Última modificação em: 08/11/2023
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Causa:
O erro ocorre quando é enviado uma retificação de evento, porém o número de recibo para retificação não é gerado.
Geralmente essa situação ocorre, quando o evento a ser excluído ou alterado não foi enviado pelo sistema Questor, normalmente empresa que vieram de portabilidade e os eventos foram enviados por outro sistema.
Solução:
1. Acesse o Site do portal do eSocial, localize o evento que realizou a retificação e copie o número de recibo.
2. Com esses dados em mãos acesse o sistema na área do eSocial e vincule o número do recibo no evento rejeitado para que ele passe para o status de processadas, conforme imagem abaixo;
3. Localize o evento que enviou para o status “processadas” e gere uma retificação do mesmo para que o sistema reconheça o número de recibo correto e gere as informações no XML para enviar ao portal eSocial;
4. Efetue o reagendamento do evento e acompanhe o processamento.
Portabilidade
1. Se tratando de transação de admissão (S-2200, S-2300) o número do recibo pode ser informado na Rotina de Portabilidade na área de trabalho do eSocial em Facilitadores > portabilidade – Transferência de escritório > Cadastro S-2200 e S-2300 sistema anterior.
(manual de portabilidade: https://docs.questor.com.br/docs/esocial/portabilidadenova)
2. Nesta tela, informar o número do recibo no campo ‘Recibo’ que se encontra no portar para a admissão de cada trabalhador já enviado pelo outro sistema.
3. Após ir na opção Facilitadores > portabilidade – Transferência de escritório > Gerar/Atualizar S-2200 e S-2300 sistema anterior, marcar o campo eventos e processar para atualizar as transações com o número dos recibos informados.
4. Após a atualização pode estar retornando na área de trabalho do eSocial, em Processados, buscar essa transação S-2200 ou S2300 processada do trabalhador e gerar a retificação que precisa.
Desta forma, a retificação dessas transações de admissão S-2200 ou S-2300 o erro mencionado nesse manual não irá ocorrer, pois será gerado no XML o número do recibo que se encontra no portal eSocial.