Última modificação em: 03/11/2023
Neste tópico será listado o Código de Ocorrência 980 nos eventos de Tabelas (S-1000, S-1005, S-1010, S-1020 e S-1070) que retornam nos status Rejeitada na área de trabalho do eSocial.
A data não poderá ser menor que 01/01/1900 nem maior que a data de hoje. |
Causa:
Essa mensagem é gerada quando a “Data de Início de Validade” da inclusão/alteração é superior à data do dia do envio da transação.
Solução 1:
1- Primeiramente é necessário conferir se a data de alteração informada no histórico da alteração está realmente correta, por exemplo:
- Se for uma transação S-1000, conferir a Data de Alteração informada no menu Área de Trabalho eSocial, opção Configurações > Configurações Iniciais (Opção eSocial);
- Se for uma transação S-1005 e/ou S-1020, conferir a Data de Alteração informada no menu Configurações > Configurador Inteligente, aba GPS ou Lotação;
- Se for uma transação S-1070, conferir a Data de Alteração informada no menu Área de Trabalho eSocial, opção Configurações > Processos Judiciais/Administrativos.
2- Se realmente a data está correta e é uma data futura, é necessário manter as transações no Status Rejeitada e aguardar a data se concretizar para reagendar a transação novamente e acompanhar a validação/processamento do evento.
Solução 2:
1 - Se as datas dos históricos foram digitadas incorretamente, é possível dar manutenção na “Data de Início de Validade” diretamente nas transações geradas. Para isso, é necessário selecionar as transações e clicar na ação “Alterar Operação/Validade da Transação” (somente aplicável a eventos de tabela S-1000, S-1005, S-1010, S-1020, S-1070).
Ao abrir a tela para manutenção da operação/validade de transação, informar os campo:
Operação: selecionar a opção “Inclusão”
Data Início Validade: preencher com uma data atual.
Após preencher os dados acima, clicar no ícone processar , com isso será gerada a transação no status em andamento, onde deve ser acompanhado o processamento da transação.