SOMA' esteja marcada nas incidências, a fim de estabelecer a base de cálculo e calcular o percentual correspondente. Por exemplo, o evento 1 - Horas Normais Diurnas deve ter a incidência 'PIS = Soma' para ser considerado na base de cálculo do PIS.

 

Após realizar o cálculo da folha de pagamento este deve ser gerando no envelope de pagamento.

 

Cálculo PIS

Este processo é responsável pelo cálculo dos valores de PIS a serem declarados na DCTFweb e também pelo preenchimento da tabela do fiscal que irá guardar os valores para os registros Registro M350 do Sped, Pis, Cofins, necessários às empresas com apuração pelo Lucro Real e Presumido.


Serão geradas informações para empresas em que a configuração da empresa na folha de pagamento esteja configurada com percentual de PIS e que o cálculo da folha tenha sido feito nesta condição. As informações do fiscal serão geradas avaliando a configuração de apuração.

Para realizar o cálculo acessar o Menu: Impostos \ Federais \ Cálculo PIS

 

Para gerar as informações é necessário preencher os parâmetros de cálculo:


Data Inicial e Data Final: Informar as datas de competências para as quais serão gerados os Darfs e os valores de PIS.

Código/Variação do Imposto: Informar o código e variação do imposto para gerar o débito de PIS no módulo de controle de tributos e também será impresso no Darf.

Grupo de Processamentos: Informar o código do grupo de processamento para o qual deseja calcular os valores.

Empresas: Quando não informado o código do grupo de processamentos, informar o código das empresas a serem calculadas.

Imprimir Relatório: Selecionar a opção de como deseja imprimir o relatório se assim desejar.

OBS.: Para o cálculo e inclusão dos valores nas tabelas do Fiscal o sistema fará a validação se já existe apuração ou mesmo se há informação manual de valores por parte do usuário, existindo, o sistema não fará a alteração e emitirá mensagem de aviso ao usuário.

 

eSocial 

Para envio ao e eSocial devemos acessar o menu: eSocial / Configurações / Configurações iniciais no campo Indicativo de Trib. Pis s/ Folha deve estar configurado com Sim, e a transação S1000 deve ser enviada com essa configuração. 

Caso a S1000 já tenha sido enviada, criar uma nova configuração inicial, com o campo acima mencionado com Sim, e enviar uma nova transação S1000 com a nova data e configuração do Pis. 

 

Relatórios 

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025