Última modificação em: 24/08/2023

Cadastro de Usuários

CADASTRO / CONFIGURAÇÃO USUÁRIOS

A funcionalidade da configuração do usuário tem como objetivo habilitar/desabilitar funcionalidades específicas para cada usuário, facilitando o dia a dia do gestor, sendo que essa configuração pode ser feita através de grupos. Ex: Faturamento, Financeiro, Estoque, etc.

Para utilizar a ferramenta, primeiro é necessário fazer as configurações iniciais para o cadastro do usuário.

Acessando o menu: Gerenciador de Empresa > Cadastro de Usuários > Usuários

Informe a Nome Completo do usuário que deseja configurar;

Nome de Login que deseja utilizar, para o acesso ao sistema;

Senha para login do usuário;

Repetir Senha confirmação da senha para login do usuário;

E-mail – informar o e-mail para que ao acessar o menu ajuda, seja vinculado este e-mail para encaminhamento dos atendimentos;

Nome da Conta de E-mail conforme configurado na tela de configuração de e-mail:

Senha E-mail – senha do e-mail;

Configuração de E-mail – informar a configuração de e-mail conforme tela de configuração de e-mail;

Ativo – define se este cadastro de usuário está ativo ou não;

Usuário Administrador – define se este usuário é o usuário administrador no qual possui algumas configurações específicas;

O próximo passo é configurar as permissões por módulo para cada usuário. Na mesma tela de cadastro de usuário, tem a opção de configuração dos módulos no qual o usuário administrador tem acesso para habilitar ou desabilitar os mesmos.

Feito as configurações nesta primeira tela de configuração, acesse o segundo menu de módulos para especificar as configurações por módulo que fica situado na barra superior da tela.

Para selecionar os campos que deseja marcar na permissão dos usuários, deve-se abrir modulo por módulo para carregar as opções conforme exemplo:


Para selecionar os campos que deseja marcar na permissão dos usuários, deve-se abrir modulo por módulo para carregar as opções conforme exemplo
:

Para serem validadas as configurações de Pedidos e orçamentos, precisa ser liberado para cada usuário:

  • Status – para os pedidos

  • Departamentos Permitidos – para a agenda de compromisso

  • Situações Permitidas – para as Ordens de Serviço

  • Permissões – para informar a quantidade nas Ordens de compras

  • Tipos de Eventos

Configurações de permissões

Para configuração de cadastro do grupo de usuário deve-se seguir o mesmo modelo do cadastro do usuário.

Acessando o menu: Gerenciador de Empresa > Cadastro de Usuários > Grupos de usuários


O gestor também pode definir as permissões de cada usuário através do cadastro de grupo de usuários (ex: Administrativo, vendas, financeiro). Essa opção permite cadastrar um grupo com permissões específicas e vincular a vários usuários.

Acesso às configurações de grupos de usuário


Os campos da tela no cadastro de grupo de usuários, são idênticos aos módulos de configuração de usuário sem grupo. Deve-se abrir modulo por módulo para carregar as opções conforme exemplo
:

Acesso às configurações de grupos de usuário

Para finalizar o usuário tem a opção de cadastrar telas de atalho para facilitar o dia a dia. Acessando o menu Gerenciador de Empresa > Cadastro de Usuário > Usuário.

Selecione o ícone de visualização de campos e configure as teclas conforme desejar, de acordo com o exemplo abaixo:

Acesso às configurações de grupos de usuário

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025