Última modificação em: 01/11/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nas situações Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
A transação S-2206 retornará com situação Pendente ou Rejeitada com o erro a seguir, as quais veremos algumas das formas de resolução neste manual.
Esse erro ocorre na validação do evento S-2206 (Alteração de Contrato de Trabalho) quando a data de alteração do evento está sendo enviado antes da data de admissão do empregado.
Acessar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações do sistema', verificar a data de alteração do evento que está sendo enviado, se é uma data anterior a de admissão do trabalhador.
Para verificar a data de admissão do trabalhador, acessa o Menu: Funcionários/Cadastros/Contrato do empregado, ou pelo ícone de atalho.
Neste caso verificar se essa transação S-2206 é devida o envio, sendo devida verificar de qual alteração é essa transação, por exemplo, de uma alteração de salário.
Neste caso acessar o Menu: Funcionário/Históricos/Salário/Salário procurar por essa alteração salarial com data errada, e ajustar para a data correta. Após reagendar a transação rejeitada.
Caso esse envio seja indevido e a alteração salarial foi cadastrada indevidamente, pode fazer a exclusão pelo ícone . E após excluir também a transação rejeitada na área de trabalho do eSocial.