Última modificação em: 25/10/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
A categoria informada deve ser relativa a Segurado Empregado. Ação Sugerida: Para aceitação do evento devem ser observadas as seguintes regras de compatibilidade entre a categoria de trabalhador e o evento utilizado: O evento S-2200 (Admissão de Trabalhador) só será aceito para as categorias de trabalhadores igual a [101, 102, 103, 104, 105, 106, 111, 301, 302, 303, 306, 307, 309]. O evento S-2300 (Trabalhador Sem vínculo - Início) somente é aceito para as categorias de trabalhadores igual a [201, 202, 305, 308, 401, 410, 701, 711, 712, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 741, 751, 761, 771, 781, 901, 902, 903, 904, 905] |
Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, é possível localizar na posição superior lado direito, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência no cadastro.
Acessar o Menu: Funcionários \ Cadastros \ Contrato de Empregados e verificar se o campo ‘Categoria eSocial’ se está em desacordo com o tipo de contrato informado.
Verificar também o Menu: Cadastros \ Cálculo \ Tipo de Contrato, se o código de categoria do eSocial e a opção do campo ‘Vínculo’ estão corretos.
Exemplo: se o tipo de contrato estiver cadastrado com a categoria 101 – Empregado Geral e o campo ‘Vínculo’ com a opção ‘Sem vínculo’ vai retornar o erro acima.
Caso realmente esteja em desacordo, ajustar o campo, salvar e reagendar a transação.