Última modificação em: 31/10/2023

Cód 105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial

TABELA S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

 

Causas:

1 - O usuário pode estar gerando retificações de transações não processadas pelo Questor (por exemplo, empresas com portabilidade).

2 - O usuário pode estar tentando retificar um cadastro alterado manualmente no portal do e-social (no portal terá um número de Recibo diferente do último processamento pelo sistema).

 

Resolução:

 

1 - Situação:

O usuário deverá acessar o portal e-social, no menu Empregador/Contribuinte - Dados do empregador/Contribuinte, na opção consultar histórico, e verificar o último histórico processado no portal do eSocial, copiar o número do recibo para poder incluir no sistema.

 

 

Após copiar o número do recibo no portal do eSocial, acessar a área de trabalho do eSocial, buscar a transação rejeitada, e no ícone incluir Recibo , conforme exemplo abaixo.

Preencher a data de envio (pode ser data atual), o número do recibo copiado do portal e-social e a versão do leiaute e-social que o usuário está utilizando e processar pelo botão executar .

 

Com esse procedimento a transação S-1000 ficará com o status de processada.

 

Próximo passo é localizar na área de trabalho do eSocial a transação S-1000 enviada para as processadas, selecionar ela e clicar no ícone de retificação, para então gerar a S-1000 para ser retificada, e acompanhar o processamento. 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025