Última modificação em: 10/11/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
A transação S-1200 retornará com status Pendente ou Rejeitada com o erro a seguir, as quais veremos algumas das formas de resolução neste manual.
Grupo 'Informações complementares contratuais do trabalhador' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute. |
Este erro pode ocorrer quando for gerada uma transação S-1200 (Remuneração) de um contrato de Terceiro/Autônomo cujo contrato de trabalho não esteja parametrizado corretamente e não for gerada a tag do número do CBO vinculado ao cargo do trabalhador.
Resolução:
Acessar o cadastro do terceiro/autônomo em Terceiros \ Terceiros \ Cadastro de Terceiros e conferir se o cadastro possui um cargo com um CBO válido em Cadastros \ Cargo \ Cargos e conferir o código do contrato de trabalho. O padrão do sistema para terceiros é o contrato de código 18 “Autônomos”.
Após, acessar o cadastro do Tipo de Contrato em Cadastros \ Cálculo \ Tipos de Contrato, e ajustar os campos “Categoria eSocial” para “701 - Contribuinte individual - Autônomo em geral, exceto se enquadrado em uma das demais categorias de contribuinte individual” e Vínculo para “Sem Vínculo”.
Se o erro for acusado em uma transação de Diretor, validar o código do eSocial informado, confrontando com a informação que já consta no Portal do eSocial (eSocial > Gestão de Trabalhadores Sem Vínculo), bem como, se a matrícula está correta.
Situação 02 - DmDev 13º Salário Integral
Outra situação que pode ocasionar erro de envio da S-1200 é no fechamento do 13º integral, quando gera uma ficha financeira vazia para Diretores\Autônomos\Terceiros, ocasionando uma tag vazia dentro do XML. Para correção deste erro:
1. Selecionar o período de cálculo do 13º em F7;
2. Acessar Utilitários\ Ficha Financeira (Digitação);
3. Informar o código do Diretor\Autônomo\Terceiro;
4. Excluir ficha financeira gerada de forma indevida;
Após realizar o ajuste, reagendar a transação S-1200 e aguardar processamento.
Importante: Se após as verificações o erro persistir, verificar se o layout de envio da S-2300 é igual ao layout de envio da S-1200. Se divergentes, acionar o suporte para intervenção via nSQL.,