Última modificação em: 29/09/2023
NATUREZA DO ESTOQUE
A natureza de estoque é utilizada para gerenciamento das operações fiscais da empresa, são separadas por empresas, ou seja, não podem ser compartilhadas pela filial. Para cadastrar uma nova natureza ou até mesmo alterar uma já existente o acesso deve ser pelo menu: Contabilidade > Natureza do Estoque
Campos iniciais
O Código é informado automaticamente ao salvar uma nova natureza.
Informe a Empresa para qual deseja configurar a natureza.
Natureza do estoque é a nomenclatura(Descrição).
Sit. Tributaria – Informar a CST (código de situação tributaria).
Operação – Informar se a operação é uma Entrada ou Saída.
Ativo – Define se a natureza está ativa ou não.
Opções
Extensão Contábil a Prazo – Informar o código da extensão contábil para movimentações a prazo.
Extensão Contábil a Vista—Informar o código da extensão contábil para movimentações a vista.
CFOP Serviço – Informar a CFOP que será utilizada quando tiver movimentações de notas fiscais de serviço.
CFOP ECF – Informar a CFOP que será utilizada quando tiver movimentações diretamente no Cupom Fiscal.
Natureza de Devolução – Informar o código para operações de devolução automaticamente ao utilizar o tipo de natureza acima cadastrado.
As demais informações são peculiaridades de cada empresa, sendo de extrema importância sanar as dúvidas de preenchimento com a contabilidade:
Sit. Tributaria ISS; Modalidade Base de Cálculo ICMS; Modalidade Base de Cálculo ICMS ST; Modalidade Base de Cálculo INSS; Tributação ISSQN NFS-e; Exigibilidade Suspensa – Gerar Base ISS; Indicador de Exigibilidade do ISS NF-e Conjugada; Indicador de Incentivo Fiscal – ISS Conjugada.
Simples Faturamento Entrega Futura - Utilizar esta opção somente quando a nota for de entrega futura, no qual quando habilitado esta opção a nota de venda é vinculada a nota de entrega.
Próximo passo que deve ser configurado é informar os principais tributos a serem destacados na natureza. Lembrando que os campos que estão em NEGRITO são obrigatórios.
IPI/PIS/COFINS
CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) para contribuintes e não contribuintes.
Gerar ICMS – Sim/Não – para operações de vendas.
IPI/PIS/COFINS – configurações para Entradas e Saídas
ICMS
ICMS ST
As informações acima de ICMS e ICMS-ST são para configurações específicas, sendo que o usuário deve ficar atento as opções de Regras. Caso tiver alguma regra de Base e Valor de imposto, o sistema desconsiderará alíquotas informadas no detalhamento de item.
PIS
COFINS
IPI
As informações acima de PIS, COFINS e IPI. A mesma configuração sobre regras do ICMS e ICMS ST vale também pra PIS, COFINS e IPI. Caso tiver alguma regra de Base e Valor de imposto, o sistema desconsiderará alíquotas informadas no detalhamento de item.
Outras Configurações
Em Outras Configurações – O usuário deve-se atentar para as configurações de: Movimentação de Estoque (se essa natureza deve ou não movimentar estoque) – Custo médio – Faturamento – Exibir em relatórios Fiscais e Faturamento – Desabilita cálculo de Impostos – Atualiza data da última Compra.
Importante
Os demais campos também são importantes, e deve ser analisado a finalidade dessa natureza e avaliar qual a necessidade de configuração dos campos.
As opções disponíveis no exemplo abaixo definem as seguintes configurações:
Zerar base de Cálculo e Valor do ICMS – ICMS ST: Sim/Não.
Opções de Integração Fiscal: Configurações para validar a natureza quando feito integração fiscal utilizando a mesma;
Alíquotas Tributos Lei da Transparência: Define as alíquotas/forma de cálculo própria para Nota Fiscal, Cupom Fiscal e Notas de Importação.
Importante
Lembrando que nem todas as configurações citadas acima são de preenchimento obrigatório, apenas o que está em Negrito é de preenchimento obrigatório, porém deve-se atentar às demais configurações, pois dependendo da finalidade dessa natureza pode impactar no lançamento.(Faturamento). Sendo de extrema importância sanar as dúvidas de preenchimento com a contabilidade.