Última modificação em: 09/11/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Esse erro ocorre na S-2299 quando há evento S-1210-Pagamento de Rendimentos do Trabalho, vinculado a rescisão que esta sendo retificada.
Solução:
Acesse a área de trabalho do eSocial no Questor. Para encontrar a transação S-1210 que foi processado com informações de pagamento, utilize os filtros de pesquisa. Verifique a competência da transação clicando nela e examinando as informações no campo 'Alterações no Sistema', localizado no canto superior direito.
Após encontrar a transação S-1210 processada, marque a mesma e clica no ícone 'Gerar Exclusão do evento' .
Será gerada nas transações em andamento uma S-3000 a qual vai fazer a exclusão da transação S-1210 no portal do eSocial.
Assim que essa S-3000 processar, reagende a S-2299 de retificação que se encontra nas transações rejeitadas e acompanhe o processamento.
Após processamento da S-2299, pode gerar de novo evento S-1210 excluído na etapa anterior, e efetuar o fechamento do período.