Última modificação em: 06/12/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Solução
Para correção deste erro, será necessário validar as informações referentes a matrícula apontada para o funcionário no cadastro do Contrato de Trabalho no menu Funcionários/Cadastros/Contratos dos empregados campo matricula.
Conforme o Leiaute do eSocial, caso o funcionário tenha as informações no evento S-2190, S-2200 ou S-2300 processadas, um destes eventos deverão possuir a mesma matrícula informada no campo destacado no captura de tela acima, então conferir essa matrícula com o portal do eSocial, as informações devem ser idênticas.
Em caso de divergência proceder à correção no menu: Utilitários/funcionário/Trocar matrícula.
Além disso, deverá informar no campo ‘Indicativo Evento Admissão Declarante’ deve estar com Sim no cadastro do processo no menu: área de trabalho do eSocial/Processos trabalhistas/Cadastro de processos na grid 2 – Informações do Contrato.
Caso o funcionário não tenha as informações em um desses eventos processados no portal do eSocial , deverá ser atribuída uma matrícula para o funcionário, e também devem informar a opção 'Não' para o campo Indicativo Evento Admissão Declarante’ no cadastro do processo no menu: área de trabalho do esocial/Processos trabalhistas/Cadastro de processos na grid 2 – Informações do Contrato.
Após estas validações, salve as modificações feitas e reagende a transação S-2500 rejeitada e acompanhe o processamento.