Última modificação em: 08/12/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Importante: Esse erro pode ocorrer em todas as transações, não apenas na S1200.
Causas:
1 - O usuário pode estar gerando retificações de transações não processadas pelo Questor (por exemplo, empresas com portabilidade).
2 - O usuário pode estar tentando retificar um cadastro alterado manualmente no portal do eSocial (no portal terá um número de Recibo diferente do último processamento pelo sistema).
Para fazer o ajuste neste caso, precisará acessar o portal do e-Social, e localizar a remuneração processada do funcionário com o erro. Precisará clicar em “Ver Remuneração” (no caso de S-1200) e localizar o número do recibo que consta dentro do portal, conforme exemplo:
Após isso, acessar a área de trabalho do eSocial no sistema, reagendar a transação rejeitada, marcando essa transação no checkbox e clicando no ícone (reagendar), e com ela no status 'em Andamento' pausar o nEscrituração (conforme imagem abaixo):
Com a transação no Status “Agendada”, abra o XML clicando no ícone , e cole o número do recibo copiado do portal do e-Social, substituindo o existente (conforme imagem abaixo).
Feito isso, poderá salvar a alteração do XML, liberar o nEscrituração
, e acompanhar o processamento da transação.