Última modificação em: 21/08/2023
Evento em Comunicação - Certificado Expirado
O certificado digital é utilizado para realizar a transmissão das transações geradas pelo Questor para o ambiente do eSocial. Para que a transmissão seja efetuada é necessário que o certificado digital utilizado esteja dentro do prazo de validade, seja o próprio certificado digital da empresa, caso ela não utilize procuração, ou o certificado digital da pessoa física ou jurídica outorgada em caso de envio por procuração.
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Ocorreu um erro ao enviar o lote para o ambiente do eSocial. Erro: Certificado digital Expirado. Empresa XXX |
Este erro ocorre devido o certificado digital estar VENCIDO, EXPIRADO, não possuindo permissão para assinar os documentos para serem enviados para o ambiente do eSocial.
Solução: Para verificar qual certificado está sendo utilizado pelo Questor, as empresas que utilizam o certificado digital próprio devem acessar a Seta do Ícone do eSocial\Configurações\Configurações Iniciais (Opção eSocial). Nesta tela, verificar na parte Certificado Digital as informações do certificado digital utilizado.
Importante: Excluir o certificado Vencido.
As empresas que utilizam procuração/outorga para realizar as transmissões dos eventos para o portal do eSocial, devem conferir o certificado digital utilizado no módulo Gerenciado de Empresas, em Cadastros\Certificado Outorga.
As empresas que utilizam procuração/outorga para realizar as transmissões dos eventos para o portal do eSocial, também devem conferir a informações da procuração cadastrada no módulo Gerenciado de Empresas, em Cadastro\Empresas, acessar a aba Acompanhamento Empresa/Estabelecimento, e na sequência a aba Outorga.
Nesta tela, verificar o certificado selecionado para outorga, as datas de início e fim da vigência e os grupos de outorga.
Importante: A data de início da vigência deve ser a mesma informada nas Configurações Iniciais (Opção eSocial) do módulo Folha de Pagamento.
Correção:
Identificando que o certificado digital utilizado está vencido, realizar a instalação, a configuração e o registro do novo certificado digital conforme os manuais:
https://docs.questor.com.br/docs/esocial/instalando-um-certificado
https://docs.questor.com.br/docs/esocial/configurando-um-certificado
https://docs.questor.com.br/docs/esocial/registrando-um-certificado
Após a instalação do novo certificado digital, realizar a substituição do certificado antigo pelo novo nos cadastros conferidos anteriormente, conforme o caso.
Após realizar a substituição do certificado digital no Questor, fazer logoff do sistema e acessar novamente. Em seguida, reagendar as transações rejeitadas.