Última modificação em: 18/07/2023
API SYN IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE DADOS
Implementamos uma nova rotina que permite importação e exportação de dados relativos à folha de pagamento entre o Questor e outros sistemas parceiros por meio da API Syn. Com essa implementação os sistemas terceiros poderão consumir e enviar dados para integração de cadastros, históricos e movimentos variáveis de ponto. Estão disponíveis para integração os seguintes grupos de dados:
Como utilizar a rotina?
Pré-requisitos:
Sistema Parceiro - ERP:
Os dados serão disponibilizados para o ERP somente após a aprovação do escritório.
Escritório: Exportação de Cadastros
Para o escritório exportar dados via API Syn é necessário que o ERP esteja devidamente autorizado a consumir os dados da empresa. No módulo Gerenciador de Empresas, menu Utilitários / Controle Acesso API Syn o escritório poderá gerenciar os sistemas parceiros que terão acesso às suas informações:
A cada nova requisição feita pelos sistemas parceiros será inserido um registro nesta tela. Cabe ao usuário aprovar ou reprovar a solicitação selecionando a opção desejada na coluna “Situação”. A requisição do ERP é feita individualmente para cada grupo de informações, sendo:
A situação poderá ser atualizada a qualquer tempo. Ou seja, se o escritório optar por bloquear o acesso de um ERP já autorizado pode alterar a situação para “Reprovada” e o acesso será interrompido imediatamente.
Após aprovar a requisição do ERP o escritório poderá fazer o envio dos dados pelo módulo Folha de Pagamento, menu Arquivos \ Questor \ Syn / Exportação de Cadastros.
O usuário deverá preencher os parâmetros da tela e selecionar o grupo de informações que deseja disponibilizar na API Syn.
Importante: Somente serão enviados para a API Syn os dados que possuam pelo menos um ERP autorizado no módulo gerenciador de empresas.
Os dados enviados ficarão disponíveis somente para o ERP devidamente autorizado.
Após a autorização e envio das informações pelo escritório o ERP poderá consumir os dados.
Escritório: Importação de Cadastros
Para o escritório consumir os dados enviados pelo ERP basta acessar o menu Arquivos \ Questor \ Syn / Importação de Cadastros. Caso haja dados para serem importados, ao acessar a rotina será exibida uma notificação ao usuário:
No ícone da notificação é possível visualizar os registros novos e já importados, bem como consultar a qualquer tempo se há novos dados disponíveis.
Para importar os registros é necessário preencher os parâmetros da tela, selecionar o grupo de informações que deseja importar e executar a rotina pelo F9 ou clicando na seta verde.
Os resultados da importação serão exibidos no rodapé da tela.
Em caso de sucesso, após a importação os cadastros já poderão ser visualizados na respectiva rotina (Admissão ou Histórico de Escalas).
Importação de Admissão: Ao executar a rotina utilizando o Grupo de Dados Admissão, o sistema irá buscar as informações e importar no Questor na tela de Novos Cadastros, localizada na Áreas de trabalhado de Contratos. Será necessário confirmar os dados importados e depois das validações concluir o cadastro da admissão.
Importação de Alterações de Escala: Ao executar a rotina utilizando a opção Alteração de Escala, o Questor irá importar os dados e efetuará o cadastro da alteração de escala no menu Funcionários \ Históricos / Escalas, conforme os dados encontrados.
Em caso de inconsistências os registros não serão importados. Será necessário solicitar ao ERP que realize os ajustes necessários para nova importação.
Importante: Quando o ERP enviar um dado incorreto para a API e precisar ajustar, só será possível fazer a alteração antes de importar os dados no sistema Questor. Caso os dados já tenham sido importados será necessário realizar a exclusão do registro (admissão ou alteração de escala) e depois realizar a nova importação com os dados corretos.
Caso haja a necessidade de reimportar registros anteriormente integrados a opção “Forçar Download de Documentos Já Importados” deverá ser marcada.
Escritório: Importação Variáveis Ponto
A rotina para importação do movimento variável de ponto está disponível no menu Arquivos/Questor/Syn/Importação Variáveis Ponto. O usuário deverá preencher os parâmetros da tela e executar a importação pelo F9 ou clicando na seta verde.
Ao concluir a execução o resultado será exibido no rodapé da tela, informando se foi finalizada com sucesso, ou se há inconsistências no arquivo, situação na qual a mensagem indicará a linha incorreta do arquivo.
Se a execução for finalizada com sucesso, os dados variáveis do ponto poderão ser visualizados na tela Cálculo / Eventos Variáveis / Eventos Variáveis.