Última modificação em: 30/01/2023
Alterações Salariais
O reajuste salarial é um direito do colaborador, previsto por lei, onde é feito um aumento de salário anual, conforme acordo da empresa com o sindicato.
O Sistema Questor possui quatro rotinas de cadastramento de alterações salariais:
Funcionários\ Históricos \ Salário \ Salários
Funcionários\ Históricos \ Salário \ Lançamentos
Funcionários \ Históricos \ Salário \ Reajuste Salarial em Percentuais
Funcionários \ Históricos \ Salário \ Reajuste Salarial Dissídio Coletivo
Reajuste Salarial Dissídio Coletivo
Permitir realizar os aumentos salariais conforme o dissídio de forma mais facilitada ao usuário, seguindo as regras dos sindicatos. Após a sugestão dos valores pelo Questor o usuário ainda terá a possibilidade de revisar esses valores para somente após a conferência gravar os mesmos.
No menu: Funcionários \ Históricos \ Salário \ Reajuste Salarial Dissídio Coletivo
Campos a serem preenchidos:
Data de Alteração: É a data que deve-se realizar o aumento salarial. Empregados com data de admissão superior a data de reajuste não serão considerados para o reajuste e para empregados que já possuem histórico de reajuste salarial nesta data, o histórico será criado com o dia imediatamente posterior ao informado no parâmetro.
Motivo de alteração: Informar o motivo de alteração. Deve estar cadastrado no Menu: Cadastros \ Outros \ Motivos de Alterações e estar cadastrado corretamento o tipo Alteração).
Data de Efeito: É data que a alteração produzirá seus efeitos nos cálculos complementares, podendo, a mesma, ser retroativa ou não.
Descrição: Preencher se necessário, para controle interno.
Aplicar sobre:Marcar as opções em que se deve aplicar o aumento salarial. Por exemplo, se for somente sobre o salário, marcar somente a opção Salário. Opções disponíveis: Salários, Antecipação, Complemento.
Integrar: Quando houverem antecipações e complementos e o usuário deseja reajustar os mesmos, informar se esses valores devem ser aplicados simplesmente o percentual ou se após a aplicação do reajuste devem ser incorporados ao salário e ficarem zerados.
Considerar Normativo: Para definir se o novo salário encontrado deve ou não ser comparado com o normativo. Quando utilizada a opção sempre quando o histórico anterior do empregado for inferior ao normativo, independente do resultado da aplicação do reajuste será sugerido o normativo, com a opção somente quando menor será sugerido o normativo se o novo salário obtido da aplicação do percentual de reajuste for inferior ao normativo e utilizando a opção nunca, em nenhuma hipótese será considerado o normativo.
Data Dissídio: Selecionar o dissídio que deve ser considerada para aplicar-se a comparação dos salários. Serve como filtro de sindicato, avaliando se o código do sindicato é o mesmo que o código do sindicato do histórico do empregado.
Percentual Geral Dissídio: É o percentual que será aplicado aos empregados quando não possuí informação no parâmetro Percentuais Dissidio ou a data de admissão é inferior a primeira data especificada no parâmetro citado na primeira condição.
Dia para o Cálculo do Perc.: Quando o reajuste tem percentuais diferentes avaliando a data de admissão, serão considerados como admitidos no mês somente empregados cuja data de admissão é igual ou inferior ao dia informado.
Percentuais Dissídio: Informar a data inicial e o percentual que deve ser aplicado ao empregado admitido a partir desta data.
Os demais campos abaixo devem ser utilizados para filtrar os empregados que se deseja aplicar o reajuste. Essa opção permite efetuar os reajustes através de percentuais.
Relatórios
No menu: Relatórios \ Funcionários \ Salários
Funcionários sem Aumento Salarial
Relação Salários x Pró-labores
Conferência de reajuste salarial por percentual
Salário Alterado
Reajuste de Salário e conferência