Última modificação em: 25/10/2023
TABELA S-2230 – Afastamento Temporário
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
O campo é de preenchimento obrigatório quando o motivo do afastamento for do tipo "Licença não remunerada ou Sem Vencimento". Ação Sugerida: Se o Código de Motivo de Afastamento = [21] o campo é de preenchimento obrigatório, senão o preenchimento é opcional. |
/eSocial/evtAfastTemp/infoAfastamento /iniAfastamento/observacao |
Afastamento: Aposentadoria por Invalidez
Para correção é necessário acessar o menu: Cadastros/cálculo/situações, acessar a situação 28- Aposentadoria por invalidez, efetuar a correção do campo “Afastamento eSocial”, para “Aposentadoria por invalidez(06)”. Após a correção basta reagendar o evento rejeitado.
Afastamento - Licença sem Remuneração
Para correção, ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência.
Acessar o Menu: Funcionários \ Afastamento \ Cadastro
Selecionar o afastamento que esta sendo enviado para o portal do eSocial
No campo Observação realizar o preenchimento
Após realizar o preenchimento, salvar e reagendar a transação.